Como juntar dinheiro para viajar mais
Home Planejar ViagemDicas de viagem 10 dicas de como juntar dinheiro para viajar

10 dicas de como juntar dinheiro para viajar

by Drieli
Atualizado em 23 agosto 2022 por Suellen Kyl

Viajar custa caro e juntar dinheiro para viajar não é tarefa fácil. Além de depender da sua vontade, para conseguir poupar dinheiro é preciso estudo e organização. Dessa forma, você vai conseguir garantir uma qualidade de vida mesmo gastando menos.

Para maiores informações, não deixe de conferir o nosso canal no YouTube e acompanhar o nosso Instagram. Além de postagens diárias, muitas dicas e informações são postadas diariamente no stories. Já está nos seguindo?

Juntar dinheiro para viajar: é possível?

Costumamos dizer que tudo é possível, não é mesmo? Então sim, é possível juntar dinheiro para viajar. E para ajudá-lo nessa missão nós separamos 10 dicas essenciais que você deve ter em mente para começar a poupar dinheiro agora mesmo.

Como juntar dinheiro para viajar mais
Foto: Pexels por Karolina Grabowska

Faça agora mesmo a sua cotação com a Wise, uma empresa que oferece um serviço rápido e seguro com as menores taxas e as melhores cotações de câmbio.

>> Faça agora mesmo a sua cotação <<

1. Crie uma planilha para os gastos e ganhos

Juntar dinheiro não é fácil e precisa de bastante disciplina. Quando receber seu salário não comece gastando tudo de uma vez. A primeira coisa a fazer é descontar o valor que você se comprometeu a poupar no mês.

Faça isso como se você tivesse uma dívida que é descontada automaticamente do seu salário. É claro que você não vai tirar 50% do que ganha e depois passar fome nos últimos dias do mês! Você deve fazer um planejamento de acordo com a sua capacidade de poupar.

Comece a colocar tudo na ponta do lápis. Com isso você vai perceber onde o dinheiro vai e se cada gasto é realmente necessário. Isso pode fazer com que você tome maior consciência dos seus gastos e onde você poderia cortar despesas para investir em uma viagem, por exemplo.

Uma boa dica é fazer uma transferência automática de dinheiro da sua conta corrente para a conta poupança.

2. Faça planos de quanto precisará na viagem

Planejamento é essencial. Comece com o roteiro de quais países/cidades você quer visitar, preço das passagens, transporte entre as cidades, acomodação, alimentação, seguro viagem e outros gastos (táxi, entrada de atrações turísticas, baladas, presentes, souvenirs, etc…).

Considere valores arredondados mas não fuja da realidade! Você consegue encontrar essas informações na internet. Planeje, pesquise e defina os números. Visualizar o valor que você deve poupar é imprescindível.

3. Estabeleça um período de tempo

Em quanto tempo você consegue juntar o montante estipulado? 6 meses? 1 ano? Comprometa-se e defenda essa meta com toda a sua honra. É mais fácil cumprir uma meta quando temos um objetivo claro e com um limite de tempo.

4. Resista a compras desnecessárias

Faça-se sempre a perguntinha mágica: “Eu preciso mesmo comprar isso”? Geralmente a resposta vai ser não. Mas caso a resposta seja sim, existem meios de reduzir o gasto com compras necessárias.

Uma dessas formas é comprando coisas de segunda mão. Existem diversos sites e apps que promovem a venda de artigos usados e você pode fazer um ótimo negócio comprando algo praticamente novo por menos da metade do preço original.

Outra forma de economizar nas compras é colocar a mão na massa e consertar coisas quebras ao invés de comprar coisas novas. Você pode até se surpreender com o resultado.

Faça o seu seguro viagem e garanta a sua segurança

Tenha uma viagem tranquila adquirindo um Seguro Viagem. Além de ser uma segurança e conforto para você, ele também é obrigatório para entrar e viajar para a Europa e diversos países.

Faça uma cotação gratuita com a Seguros Promo e tenha desconto de até 20% com o cupom TURISTA através deste link. Aproveite!

Saiba quais são as vantagens em adquirir o seu Seguro Viagem com a Seguros Promo:

  • Pagamento com Pix, boleto e cartão de crédito em até 12 vezes;
  • Possibilidade de comparar diversos seguros e escolher o que melhor se adapta às suas necessidades;
  • Profissionais qualificados para atender dúvidas durante a sua compra por e-mail, chat e whatsapp;
  • Garantia de comprar em um site seguro.

>> Faça agora mesmo a sua cotação <<

 

5. Evite comprar parcelado e com juros

Comprar a última versão do iphone da apple ou viajar pelo mundo, eis a questão. Eu prefiro acreditar que se você leu até aqui quer dizer que você prefere viajar, ou seja, você é um dos meus *high five*.

Supondo que se você pretende poupar você não é rico (mesmo que ser rico não significa deixar de poupar, jamais). Você já viu rico comprar coisa parcelada? Não. Porque ele tem o dinheiro, oras. Mas a diferença é que nós (confesso que não sou rica ;_;) não temos o valor total agora mas podemos ter no futuro. Poupando e pagando a vista não pagaremos o dobro ou triplo do valor que os juros adicionam.

6. Cozinhe em casa

Quantas vezes você come fora durante o mês? Quanto você gasta? Para juntar dinheiro para viajar, fazer o controle de gastos é muito importante. Compare quanto você poupará durante um mês levando almoço e lanche de casa para o trabalho/escola/universidade e veja o resultado.

Se você não saber por onde começar, comece fazendo um menu para a semana. Existem formas de cozinhar para a semana toda e que facilitam a vida durante os dias de semana.

7. Evite gastos desnecessários

Faça exercícios físicos ao ar livre (correr, andar de bicicleta) ao invés de pagar uma academia. Corte o cabelo em escolas de cabeleireiros. Leia livros e revistas da biblioteca. Compre items usados, venda os que você não usa. Coma bem, faça exercícios e evite ficar doente!

Outro ponto a ser pensado são os gastos com lazer. Pense em convidar amigos para jantar e passar uma noite agradável ao invés de gastar em bares e boates. Claro que é preciso dosar e sair para se divertir de vez em quando. Sair mais ou viajar mais? Eis a questão.

8. Gaste menos nas suas compras

Faça uma lista de compras antes de ir ao supermercado. Faça pesquisa de mercado antes de comprar algo que você precisa. Compre produtos genéricos e assim você vai gastar menos e juntar dinheiro para viajar.

9. Esteja ciente dos imprevistos

Caso aconteça algo que te obrigue a usar todo ou parte do dinheiro já poupado, recomece. Nunca desista dos seus sonhos! Como já dizia Raul Seixas, tente outra vez.

10. De grão em grão a galinha enche o papo

Mesmo que pareça difícil no começo, juntar dinheiro leva tempo, mas com disciplina e vontade o resultado esperado é garantido! Keep calm and travel the world 🙂

Inspire-se com quem entende do assunto:

juntar dinheiro para viajar pelo mundo

Alguma dúvida? Deixe um comentário 🙂 

Prepare a sua viagem

Você também pode se interessar...

3 comentários

Paty 15 de outubro de 2014 - 22:48

Estou nessa de tentar juntar dinheiro para viajar, a parte que está sendo mais difícil e evitar as saídas para comer fora, mesmo eu não saindo por conta própria, sempre tem um encontro com amigos, aniversários em restaurante que acabo não tendo como negar

Reply
Mateus Silva 2 de julho de 2019 - 0:36

Muito bacana o seu artigo. Super completo e detalhado. Vou continuar acompanhando o blog.. Parabéns!

Reply
Drieli Luz 7 de agosto de 2019 - 16:47

Obrigada Mateus, volte sempre 🙂

Reply

Deixe um Comentário 🙂