Viagem para o Pantanal sul-mato-grossense
A região do Pantanal é simplesmente um zoológico a céu aberto, com uma biodiversidade única no mundo e muito rica! Como cresci em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, eu já conhecia um pouco das belezas da região. Quando criança fiz algumas excursões para Bonito e o Pantanal com a escola. No entanto, as visitas eram em áreas com muito turistas e por isso, dessa vez, eu queria ver de verdade tudo o que a região podia nos oferecer. Para isso precisávamos ir into the wild! 😀
A pousada
Escolhemos uma pousada no pantanal que fica dentro de uma fazenda a 200 km de Campo Grande. A Pousada Aguapé fica muito bem localizada, ao lado do rio Aquidauana, lar de centenas de espécies de animais. Nós fomos para a fazenda de carro, saindo de Campo Grande. A viagem dura cerca de 3 horas e o caminho é bem fácil. Depois da rodovia estadual, seguimos pela estrada de chão por um percurso de 50 km até a pousada. A estrada estava em boas condições (mesmo depois de um temporal que pegamos meia hora antes na rodovia!) e nesse percurso de 1 hora avistamos: vários carcarás, tuiuiús (primeira vez que vi um), garças e uma família de macacos atravessando a estrada!
Chegando na porteira da fazenda, fomos cumprimentados por um lobinho e muitos, mas muitos, pássaros! Incluindo as magníficas araras-azuis, que são as donas do pedaço.
Os passeios no Pantanal
Ficamos 3 dias e 2 noites na pousada e conhecemos a região de 4 formas diferentes.
Passeio à cavalo
Passeio de barco no Pantanal
Caminhada
Passeio de 4x4
É possível avistar animais diferentes em cada tipo de passeio, já que passamos por lugares, em velocidades e fazendo barulhos diferentes. Por exemplo: na caminhada pudemos passar por dentro de uma mata fechada e observar as famílias de macacos e as ariranhas na lagoa, que se afastam por qualquer barulho; no passeio a cavalo vimos vários porcos-monteiros; e com a 4x4 fomos mais longe, visitamos um ninho de tuiuiús e uma lagoa repleta de jacarés e capivaras.
Animais do Pantanal
Entre os animais que tivemos a chance de ver nessa viagem estão: o tatu, tamanduá-bandeira, cotia, jacaré, veado, porco-monteiro, lobinho, capivara, ariranha, cervo, quati e teiú. Já para as aves é difícil dizer quais eram, pois são muitas espécies diferentes. Entre as mais conhecidas estão: a arara-azul, tuiuiú, sabiá, biguá, ema, andorinha, gavião, joão-de-barro, bem-te-vi, martim-pescador, curicaca, carcará e por aí vai. Não tenho foto de todos os animais que vimos, pois as vezes eles passam rápido ou estamos tão encantados que nem lembramos de fotografar. 🙂 Somos tão desacostumados em ver tantos animais livres em um só lugar, que a natureza selvagem nos enche de contentamento com sua beleza!

Em um momento contamos 18 araras juntas!! 😮
Comida típica
A comida da pousada é simplesmente maravilhosa. Uma das melhores partes da nossa estadia no Pantanal! Depois de uma manhã ou tarde de passeios, a melhor coisa é degustar a comidinha deliciosa e então descansar. No cardápio teve churrasco, peixes, carnes, doce de leite, queijo minas, frutas, bolos, sucos e muito mais!
O que levar para o Pantanal?
Independente da época do ano, leve sempre:
- repelente
- boné ou chapéu
- binóculos
- calça jeans
- tênis de trilha
- óculos de sol
- protetor solar
- jaqueta ou capa de chuva
- casaco de frio
- roupa de banho
Se você estiver procurando um destino para viajar pelo Brasil, confira também nossas dicas de viagem para a Chapada Diamantina.
Estou planejando uma viagem em Pantanal come o suguiente
– Duas pessoas (Yusuke Tanaka, Yoko Tanaka)
– Chageda: 21 de janeiro 8:05 @ Cuiaba (LA3760)
– Saida: 22 de janeiro 13:30 @ Cuiaba (LA3291)
Sera que pederia dar uma recomendacao de hotel e guia de atividade?