Se viajar é uma aventura, viajar de avião com bebê é uma aventura radical. Dependendo da idade do bebê e da duração da viagem, viajar de avião com bebê pode ser um tanto estressante. Isso especialmente se você for viajar sozinho. Mas fique calmo e saiba que é possível fazer com que esse momento seja o menos estressante possível tanto para o seu bebê como para você. Veja também o relato de uma viagem longa de carro com bebê.
Para maiores informações, não deixe de conferir o nosso canal no YouTube e acompanhar o nosso Instagram. Além de postagens diárias, muitas dicas e informações são postadas diariamente no stories. Já está nos seguindo?
Faça agora mesmo a sua cotação com a Wise, uma empresa que oferece um serviço rápido e seguro com as menores taxas e as melhores cotações de câmbio.
Bebê pode viajar de avião com quantos meses?
A viagem de avião com bebê é segura quando o bebê completa 1 mês, assim que o seu sistema imunológico está mais desenvolvido. Porém, existem pessoas que viajam com bebês com apenas algumas semanas de vida. Nesse caso, é recomendável pedir uma recomendação médica que vai examinar e dizer se a viagem é recomendável.
As companhias aéreas tem sua reglementação específica para a idade mínima que um bebê pode pegar um avião. Elas podem variar entre 2 dias e 2 semanas de vida. Portanto, antes de planejar a sua viagem, verifique com a sua companhia aérea quais são os requerimentos para viajar de avião com bebê.
Até quando é considerado bebê?
Até os 11 meses e 29 dias para a maioria das companhias aéreas, um bebê é considerado como bebê de colo e não precisa pagar um assento. Sendo assim, o bebê viaja no colo do adulto durante todo o trajeto.
Quando o bebê é pequeno, é possível reservar um berço que acompla no avião no qual o bebê poderá dormir caso não haja turbulência. Na maior parte das companhias aéreas, o peso máximo que o bebê deve ter é de 10kg e não ter mais do que 70cm.
Entretanto, para reservar o berço no avião é necessário marcar o assento que possibilita a sua instalação. Os assentos são limitados e podem estar em áreas que exigem o pagamento de uma taxa suplementar. Confira com a companhia aérea.
Se o assento ao seu lado estiver vazio, você pode usar a BedBox da Jetkids. Essa malinha multifuncional vai transformar o assento do avião em uma caminha para o seu bebê.
Viajar sozinho de avião com bebê
É possível viajar sozinho com um bebê de qualquer idade. O bebê menor de 2 anos pode tanto viajar no seu colo como em uma cadeirinha acomplada ao banco. Para isto é necessário que a cadeirinha seja compatível para ser usada no avião e você deve comprar o assento para o bebê. Se você tiver sorte que o assento ao seu lado esteja vago, o bebê poderá viajar usando este assento gratuitamente.
Contudo, a forma mais prática de viajar sozinho de avião com bebê é usando o berço como mencionamos anteriormente. É a maneira mais segura para que o bebê possa dormir e você possa descansar, comer e ir ao banheiro tranquilamente.
Lembre-se de jamais deixar o bebê sozinho caso precise deixar o seu assento para caminhar um pouco ou ir ao banheiro. Chame sempre um comissário para que ele fique de olho no bebê enquanto você estiver longe.
Faça o seu seguro viagem e garanta a sua segurança
Tenha uma viagem tranquila adquirindo um Seguro Viagem. Além de ser uma segurança e conforto para você, ele também é obrigatório para entrar e viajar para a Europa e diversos países.
Faça uma cotação gratuita com a Seguros Promo e tenha desconto de até 20% com o cupom TURISTA através deste link. Aproveite!
Saiba quais são as vantagens em adquirir o seu Seguro Viagem com a Seguros Promo:
- Pagamento com Pix, boleto e cartão de crédito em até 12 vezes;
- Possibilidade de comparar diversos seguros e escolher o que melhor se adapta às suas necessidades;
- Profissionais qualificados para atender dúvidas durante a sua compra por e-mail, chat e whatsapp;
- Garantia de comprar em um site seguro.
O que levar durante a viagem
Para ter uma viagem de avião com bebê tranquila, é preciso levar tudo o que você usa geralmente no seu cotidiano e que o bebê está acostumado. Além de ter que se acostumar com um novo ambiente, é difícil querer que o bebê também se acostume com outras comidas ou objetos que ele não conhece.
Para a sua viagem de avião com bebê, não esqueça de levar:
- Utensílios como garfinhos, colheres, copos e mamadeiras que o bebê esteja acostumado a usar;
- Comidas que ele conheça, como sua papinha preferida, uma prato que seja fácil de comer no avião como macarrão;
- Frutas que sejam fáceis de serem ingeridas, como banana, tangerina, uvas (já cortadas);
- Algum outro petisco que o bebê goste de comer, como um biscoito para bebês ou bolinho;
- Brinquedos que não façam barulhom como brinquedos de madeira e livrinhos;
- Chupeta e cheirinho caso ele esteja acostumado a usar;
- Duas mudas de roupa confortáveis. Body e macacão é a combinação ideal;
- Uma muda de roupa para você. Nunca se sabe quando um acidente pode acontecer e você não quer ficar horas e horas de roupa suja;
- Um sling, lenço ou canguru;
- Um cobertorzinho;
- Kit higiene com várias fraldas (preveja o dobro do que normalmente o bebê usaria), lenços umidecidos e lenços para higienizar as mãos;
- Álcool em gel e lenços higienizadores com álcool para limpar superfícies;
- Se o seu bebê já usar eletrônicos: episódios do seu desenho favorito.
Quais documentos para viajar com bebê de avião
Para viajar dentro do Brasil, o bebê precisa da sua carteira de identidade ou certidão de nascimento. Para voos internacionais, é necessário o passaporte e em alguns casos um visto.
Se estiver viajando sozinho com o seu bebê, pode ser possível que alguns documentos sejam exigidos, como a certidão de nascimento ou qualquer outro documento que comprove a filiação. Em viagens internacionais, dependendo do país para o qual você vai viajar, é necessário uma autorização de viagem para entrar ou sair do território caso a criança esteja viajando sem um dos responsáveis. A Autorização também é necessária caso o bebê esteja acompanhado de outro adulto que não seja mãe ou pai.
Em caso de crianças que são filhos de brasileiros nascidos no exterior, a autorização de viagem para entrar e sair do Brasil só é exigida caso a criança também seja registrada como brasileira. Caso contrário, apenas o passaporte é necessário.
Minha experiência viajando sozinha de avião com bebê
Na minha primeira viagem de avião sozinha com bebê, meu filho tinha 3 meses. Foi uma das viagens mais tranquilas pois ele dormiu o voo todo praticamente. Sendo uma viagem internacional, ter o bercinho foi fundamental para que ambos pudessem fazer uma viagem mais tranquila.
Depois também fiz outras viagens internacionais quando ele tinha 10 meses, 15 meses e 21 meses. Quanto mais ele cresceu, mais complicado foi ficando. Por várias vezes tive a sorte de ter um assento vago ao meu lado e ele pode dormir.
Um dos segredos de uma viagem tranquila é prever o que você vai precisar durante o voo, para que fique naquela mochila que vai embaixo do assento à sua frente. Você pode ver o meu relato de viagem acessando os destaques nos stories do meu Instagram.
Prepare a sua viagem
- Pesquise, ative alertas e adquira passagens aéreas pelo menor preço com a Skyscanner.
- Reserve a sua hospedagem no Booking.com onde você encontra as melhores tarifas e cancelamento gratuito.
- Procurando por um hostel barato e sem taxas para reservar? É na Hostelworld.
- Adquira um seguro viagem e viaje tranquilamente. Pesquise pelo menor preço com a Seguros Promo e aproveite do nosso desconto de 5%.
- Compre ingressos para museus, atrações turísticas e transfer com a Get Your Guide e Tiqets para evitar filas e ter mais conforto na sua viagem.
- Alugue um carro para facilitar a sua viagem e conhecer novos lugares com a Rentcars.
- Compartilhe todos os momentos da sua viagem adquirindo um chip internacional de viagem com a Viaje conectado.
- Passagens de trem, ônibus e avião com mais de 1000 parceiros para você programar a sua viagem em um só lugar com a Omio.
- Esteja equipado com a nossa seleção de equipamentos para viagem.