Lista dos principais documentos na França
Home Morar no ExteriorVida na EuropaDocumentação na Europa Principais documentos na França no cotidiano

Principais documentos na França no cotidiano

by Suellen Kyl
Atualizado em 25 agosto 2022 por Suellen Kyl

Quais os principais documentos na França que você vai precisar no cotidiano? Se você está planejando morar na França, precisa ficar atento aos principais na França que você precisa ter. Esses documentos são importantes no dia-a-dia, e sem eles, tudo fica bem mais complicado.

Por exemplo, alguns desses documentos são exigidos quando você precisar alugar um apartamento ou casa, para fazer consultas médicas e beneficiar do reembolso do sistema de saúde (a sécurité sociale), pode dirigir um carro legalmente e várias outras coisas que precisamos no cotidiano.

Para maiores informações, não deixe de conferir o nosso canal no YouTube e acompanhar o nosso Instagram. Além de postagens diárias, muitas dicas e informações são postadas diariamente no stories. Já está nos seguindo?

Faça agora mesmo a sua cotação com a Wise, uma empresa que oferece um serviço rápido e seguro com as menores taxas e as melhores cotações de câmbio.

>> Faça agora mesmo a sua cotação <<

Como conseguir os principais documentos na França

Para conseguir os principais documentos na França, você deve ter um titre de séjour ou um visto com validade de titre de séjour que esteja válido. Estar legalmente na França é a única forma de conseguir esses documentos.

Vale lembrar que nem todo tipo de visto dá direito a todos esses documentos. Por exemplo, o visto de visitante permite que você permaneça de forma legal no país durante a sua validade, mas não dá direito à carte vitale. Sendo assim, uma das exigências é ter um seguro viagem válido que cubra toda a estadia.

Alguns desses documentos, como a carte vitale, pode levar longos meses para ser emitido. Já para a carteira de motorista, caso você tenha uma CNH válida emitida no Brasil e não tenha um visto de estudante, você pode optar por fazer a troca da carteira de habilitação brasileira para a francesa sem nenhum custo.

Caso não tenha habilitação no Brasil, você deverá passar por todo o processo para obter uma carteira de habilitação francesa, um processo longo e custoso (algo entre 1300 e 2000 euros).

Lista dos principais documentos na França

Foto: pixabay por Jacqueline Macou

Quais são os principais documentos na França para residentes

Nem todos esses documentos serão necessários dependendo da sua situação. Por exemplo, se você acabou de se mudar e começou a trabalhar agora, você ainda não terá o imposto de renda (avis d’imposition) para apresentar. Outros documentos como a Carte Grise e o Permis de conduire são vão ser úteis para quem tem um carro ou precisa dirigir.

Titre de séjour ou visto com validade de titre de séjour

Para permanecer na França por mais de 3 meses, é necessário ter um visto. Quando você faz o pedido de um visto no Brasil, ele vem colado no passaporte e é ele que garante a sua estadia legalmente.

Já quando você faz o pedido de renovação ou mudança de categoria do titre de séjour, você recebe uma carta que pode ter a duração de 1 ano ou mais dependendo da sua situação. Esse documento é importantíssimo e deve ser guardado com muito carinho.

É o titre de séjour que serve como documento de identidade para os estrangeiros. Esse documento é válido em toda a França e deve ser imperativamente mostrado na entrada e saída do território francês durante as viagens. Ter um titre de séjour no formato de cartão é um alívio, pois evita que você ande por aí com o seu passaporte e é bem mais fácil de carregar.

Carte vitale

Esse é um dos principais documentos que você deve ter na França. Ao aderir ao sistema de saúde francês, você receberá um cartão pessoal com um número único que funciona um pouco como o CPF no Brasil. Este cartão deve ser apresentado nas consultas e exames médicos. Ele contém as suas informações pessoais e os seus direitos à securité sociale.

Caso tenha filhos menores de idade, eles são inclusos na sua carte vitale em um processo que deve ser feito por você mesmo logo após o nascimento. É possível inscrever os filhos tanto na carte vitale de apenas um dos pais como de ambos os pais.

Logo após assinar um contrato de trabalho, esse é um dos documentos que serão exigidos para que você trabalhe legalmente e receba as cotizações que serão feitas mensalmente para o seguro saúde, seguro desemprego e aposentadoria.

Permis de conduire

Para dirigir na França sem ser estudante ou turista, você precisa ter uma carteira de habilitação francesa ou emitida na União Européia. Se você tiver uma CNH, é possível fazer a troca para a carteira de habilitação francesa se você se enquadrar nas exigências para beneficar desse processo.

Caso contrário, você deverá fazer todo o processo de obtenção do permis de conduire: exame teórico, aulas práticas e exame prático. Algumas regras são diferentes em relação ao código brasileiro, então vale a pena estudar antes de fazer a prova mesmo se você dirige há muito tempo.

Faça um orçamento online em menos de 1 minuto para as suas traduções com a Yellowling, a maior plataforma de traduções da América Latina. Lá você pode fazer:

  • Traduções juramentadas
  • Traduções técnicas
  • Traduções certificadas

É rápido, seguro, 100% online e você pode acompanhar todo o processo através do portal do cliente.

>> Faça agora mesmo o seu orçamento <<

Carte Grise

Documento essencial para poder andar com o seu carro na França. É a licenciatura do seu veículo, o documento que será pedido pela polícia caso você seja parado. Junto com o certificado do seguro, esses documentos precisam estar sempre no carro quando você sair.

Ter um atestado de residência

Para praticamente qualquer coisa que você faça na França, você vai precisar de um atestado de residência. Esse atestado pode ser uma conta de luz, comprovante de aluguel, sempre emitido há menos de 3 meses.

Caso more na casa de alguém, você deverá pedir para que a pessoa faça uma declaração atestando que você na mora na casa dela e anexar uma cópia do seu documento de identidade assim como a cópia de um comprovante de residência no nome dela.

Conta em banco

Ter uma conta em banco é fundamental para ter a tranquilidade de ter o seu salário e também seus gastos recorrentes diretamente associados com a sua conta bancária. Para abrir uma conta bancária na França, você deve apresentar documentos que vão variar de banco para banco.

Existe também a possibilidade de abrir uma conta bancária estudante, um tipo de conta que garante taxas menores e também garante mais vantagens para os estudantes.

Assurance habitation

Alugou um imóvel? Você precisa fazer um seguro habitação. Esse seguro é exigido pelo locatário ou pela imobiliária e deve ser renovado todos os anos. É uma segurança tanto para você quanto para a pessoa que está alugando, garantindo que caso algo ocorra vocês estarão protegidos.

Saiba como alugar um apartamento em Paris.

Avis d’imposition

É a declaração de imposto de renda que deve ser feita anualmente. Para alugar um apartamento por exemplo, esse é um documento que é exigido e que deve ser apresentado. Mesmo quando você for isento, é preciso apresentar um certificado de isenção.

Saiba que é possível ter acesso às suas declarações e outros pagamentos de impostos online, acessando a sua conta. O pagamento de eventuais débitos também pode ser realizado online.

Prepare a sua viagem

Você também pode se interessar...

Deixe um Comentário 🙂