Parque do retiro de Madri: motivos para visitar

by Suellen Kyl

Cartão postal da cidade, o parque do retiro é uma parada obrigatória para quem visitar Madri. Seja para passear, descansar à sombra ou fazer um piquenique, o parque do retiro é um local que deve ser visitado. Planeje a sua viagem conhecendo o calendário de feriados na Espanha.


Ao viajar para o exterior, não se esqueça de adquirir o seu Seguro Viagem. Faça a sua cotação com a Seguros Promo e obtenha nosso desconto exclusivo


 

História do Parque do Retiro

Quase 400 anos de história em 125 hectares e mais de 15mil árvores. Esse seria o resumo da história do parque do retiro. O parque teria sido construído pelo rei Filipe IV como uma área de lazer para a corte. Isso mesmo, a princípio essa área toda era desfrutada apenas pela realeza, com belos jardins concebidos por Cosme Lotti, um cenógrafo italiano. Apenas em 1868 quando se tornou propriedade municipal foi que o parque passou a ser aberto ao público.

Nos dias de hoje, o parque do retiro é um local convivial, onde diversas atividades para todas as idades são realizadas. Além de ser um espaço para passeios ao ar livre, exposições são constantemente feitas no palácio de cristal ou em outras áreas do parque.

Principais atrações do Parque do Retiro

Atrações não faltam para que for visitar o parque. Vamos conhecer algumas das mais conhecidas e procuradas por quem visita Madri.

O Palácio de cristal

O conhecido palácio de cristal é na verdade uma estufa construída para uma exposição e posteriormente para o cultivo de plantas exóticas. O local abriga atualmente exposições de artee encanta a todos com a sua arquitetura.

parque do retiro

Monumento a Afonso XII

O monumento ao rei Afonso XII foi construído próximo ao lago, dando um charme todo especial à paisagem. Nesse mesmo lago é possível alugar barcos para fazer um passeio pelo lago. Uma ótima dica de passeio romântico em Madri.

parque do retiro

A casinha do pescador

O que parece ser uma casinha, é na verdade o que foi construído para ser uma casinha. Situada dentro de um lago, ela foi constrída para que a realeza pudesse desfrutar de momentos de calma durante uma boa pescaria.

As estátuas do Parque do Retiro

Se você gosta desse tipo de arte, saiba que estátuas não faltam para você conhecer. É no Paseo de la Argentina que as estátuas de todos os monarcas espanhóis estão expostas. Inicialmente feitas para ornamentar o palácio real, elas nunca foram usadas no palácio. Foi então que elas receberam um lugar para que todos pudessem apreciar esse belo trabalho.

Uma estátua famosa que não está no Paseo de la Argentina é a estátua da fonte do anjo caído. Um monumento que chama bastante atenção, pois não é comum encontrarmos estátuas com essa temática. Esta seria mesmo a única estátua de um anjo caído no mundo.


Conheça lugares e atrações incríveis em Madri:

Informações práticas

O parque do retiro é aberto todos os dias e o seu horário de funcionamento varia de acordo com a época do ano.

  • Outono-inverno (outubro a março): das 6h às 22h.
  • Primavera-verão (abril a setembro): das 6h às 0h.

Como chegar

Endereço

Plaza de la Independencia, 7 28014

Metrô: Estación de Arte (L1), Ibiza (L9), Retiro (L2).

Ônibus: 001, 1, 2, 9, 10, 14, 15, 19, 20, 26, 27, 28, 32, 34, 37, 45, 51, 52, 61, 63, 74, 146, 152, C1, C2, C03, E1, N2, N3, N5, N6, N7, N8, N9, N10, N11, N12, N13, N14, N15, N17, N25, N26


 

Booking.com

Você também pode se interessar...

Deixe um Comentário 🙂