Home Planejar ViagemDicas de viagem Viagem para a Europa e Covid-19: O que mudou?

Viagem para a Europa e Covid-19: O que mudou?

by Suellen Kyl
Atualizado em 23 junho 2022 por Suellen Kyl

A pandemia mudou nosso estilo de vida, nossas preferências, nossa forma de interagir com as outras pessoas. E o turismo não ficou fora dessa lista. Um dos segmentos que foram mais impactados pela pandemia de covid-19 foi o turismo e mesmo com a abertura gradativa dos países, nem tudo voltou como era antigamente. O que mudou em uma viagem para a Europa e Covid-19?

Para maiores informações, não deixe de conferir o nosso canal no YouTube e acompanhar o nosso Instagram. Além de postagens diárias, muitas dicas e informações são postadas diariamente no stories. Já está nos seguindo?

viagem para a europa e covid-19

Faça agora mesmo a sua cotação com a Wise, uma empresa que oferece um serviço rápido e seguro com as menores taxas e as melhores cotações de câmbio.

>> Faça agora mesmo a sua cotação <<

Viagem para a Europa e Covid-19

Mesmo que você esteja com tudo certinho, sempre vai ter aquele medo a mais de ser barrado na entrada. E isso porque cada país da Europa tem as suas próprias regras em relação às vacinas que são aceitas, à quarentena, à necessidade de apresentar um teste negativo, à origem do viajante e muitas vezes as informações são bem confusas ou contraditórias.

Você acaba se perguntando “será que eu li direito? Será que trouxe tudo o que deveria?”. O estresse já começa logo na chegada no aeroporto com todo aquele controle, entra em fila, sai de fila…

Apesar do passe sanitário ser um documento comum aceito na União Européia e outros países da Europa, não existe um consenso entre os países em relação a entrada de turistas. Cada país acaba estabelecendo as suas próprias regras que podem mudar rapidamente conforme o número de contaminações vai aumentando.

Viajar na pandemia se tornou incerto e muitas vezes, estressante. Veja como obter o passe sanitário na França.

O uso da máscara

Uma das coisas que mudaram nas paisagens é o rosto dos turistas. Além de estar presente no cotidiano, a máscara virou objeto essencial também nas viagens . Já estamos acostumados a carregar uma máscara para todo lado mas, vira e mexe na correria você acaba esquecendo de levar.

Durante a viagem fica aquela ginástica: tira máscara para a foto, põe máscara de volta, tira de novo. Às vezes você abaixa a máscara no queixo e esquece de tirar completamente. Quando vê, já tirou foto com a máscara no queixo e até já foi embora do lugar.

Quem tem crianças pequenas sofre na hora de ter aquela conversa mais séria olho no olho porque você perde boa parte da credibilidade, expressão facial. E também porque os pequenos gostam de puxar a máscara e ela acaba arrebentando justo quando não deveria (tenho boas histórias sobre isso).

É bom ficar atento também sobre as recomendações a respeito do uso da máscara. Saiba que mesmo dentro de um mesmo país as recomendações podem ser diferentes (obrigatoriedade ou não do uso da máscara). Assim como a idade mínima a partir da qual o seu uso é obrigatório. Fique atento pois a multa pode ser cara!

Em viagens internacionais, leve sempre máscara descartável pois os voos não aceitam o uso de máscaras de tecido. Veja aqui outras recomendações para viajar de avião durante a pandemia com segurança.

Faça o seu seguro viagem e garanta a sua segurança

Tenha uma viagem tranquila adquirindo um Seguro Viagem. Além de ser uma segurança e conforto para você, ele também é obrigatório para entrar e viajar para a Europa e diversos países.

Faça uma cotação gratuita com a Seguros Promo e tenha desconto de até 20% com o cupom TURISTA através deste link. Aproveite!

Saiba quais são as vantagens em adquirir o seu Seguro Viagem com a Seguros Promo:

  • Pagamento com Pix, boleto e cartão de crédito em até 12 vezes;
  • Possibilidade de comparar diversos seguros e escolher o que melhor se adapta às suas necessidades;
  • Profissionais qualificados para atender dúvidas durante a sua compra por e-mail, chat e whatsapp;
  • Garantia de comprar em um site seguro.

>> Faça agora mesmo a sua cotação <<

Nem tudo está funcionando como de costume

Um outro ponto que mudou bastante com o Covid-19 é que nem todos os pontos turísticos e atrações estão inteiramente abertos. Algumas estão abertas com restrições, outras fechadas temporariamente até a circulação ativa do vírus diminuir e outras estão fechadas sem previsão de abertura.

Por isso é muito importante criar o seu roteiro de viagem antes mesmo de comprar as passagens e planejar a sua viagem. Isso não evita que futuramente, no dia da viagem, o lugar que você gostaria de ir está fechado mas ao menos vai evitar que você escolha um lugar que está fechado sem previsão de abertura.

Existe também a possibilidade de que certos pontos turísticos tenham uma capacidade limitada de visitantes ao dia. Ou que você deva respeitar um horário específico para entrar e sair. Pode parecer um pouco chato, mas pense que é melhor que haja limites mas que seja possível conhecer e visitar, do que simplesmente não poder entrar. Seja pontual!

Flexibilidade na hora de viajar

Viajar na pandemia exige algo que é um pouco difícil para certas pessoas, que é a capacidade de se adaptar. Você tem que sair de viagem sem ter aquele roteiro fixo milimetricamente planejado porque pode ser que você precise fazer alguns ajustes.

Pode ser que você não consiga visitar tudo o que gostaria de visitar, pode ser que você tenha que optar por visitar outro lugar que não estava no topo da sua lista. E até dependendo da situação, pode ser que vpcê tenha que adiar a viagem para outra data.

Na minha viagem para Portugal tivemos que adaptar várias vezes o roteiro ou se contentar em tirar foto em frente ao ponto turístico e pronto. Claro que é impossível não ficar um pouco desapontado, mas não deixe que isso prejudique a sua viagem. Viajar é sempre bom, aproveite a sua viagem ao máximo.

Orçamento mais apertado

Uma mudança que acabou ocorrendo foi no orçamento das viagens. Viajar na pandemia sem antes definir um roteiro, é a receita para uma viagem estressante e mal aproveitada. Antes era possível fazer bastante improvisação, só sair de viagem com o slogan “chegando lá a gente vê”. Pois bem, as coisas mudaram e é provável que deixando para a última hora, você não consiga é ver nada.

Como falado anteriormente, certos bilhetes para entrada em museus, atrações turísticas bastante visitadas, são vendidos unicamente pela internet e tem uma limitação no número de visitantes ao dia. Então se você desejar visitar algo muito popular, é possível que tenha que reservar os bilhetes bem antes do que deveria reservar de costume. Ou se você costumava comprar todos os bilhetes no local, agora deve adiantar o orçamento da viagem para comprar com antecedência.

Nós recomendamos a reservação com a GetYourGuide, nosso parceiro que garante o cancelamento grátis em até 24h da início da sua atividade. E quem viaja com o orçamento apertado, isso faz muita diferença. Saiba como poupar em passagens aéreas e conheça dicas para juntar dinheiro para viajar.

Agora que você está atento a esses detalhes de uma viagem para a Europa e Covid-19, não deixe de se inscrever no nosso canal no YouTube para mais dicas fresquinhas direto da Europa.

Prepare a sua viagem

Você também pode se interessar...

Deixe um Comentário 🙂