Patrícia au pair na França
Home Morar no ExteriorDepoimentos Depoimento da Patrícia ex-au pair na França

Depoimento da Patrícia ex-au pair na França

by Patricia
[lmt-post-modified-info]

Estamos começando uma série de depoimentos sobre a experiência que cada brasileira (o) teve ou está tendo como au pair. Vamos colher depoimentos de meninas e meninos que estão espalhados pelo mundo e descobrir um pouco como tudo aconteceu e se essa experiência é válida ou não. Para começar, vou falar um pouco da minha experiência como ex-au pair na França.

Para maiores informações, não deixe de conferir o nosso canal no YouTube e acompanhar o nosso Instagram. Além de postagens diárias, muitas dicas e informações são postadas diariamente no stories. Já está nos seguindo?

Patrícia au pair na França

Foto; Guia do Estrangeiro

 

Faça agora mesmo a sua cotação com a Wise, uma empresa que oferece um serviço rápido e seguro com as menores taxas e as melhores cotações de câmbio.

>> Faça agora mesmo a sua cotação <<

 

Quem sou eu e meu processo como au pair na França

Eu me chamo Patricia Alves, sou nordestina de Recife e vim como au pair na França em setembro de 2012, para a região de Paris. Foi um intercâmbio muito planejado e muito desejado. Pensei em cada detalhe e calculei o tempo exato que iria vir, pois como ainda estava cursando minha graduação em administração de empresas, queria terminar antes de começar a vida em outro país. Foi isso o que aconteceu: planejei durante uns dois anos, procurei todas as informações possíveis, como fazer o processo, pagar ou não uma agência, quanto tempo antes da viagem deveria achar uma família e etc.

Minha experiência como ex-au pair na França

Achei uma família por conta própria no site Au pair world, fiz todo o processo e cheguei em setembro de 2012. Vim parar em uma família francesa super simpática, de um casal com uma menina de 9 anos e um menino de 13 anos. Fui muito bem recebida e fiquei com eles por 10 meses, de setembro de 2012 a junho de 2013. Morei em uma cidade chamada Colombes, que fica bem próximo de Paris, e fazia meu curso em Paris. Apesar da família ser super simpática, não consegui me adaptar, pois morar com estranhos sem dominar ainda o idioma foi o que mais pesou.

Quando terminou meu tempo com eles, fui passar o verão com outra família e em setembro de 2013 fui para a segunda família como au pair também. Eles moravam ainda mais perto de Paris, em Neuilly-sur-seine. Essa segunda experiência não foi nada tranquila, pois apesar de ser uma família franco-brésilienne (mãe brasileira e pai francês), tive vários problemas com a mãe e foi bem difícil.

Os meninos não eram fáceis! Eles tinham 2 anos e meio e 4 anos e apesar de adorá-los foi bem complicado, pois eu fazia muitos baby sittings aos finais de semana e quase não tinha tempo pra mim mesma. Acabei ficando com eles até o final do contrato e depois fui aceita em um curso na universidade. Então fui morar sozinha e trabalhar para uma família como baby sitter.

Patrícia au pair na Inglaterra

Foto: Guia do Estrangeiro

Pontos positivos do programa de intercâmbio au pair

Aprender um novo idioma, conhecer outras pessoas, outras culturas, fazer amigos, viajar, visitar lugares que eu nunca imaginei poder visitar, me tornar uma pessoa mais forte, me conhecer melhor e saber lidar com situações e pessoas difíceis.

Paris é uma cidade grande. Aproveitei o máximo que pude o meu primeiro ano, pois como não tinha certeza se continuaria ou não França, aproveitei para sair muito, visitar cidades próximas e ir para Londres, Amsterdam e Bruxelas. É importante morar em uma cidade grande, pois é mais fácil de fazer amigos e aproveitar o intercâmbio.

Pontos negativos em ser Au Pair

Vamos às dificuldades de ser au pair na França.

Morar em uma casa que não é sua é muito difícil, nunca consegui me sentir a vontade e era bem complicado ter que dar satisfação da minha vida. Também não curti crianças grandes, eles são super independentes e as vezes tinha a impressão que eles não precisavam de mim. Já com as crianças menores eu tinha muitooo trabalho e era praticamente a mãe dos meninos… Tem que ter um equilíbrio. 🙂

Mas faria tudo de novo! Foi uma experiência incrível, amo a França e ainda estou por aqui 😉

E você, quer contar um pouco da sua história pra gente? Você poderá ajudar várias outras pessoas. O que acha de mandar seu depoimento? Enviem suas histórias para o nosso e-mail (contact@guiadoestrangeiro.com) e não hesitem em nos contactar.

Prepare a sua viagem

  • Pesquise, ative alertas e adquira passagens aéreas pelo menor preço com a Skyscanner.
  • Reserve a sua hospedagem no Booking.com onde você encontra as melhores tarifas e cancelamento gratuito.
  • Procurando por um hostel barato e sem taxas para reservar? É na Hostelworld.
  • Adquira um seguro viagem e viaje tranquilamente. Pesquise pelo menor preço com a Seguros Promo e aproveite do nosso desconto de 5%.
  • Compre ingressos para museus, atrações turísticas e transfer com a Get Your Guide e Tiqets para evitar filas e ter mais conforto na sua viagem.
  • Alugue um carro para facilitar a sua viagem e conhecer novos lugares com a Rentcars
  • Compartilhe todos os momentos da sua viagem adquirindo um chip internacional de viagem com a Viaje conectado.
  • Passagens de trem, ônibus e avião com mais de 1000 parceiros para você programar a sua viagem em um só lugar com a Omio.
  • Esteja equipado com a nossa seleção de equipamentos para viagem.

Você também pode se interessar...

10 comentários

Marisa Ramos 26 de abril de 2018 - 20:04

Olá, Patricia!!

Sou Marisa, estou querendo fazer um intercambio na França, com o intuito de aprender o francês.

Gostaria de saber qual era o seu nível de francês? Eu sou nível básico e estou com medo de não conseguir me comunicar.

Abraço,
Fico no aguado da sua resposta.

Reply
Patricia Alves 28 de abril de 2018 - 10:27

Oi Marisa,
Tudo bem?
Eu não falava praticamente nada de Francês hahhaa. Eu tinha feiro um curso básico de francês no Brasil, mas não foi suficiente. Eu fui aprendendo na marra e no curso de francês. Comecei meu curso rápido e isso me ajudou muito. Não tenha medo! No começo vai ser difícil, mas vc vai aprender rápido.
Quando vc pretende vir?
Abraço

Reply
Amanda 2 de julho de 2018 - 10:42

Olá, Patrícia, estava pensando em ir como Au Pair e vi esse site da sua Pair Works, bom saber que você conseguiu uma família por lá. Então é seguro? Se tiver alguma dica!
Obrigada!

Reply
Suellen Kyl 12 de julho de 2018 - 21:26

Olá Amanda,
É seguro mas você tem que tomar cuidado. Existem pessoas que criam perfis falsos e tentam exigir dinheiro. Nunca faça nenhum tipo de transferência bancária para famílias que tentem pedir e pesquise o máximo que puder sobre eles.
Boa sorte

Reply
Patricia Alves 23 de novembro de 2018 - 11:16

Oi Amanda, tudo bem?
Desculpa pela demora… Eu consegui uma família no site Au pair world. é o melhor site na minha opinião.
Conheci a família, fizemos skype e em seguida fizemos o processo do visto. Minha dica é que você escolha muito bem a família e a cidade onde você vai morar. Não escolha cidades que não tem transporte publico de fácil acesso.
Um abraço 🙂

Reply
Lia 27 de novembro de 2018 - 17:13

Olá Patrícia, você comentou que estava na graduação, você foi no seu período de férias? Como funcionou a logistica de quanto tempo vc ficaria etc? E qual curso básico de frânces você fez?
Obrigada pela atenção!!

Reply
Patricia Alves 14 de dezembro de 2018 - 12:54

Oi Lia, tudo bem?

Eu terminei minha graduação antes de vir. Fiz um curso básico em uma escola de idiomas em Recife.
Eu te aconselho a fazer um curso antes de vir. A vida é difícil quando não falamos francês. Eu sofri no começo, mas comecei a estudar assim que eu cheguei.

Um abraço.

Reply
Paula Schaefer 11 de dezembro de 2018 - 13:10

Olá Patrícia
Tudo bem ?
Tenho uma pergunta, você tirou o visto aqui no Brasil ou você pode dar entrada estando na França?

Att, Paula Carolina

Reply
Patricia Alves 14 de dezembro de 2018 - 12:43

Oi Ana Paula,

Eu tirei meu visto no Brasil. A França não aceita o pedido de visto aqui. Tem fazer o pedido no Brasil antes de vir.
Um abraço.

Reply
Au pair na França: Entenda como receber para morar na França 18 de abril de 2024 - 0:25

[…] Uma jovem nordestina de Recife chamada Patricia Alves planejava e desejava muito fazer um au pair para a França, na região de Paris, cada detalhe foi calculado para esse intercâmbio. Durante 2 anos foi planejado e estudado como ela iria fazer isso acontecer, em qual agência iria, quanto tempo de viagem levaria, qual família se encaixaria melhor e etc. […]

Reply

Deixe um Comentário 🙂