Home Morar no ExteriorMaternidade Como é a educação das crianças francesas

Como é a educação das crianças francesas

by Suellen Kyl
Atualizado em 27 janeiro 2024 por Suellen Kyl

A educação das crianças francesas é um assunto intrigante que o mundo todo ficou curioso em saber depois do sucesso do livro Crianças francesas não fazem manha. Nele a escritora norte-americana, que mora na França, faz várias comparações entre a educação francesa e a educação americana, apontando vários pontos em que a americana deixa a desejar. Depois de alguns anos cuidando de crianças, a gente começa a perceber que os estereótipos que vemos por aí nem sempre refletem a realidade. 

Para maiores informações, não deixe de conferir o nosso canal no YouTube e acompanhar o nosso Instagram. Além de postagens diárias, muitas dicas e informações são postadas diariamente no stories. Já está nos seguindo?

Faça agora mesmo a sua cotação com a Wise, uma empresa que oferece um serviço rápido e seguro com as menores taxas e as melhores cotações de câmbio.

>> Faça agora mesmo a sua cotação <<

crianças francesas

 

Crianças francesas não fazem manha?

Tendo trabalhado com crianças nos dois países, posso dizer que em partes a escritora tem razão quando ela fala sobre a educação das crianças francesas. Os franceses no geral prezam por uma boa educação, como cumprimentar ao chegar e ao sair, dizer obrigado, se desculpar, pedir licença, sentar e comer corretamente à mesa… Mas será que isso faz com que as crianças francesas não façam manha?

Crianças francesas e crianças americanas

A resposta é simples: crianças são crianças em todo lugar do mundo e sim, crianças francesas fazem birra. A diferença é a forma com a qual a birra é tratada. Os americanos costumam tratar a birra com chantagens e recompensas, pois é vergonhoso para eles ter uma criança birrenta em público. Já os franceses optam por conversar, ou de maneira gentil ou de maneira mais ríspida dependendo da família.

Alimentação dos bebês franceses

Uma coisa que me chamou a atenção é como eles fazem a introdução alimentar dos bebês franceses. As recomendações dos pediatras são totalmente diferentes das recomendações no Brasil. As papinhas são batidas, devem ser lisas e sem nenhum pedacinho no início. Existem crianças com mais de 2 anos que só comem comida batida porque não aceitam os pedaços.

A introdução de proteínas na alimentação dos bebês

Eu cuidava de uma bebê de 8 meses que passou a comer como janta a papinha batida com presunto, para introduzir “carnes” na alimentação. Eu achei muito estranho quando a minha host mom falou pra bater no mixer a papinha com meia fatia de presunto. Esse está longe de ser um produto natural e livre de conservantes e eu jamais imaginaria como fonte de proteína para um bebê. Mas na França é comum, tanto é que você acha papinhas industrializadas que tem presunto no meio.

A introdução de iogurtes e queijos

A introdução de iogurtes e queijos também faz parte da dieta dos bebês a partir dos 6 meses. A preferência é pelo fromage blanc, por ser mais rico em proteínas do que o iogurte ou os petit suisses. Foi aí que consegui entender essa mania que os franceses tem de comer iogurte como sobremesa depois do jantar. Desde bebês eles passam a comer uma sobremesa (compota de frutas) e um iogurte depois das refeições, o que substitui uma mamadeira. Sim, eles usam o iogurte para substituir aos poucos as mamadeiras dos bebês a partir de 6 meses de idade.

Alimentação das crianças francesas

Quando minha host mom disse que eu deveria fazer o jantar para o pequeno de 3 anos, fiquei um tanto preocupada. Não sou lá essas coisas na cozinha, ainda mais para fazer comida para uma criança com hábitos diferentes em outro país. Na verdade, era mais simples do que eu imaginava.

Os franceses prezam pelo equilíbrio na alimentação, então todo prato deve ter ao menos uma fonte de proteína e uma fonte de carboidrato. A obesidade na França vêm aumentando e os franceses tem tentado ser mais vigilantes na alimentação. Porém, a alimentação dos pequenos está longe de ser ideal. Sendo assim, os pratos que o pequeno comia se constituíam em:

  • Purê de batatas (semi pronto, era só colocar leite, manteiga e levar ao fogo) com fatias de presunto;
  • Macarrão com molho bolonhesa
  • Macarrão com salsicha knack (uma salsicha de porco)
  • Steak haché (espécie de hambúrguer feito com carne moída) com macarrão ou arroz

Como sobremesa, ele geralmente tomava um sorvete ou iogurte. A sobremesa não podia faltar.

O dia-a-dia na escola

Antes de ir para a escola, o menino que eu cuidava tomava leite puro esquentado no micro-ondas e às vezes comia um pãozinho de leite torrado com manteiga e nutella (sim, tinha que passar manteiga no pão antes de passar a nutella). Foi assim que conheci o famoso pãozinho de leite super gostoso e ultra calórico que por muito tempo eu comi todas as manhãs até ver com mais detalhes a composição.

As crianças francesas tem bastante liberdade para se expressarem e fazerem suas próprias escolhas. Eu até acho válido, só que muitos pais não colocam limites nessas escolhas. Ao invés de darem opções para eles escolherem, simplesmente perguntam o que eles querem. Aí claro que a criança acaba escolhendo algo que não é possível e fica frustrada.

Como funcionam as escolas na França

O dia-a-dia das escola na França é puxado. A escola começa entre 8h30 e 9h. O almoço é servido entre 11h e meio dia e as crianças podem comer na cantina da escola ou levar o próprio almoço. Ao buscá-lo na escola, eu tinha que levar o gôuter (lanchinho) que consistia em um suco de caixinha e biscoitos recheados. Como o jantar era às 19h e o lanchinho entre 16h30 e 17h, não era lá muito fácil conseguir terminar o jantar antes dos pais chegarem. A pontualidade com horários é sempre muito importante para os franceses. As crianças dormem entre 19h e 21h no geral.


Precisando de material de apoio para auxiliar no aprendizado do francês?

Prepare a sua viagem

  • Pesquise, ative alertas e adquira passagens aéreas pelo menor preço com a Skyscanner.
  • Reserve a sua hospedagem no Booking.com onde você encontra as melhores tarifas e cancelamento gratuito.
  • Procurando por um hostel barato e sem taxas para reservar? É na Hostelworld.
  • Adquira um seguro viagem e viaje tranquilamente. Pesquise pelo menor preço com a Seguros Promo e aproveite do nosso desconto de 5%.
  • Compre ingressos para museus, atrações turísticas e transfer com a Get Your Guide e Tiqets para evitar filas e ter mais conforto na sua viagem.
  • Alugue um carro para facilitar a sua viagem e conhecer novos lugares com a Rentcars
  • Compartilhe todos os momentos da sua viagem adquirindo um chip internacional de viagem com a Viaje conectado.
  • Passagens de trem, ônibus e avião com mais de 1000 parceiros para você programar a sua viagem em um só lugar com a Omio.
  • Esteja equipado com a nossa seleção de equipamentos para viagem.

Você também pode se interessar...

Deixe um Comentário 🙂