Troca da CNH brasileira pela francesa

Troca da carteira de motorista brasileira na França

by Drieli Luz

Trocar a carteira de motorista brasileira pela francesa é realmente uma troca, quer dizer que você deverá enviar a sua CNH original (e todos demais documentos) para realizar esse processo é preciso seguir alguns critérios.

O principal é que você pode fazer o pedido apenas no primeiro ano do titre de séjour ou visto de longa duração (exemplo: primeiro ano do visto vie privée familiale, trabalho, etc). Ou seja, não é possível fazer o pedido tendo o visto de estudante ou depois do prazo de 1 ano do novo visto.

Passo-a-passo para trocar a CNH brasileira pela francesa

Siga esse passo-a-passo com os documentos necessários para realizar o pedido de troca na prefeitura de polícia da sua cidade ou região. Como eu fiz em Paris, esse procedimento foi o que eu segui, se você mora em outra cidade é possível que os documentos necessários variem.

1. Carteira de motorista brasileira dentro da validade

O primeiro passo é ter uma CNH brasileira válida que você tenha adquirido antes de chegar na França. Em seguida, pedir ao DETRAN do estado onde você tirou a CNH no Brasil uma certidão de habilitação (ela deve ser recente, ter menos de 3 meses).

2. Lista de documentos a enviar

  • Foto
  • Cópia do seu passaporte
  • Cópia do seu titre de séjour
  • Cópia da sua CNH
  • Tradução da CNH por um tradutor juramentado
  • Cópia de um justificativo de domicilio de menos de 6 meses
  • Cópia do certificado de atestação de direito a dirigir de menos de 3 meses. O nome desse documento depende de cada DETRAN. No DETRAN do meu estado, eu pedi uma certidão de habilitação a dirigir
  • Tradução do certificado de atestação de direito a dirigir (certidão de habilitação) por um tradutor juramentado

3. Envio dos documentos online

Quando eu realizei o pedido, o processo ainda era feito através do envio dos documentos por correio. Hoje em dia o processo é feito pela internet. Você deve acessar o site oficial para pedir a troca da CNH, crie sua conta e siga o processo no site.

4. Custo e duração do processo de troca

A troca da carteira de motorista é gratuita. Para referência, meu processo durou 2 anos e 1 mês! Para falar a verdade eu até já tinha perdido um pouco a esperança, mas eles me responderam 1 ano e 5 meses após o envio dos documentos da lista acima por correio. Então, não se desespere e tenha paciência, pois demora mesmo.

Como hoje em dia o processo é feito online pode ser que a situação tenha mudado e seja mais rápido.

Carteira de motorista francesa

Após receber a resposta da préfecture por correio, você terá que enviar os documentos originais que eles pedirem. Sim, você deverá enviar a sua carteira de motorista brasileira para ser literalmente trocada por uma francesa. Depois disso, dentro de uns 3 meses você receberá sua linda e rosa carteira de motorista francesa no seu endereço!

Você também pode se interessar...

Deixe um Comentário 🙂