Procurar emprego na França pode ser complicado se você não souber onde exatamente procurar. Dependendo da sua área de atuação, certas maneiras funcionam melhor do que outras. É preciso também ficar de olho na época do ano. Durante o período de férias por exemplo, é mais difícil achar vagas pois os franceses estão curtindo o verão.
Para maiores informações, não deixe de conferir o nosso canal no YouTube e acompanhar o nosso Instagram. Além de postagens diárias, muitas dicas e informações são postadas diariamente no stories. Já está nos seguindo?
A melhor época para procurar emprego na França
Durante o verão, é comum deixarmos a procura por um emprego meio de lado para poder curtir um pouco o bom tempo. A oferta de vagas permanentes é menor. Então porque não aproveitar a hora para botar a mão na massa e deixar tudo preparado para quando as férias acabarem?
Na época da rentrée scolaire (volta às aulas), muitas empresas também aproveitam para dar um up no efetivo e esse é o momento perfeito para se lançar nessa aventura. Não perca tempo e comece desde já a preparar o seu CV em francês.
Faça agora mesmo a sua cotação com a Wise, uma empresa que oferece um serviço rápido e seguro com as menores taxas e as melhores cotações de câmbio.
Como preparar um CV em francês
Não adianta fazer um CV que descreva minunciosamente suas experiências. Lembre-se que o recrutador percorre centenas de CVs por dia, e quanto mais preciso e de fácil leitura, maiores as chances que o seu CV atraia a atenção do recrutador.
Um CV criativo
Invista no design – saia do preto e branco clichê e que não mostra nenhuma criatividade e tampouco a sua personalidade. As empresas buscam pessoas criativas e inovadoras, que saibam fazer a diferença. E por que não começar com essa diferença no seu CV?
Informações que devem aparecer no CV em francês
Os franceses apreciam que você dê algumas informações pessoais como: idade ou data de nascimento, endereço, informações de contato (email e telefone). Você pode também inserir seu estado civil e se possui carteira de habilitação caso pense ser necessário. É comum os CVs conterem foto.
Onde procurar emprego na França
Procurar emprego na França pela internet é sem dúvida a forma mais rápida e segura. Dependendo da sua área, outras formas como a distribuição de panfletos em locais específicos pode ser interessante. Em empregos como nounou (babá) é comum as pessoas deixarem um anúncio próximo à escolas e parques. Algumas escolas mesmo propõem um quadro de anúncios para facilitar a procura para os pais e as babás.
São inúmeros os sites nos quais você pode depositar o seu CV. Ou também você pode aplicar diretamente nos sites das empresas, pois grande parte delas conta com uma seção de vagas disponíveis.
O boca-a-boca e a indicação são coisas que funcionam bastante na França. É fundamental ter uma rede de contato para ter mais chances de ter uma oportunidade antes que apareçam outros candidatos. Caso você não conheça muita gente, conecte-se às redes sociais onde você vai encontrar muitos grupos que publicam vagas de emprego na França.
Como procurar emprego na França
Depois de ter preparado o seu CV, é hora de começar a procura por emprego tendo em mente o que você realmente quer fazer. Prepare-se para a sua entrevista antes mesmo de começar a busca, pois de nada adianta ter um CV bem feito se depois na hora da entrevista você não souber o que dizer.
Sites para procurar emprego na França
A internet facilitou muito a vida de quem está na busca por emprego. Os sites de emprego na França estão lotados de vagas de emprego e os recrutadores estão sempre de olho. Os mais usados são:
Fóruns e salões de emprego
Outra forma de conseguir uma vaga de emprego na França é participando de fóruns e salões de emprego que reúnem recrutadores e candidatos. A maior parte é gratuita e neles ocorrem as chamadas entrevistas relâmpago que permite aos recrutadores de conhecer o maior número de perfis possíveis e selecionar aqueles que mais lhe interessam para uma entrevista mais aprofundada.
O Pôle emploi
Um órgão governamental que ajuda as pessoas que estejam morando legalmente na França à procurar emprego é o Pôle emploi. Esse órgão também proporciona serviços para ajudar o candidato a definir a sua área de atuação, oferecendo também formações e treinamentos que possam ajudar o candidato a encontrar um emprego rapidamente.
Procurar emprego na França após o master
Ao concluir um mestrado na França, o estudante pode optar por um visto temporário que tem a validade de 1 ano para procurar emprego na França. Esse visto se chama APS (autorisation provisoire de séjour). Caso o estudante encontre uma empresa que queira contratá-lo, ele deverá dar entrada no pedido de visto de trabalho na França (titre de séjour salarié). Se o estudante não conseguir encontrar um emprego deverá retornar o ao seu país de origem.
São poucos os estudantes que conseguem realmente encontrar uma empresa que queira fazer toda a papelada para empregar um estrangeiro, então conseguir uma vaga de emprego pode ser um grande desafio.
Prepare a sua viagem
- Pesquise, ative alertas e adquira passagens aéreas pelo menor preço com a Skyscanner.
- Reserve a sua hospedagem no Booking.com onde você encontra as melhores tarifas e cancelamento gratuito.
- Procurando por um hostel barato e sem taxas para reservar? É na Hostelworld.
- Adquira um seguro viagem e viaje tranquilamente. Pesquise pelo menor preço com a Seguros Promo e aproveite do nosso desconto de 5%.
- Compre ingressos para museus, atrações turísticas e transfer com a Get Your Guide e Tiqets para evitar filas e ter mais conforto na sua viagem.
- Alugue um carro para facilitar a sua viagem e conhecer novos lugares com a Rentcars.
- Compartilhe todos os momentos da sua viagem adquirindo um chip internacional de viagem com a Viaje conectado.
- Passagens de trem, ônibus e avião com mais de 1000 parceiros para você programar a sua viagem em um só lugar com a Omio.
- Esteja equipado com a nossa seleção de equipamentos para viagem.