como fazer pacs na França

Como fazer o PACS na França

by Drieli
Atualizado em 21 fevereiro 2024 por Suellen Kyl

O PACS ou Pacte civil de solidarité é como é chamada a união estável na França. Não é um casamento, mas assegura vários benefícios do casamento. É ideal se você encontrou o amor da sua vida e precisa estar perto, dividir uma vida juntos, porém ainda é muito cedo para pensar em casamento. Nós te orientamos em todas as etapas do processo de obtenção do PACS na França.

Para maiores informações, não deixe de conferir o nosso canal no YouTube e acompanhar o nosso Instagram. Além de postagens diárias, muitas dicas e informações são postadas diariamente no stories. Já está nos seguindo?

Faça agora mesmo a sua cotação com a Wise, uma empresa que oferece um serviço rápido e seguro com as menores taxas e as melhores cotações de câmbio.

>> Faça agora mesmo a sua cotação <<

pacs

 

Quais são os pré-requisitos para fazer um PACS?

  • Ter mais de 18 anos;
  • Ambos devem ser solteiros. O Pacs não pode ser feito se uma das duas pessoas já é casada ou já tem um Pacs;
  • Não pode ser feito por pessoas da mesma família que tenham uma ligação direta entre si, parentes de até 3 graus (irmãos, tios, sobrinhos) e sogro/sogra.
  • Pode ser feito por pessoas de todas as nacionalidades e também entre pessoas do mesmo sexo.

Como fazer o PACS?

O Pacs é realizado no tribunal d’instance da região que o casal habita. Para fazê-lo é necessário que o casal se apresente pessoalmente. Então, para evitar dores de cabeça, antes de ir até o tribunal é recomendável averiguar se não trabalham apenas com horário marcado.

Se você está no Brasil e deseja fazer o PACS na França com o seu companheiro (a) francês, saiba como pedir o visto de visitante PACS para morar legalmente na França.

Documentos (sempre a parte mais chata)

  • Acordo escrito e assinado pelo casal, podendo também ser redigido pelo notário. Este acordo descreve que o casal está se engajando de livre espontânea vontade e também determina os direitos e deveres de cada um,(regime de separação de bens, por exemplo). Deve ter a menção: « Nous, X et Y, concluons un pacte civil de solidarité régi par les dispositions de la loi du 15 novembre 1999 modifiée et les articles 515-1 à 515-7 du code civil. »
  • Certidão de nascimento datando de menos de 3 meses (franceses) ou de menos de 6 meses (estrangeiros).
  • Carte d’identité (para os franceses), passaporte para os estrangeiros – uma cópia pode ser pedida.
  • Attestation sur l’honneur certificando que o casal não possui nenhum grau de parentesco e nenhum tipo de impedimento para a realização do Pacs;
  • Attestation sur l’honneur indicando o endereço no qual o casal reside.

Para os estrangeiros:

  • Certificado de non-Pacs datando de menos de 3 meses;
  • Certificat de coutume datando de menos de 6 meses
  • Se estiver morando na França há mais de 1 ano: attestation de non-inscription au repertoire civil.

Passo-a-passo de como fazer o PACS e dicas de como conseguir os documentos necessários

1. Ir ao Tribunal d’instance da região que você mora

Eles vão te dar uma lista de documentos que temos que providenciar e um dossiê para preencher. Você pode fazer o pacs do seu jeito e incluir cláusulas que são importantes para o casal.

2. Cópia da certidão de nascimento de menos de 6 meses traduzida em francês

Essa parte é mais complicada, pois no Brasil nossos pais fazem nossa certidão de nascimento quando ainda somos bem pequenos e ela serve durante a vida toda. Na França não é assim, aqui eles podem pedir uma nova certidão sempre que precisar gratuitamente, então para eles é muito simples, porém nós que estamos do outro lado do oceano temos que nos virar nos 30, pedir para um parente buscar nossa certidão no cartório onde fomos registrados, nos enviar e assim poderemos solicitar a tradução com o documento original em mãos. E não pode ser qualquer tradutor, tem que ser tradutor juramentado (assermenté).

Se seu namorado for francês, ele precisa de uma certidão de menos de 3 meses, se for de outra nacionalidade que não seja brasileira, também irá precisar de uma certidão de nascimento emitida há menos de 6 meses.

3. Cópia do Certificat de non pacte civil de solidarité

Só para os estrangeiros, francês não precisa solicitar. Podemos ir pessoalmente no Tribunal d’instance com os seguinte documentos: Passaporte ou titre de séjour e a certidão de nascimento. Cópia e original.

Endereço:
Tribunal de Instance – Service des Pacs Immeuble Le Brabant
11, rue de Cambrai
75019 Paris
Télefone: 0144328850 – 0144325646

Para quem não mora em Paris ou para quem simplesmente quer solicitar o Certificat de non Pacs pela internet, é só preencher o formulário online, imprimir e enviar para o Tribunal de Instance, incluindo uma cópia do passaporte ou titre de séjour, cópia da certidão de nascimento e o envelope com o selo. Para que eles enviem para sua casa.

Endereço:
Tribunal de Grande-Instance de Paris
Service des Pacs
4, Boulevard du palais
75055 Paris Louvre
Télefone: 0144328850 – 0144325646

4. Cópia do Non inscription au répertoire civil

Se reside há mais de 1 ano na França, deve fornecer também a atestação de Não Inscrição no Repertório Civil. Você pode enviar por carta, fax ou e-mail. É necessário também enviar uma cópia do passaporte, da parte que contém os dados pessoais. Modelo:

DEMANDE D’ATTESTATION DE NON INSCRIPTION AU REPERTOIRE CIVIL
Service central de l’état civil – répertoire civil annexe
11 rue de la Maison Blanche – 44941 NANTES CEDEX 9
NOM : (sobrenome)
Nom d’usage :
Prénom(s) : (nome)
Célibataire/divorcé/veuf (informar seu estado civil)
Né le xx xxx 19xx, État de xx
Pays : Brésil
Adresse:

Afin de conclure un Pacs devant le Tribunal d’Instance de (ville)
Etant de nationalité étrangère, né à l’étranger et résidant en France depuis plus d’un an, j’ai l’honneur de solliciter la délivrance d’un certificat de non inscription au répertoire civil et je vous prie de recevoir, Madame, Monsieur, mes respectueuses salutations.

Signature

Outros documentos

Além dos documentos descritos a cima, serão solicitados os seguintes documentos originais:

1- Attestation sur l’honneur de residence – Uma declaração de vida em comum. O tribunal d’instance tem o modelo e é necessário assinatura do casal;
2- Attestation sur l’honneur – Declaração que não são irmãos, primos ou que tenha outro parentesco. O tribunal também tem o modelo;
3- A convenção do PACS, acesse o Modelo de Convenção do Pacs.
4- Cópia de carta de identidade para os dois, para o estrangeiro pode ser passaporte ou titre de séjour.

Registro do PACS

Após a confirmação de todos os documentos o PACS é registrado e o casal deve receber um récépissé de registro que. Após a aprovação do PACS, a informação é transmitida ao serviço responsável pelo estado civil. Uma menção é inserida na certidão de nascimento (para os franceses) e um registro feito pelo TGI de Paris.

Com todos os documentos em mãos, é hora de fazer cópias de cada um e montar o dossiê. Pode-se ir pessoalmente ao Tribunal d’Instance da sua cidade (ou arrondissement) e entregar o dossiê, marcar o dia da assinatura do pacs ou pode-seenviar pelo correio. Um dos dois pode fazer isso para depois irem juntos no dia marcado da entrevista assinar o documento.

Importante:

  • O registro do PACS é gratuito.
  • Contratar um notaire ou Advogado: custa entre 300 et 600€

Prepare a sua viagem

  • Pesquise, ative alertas e adquira passagens aéreas pelo menor preço com a Skyscanner.
  • Reserve a sua hospedagem no Booking.com onde você encontra as melhores tarifas e cancelamento gratuito.
  • Procurando por um hostel barato e sem taxas para reservar? É na Hostelworld.
  • Adquira um seguro viagem e viaje tranquilamente. Pesquise pelo menor preço com a Seguros Promo e aproveite do nosso desconto de 5%.
  • Compre ingressos para museus, atrações turísticas e transfer com a Get Your Guide e Tiqets para evitar filas e ter mais conforto na sua viagem.
  • Alugue um carro para facilitar a sua viagem e conhecer novos lugares com a Rentcars
  • Compartilhe todos os momentos da sua viagem adquirindo um chip internacional de viagem com a Viaje conectado.
  • Passagens de trem, ônibus e avião com mais de 1000 parceiros para você programar a sua viagem em um só lugar com a Omio.
  • Esteja equipado com a nossa seleção de equipamentos para viagem.

Você também pode se interessar...

86 comentários

Mariane bueno 16 de março de 2017 - 22:36

Olá, namoro meu francês há 1 ano, ele já veio pro Brasil e eu já fui para frança, temos como provar nosso relacionamento, mas de fato não temos um documento que prove isso, porque não moramos juntos. Mas temos planos de morar em alguns meses, queria muito saber se é possível eu ir para França sem visto, como turista é assim que chegar lá, dar entrada nos documentos de pacs ou isso é algo impossível? E o pacs da direito de trabalhar?

Reply
Suellen Kyl 17 de março de 2017 - 10:01

Olá Mariane,
Para fazer o pacs é bem simples, mas para obter o titre de séjour, é preciso provar que vocês moram juntos há pelo menos 1 ano. E para isso é preciso ter documentos que provem que o relacionamento.
Seria mais fácil no seu caso pedir um visto visiteur, que dá direito a ficar na França por 1 ano, juntar todos os documentos possiveis que provem o seu relacionamento nesse tempo e depois de 1 ano, fazer o pedido do titre de séjour. O pacs só dá direito a trabalhar quando o titre de séjour é emitido.
Um abraço

Reply
Nelvo lamgame 8 de abril de 2017 - 9:02

Olá. Gostaria de ter uma informação. Estou na França a dois anos trabalho e tenho titre de sejour. Mas minha namorada veio passar férias comigo e acabou ficando aqui comigo já lá vão uns seis meses e também já está ilegal pois já passou o prazo de 90 dias. Mas descobrimos que ela está grávida. Só que parar declarar ela na minha segurança social ela tem que ter o titre de sejour. nos estamos a tratar disso mas demora até juntar todos os papeis para fazer o pacs. Mas ela já está de 4 meses de gestação e acho que corro o risco de ter que pagar todo o tratamento. Isto é possível?

Reply
Patricia Alves 16 de abril de 2017 - 21:07

Ola Nelvo,
Sua namorada pode fazer todo o processo pela AME (aide médicale d’Etat). Deixo o link aqui pra você consultar. Boa sorte!! http://www.cmu.fr/ame.php

Reply
Jaíne 27 de abril de 2017 - 17:20

Olá, tenho uma grande dúvida,
Meu namorado mora na França e é francês nato. Já estive na France e pretendo voltar em junho, eu e meu namorado pretendemos morar juntos por um tempo sem nos casar…Porém eu não consegui o visto de longa duração de visitante, pois meu “responsável financeiro” não tem renda mensal o suficiente para a aprovação do mesmo.
Minha questão é: Se eu for para a França apenas com o visto de turista por 90 dias, há alguma maneira de eu permanecer no país legalmente por mais tempo? Eu poderia pedir um “prolongamento” do meu visto sem precisar voltar ao Brasil?

Reply
Patricia Alves 30 de abril de 2017 - 20:54

Ola Jaíne,

Não é possível prolongar o visto de turista e nem solicitar outro visto aqui. Para solicitar o visto com o pacs, você precisa provar que mora há pelo menos 1 ano com o seu namorado.

Um abraço.

Reply
Cleomar 27 de setembro de 2019 - 14:40

Gostaria de saber pra dar entrada no titre de sejour tem q ser Depois do pacs ou soma o tempo q estamos tbm

Reply
Suellen Kyl 14 de outubro de 2020 - 10:29

Olá Cleomar,
O pedido de titre de séjour tem que ser feita depois de ter concluído o PACS.
Um abraço

Reply
thayanne 18 de junho de 2017 - 20:24

Hey meninas! parabens pela materia e pelo site! Sempre visito antes de viajar 🙂
Em segundo lugar, queria uma luz, to ficando sem ideias…
Estou na mesma situacao que as meninas, namorando frances há 3 anos, ele vem aqui e eu la, nos vemos no max 3 vezes ao ano. Pensei no visto de turista, porem consigo no maximo 4 meses de renda comprovada qdo estiver la (sou servidora, posso tirar licenca premim mas apos isso, nao tenho mais rendimentos), logo nao posso comprovar renda de 1300 euros por mes em um ano.
Pensei em visto de estudante e chegar a ir nas universidades francesas, porem de 300 euros por ano, o preco sobre pra 6 mil se vc é estrangeiro.
Vamos tentar uma autorizacao de trabalho na minha proxima viagem, mas acho q nao vou conseguir um empregador disposto a fazer todo o procedimento (e esperar pela burocracia). A familia dele e a minha ficam sugerindo casamento branco, mas nao estou pronta rs
Alguma dica?

Reply
Patricia Alves 3 de agosto de 2017 - 22:57

Ola Thaynne, tudo bem?

Eu te aconselho a se inscrever em um curso de idioma e vir pra França com o visto de estudante. Acho que é a melhor forma. Fico na torcida por você e pelo seu namorado 😉

Reply
Frania 3 de agosto de 2017 - 18:58

Tenho um relacionamento com um Francês a mais de 1 ano. Esse último mês ele teve que retornar a França para trabalho, estamos pensando em fazer uma união estavel para que eu possa ir ficar com ele e possa trabalhar. Como posso conseguir, se demora e quais são os documentos necessários para comprovar o relacionamento.

Reply
Patricia Alves 3 de agosto de 2017 - 23:04

Olá Frania, tudo bem?

Algumas meninas tinham a mesma dúvida, confere os comentários acima 😉

Reply
Carol 20 de outubro de 2017 - 17:13

Olá, preciso de ajuda com algumas informações já que está sendo difícil recorrer às autoridades francesas… Eu vim para França como turista, passar um tempo com meu namorado francês e fazer Pacs, fiquei grávida nesse tempo e uma semana antes de ir embora de volta ao Brasil eu tive sangramento fiz ultrassom e a médica me escreveu um documento recomendando que eu NÃO fizesse a viagem de volta já que eu tinha um pequeno descolamento de placenta. Bom, a data de ir embora (tratado schegen) vence hoje e eu vou fazer a ultrassom dia 30 pra saber se eu posso voltar com segurança ou não… existe algum lugar que eu possa ir pra saber como proceder? ja que estou irregular aqui… não queria ter problemas na hora de voltar se me perguntarem na policia o pq que fiquei mais tempo… dizem que carimbam o passaporte e tudo mais, alem de multa.
Outra coisa, o certificado de non pacs não chega nunca… fiz o pedido pela inter tem dois meses e ate hoje nada, não consigo falar no telefone do tribunal d’instance nunca, tenho o numero do meu “dossie de pedido” mas chega nada… e estou sem poder ter um seguro saúde ja que não consigo fazer o pacs. ME DESCULPE o texto enorme , mas é que qualquer indicação, ajuda pra mim é válida.

Reply
Suellen Kyl 23 de outubro de 2017 - 15:48

Olá Carol,
No caso de uma justificativa médica atestando que você não tem condições para embarcar na data prevista, não há problema de passar da data. Para o certificado de non pacs, infelizmente a única coisa a se fazer é ir até o tribunal d’instance para ver certinho o que está acontecendo. Conseguir auxílio por telefone é realmente complicado aqui na França.
Tudo de bom para você e o seu bebê.
Um abraço

Reply
Murilo 24 de novembro de 2017 - 18:02

Olá, eu e minha namorada francesa moramos na França e fizemos o Pacs. Quando fomos a prefecture eles disseram que é impossivel pedir o visto aqui, eu teria que voltar para o Brasil, mesmo com documentos e provas. Já li varias vezes na internet o contrário. Sabem se teve alteração na lei? Muito obrigado!

Reply
Leandro 17 de dezembro de 2017 - 22:33

Boa noite, tudo bem. Legal a iniciatica deste canal. Parabéns!
Tenho algumas dúvidas e vou tentar ser o mais breve possível.
Sou brasileiro, tenho um namorado francês há algum tempo e estamos pensando em fazer o PACs.
Já estou na França há uns 15 dias e entrei com o visto de turista. Já estive aqui outras vezes e já comecei o curso de francês em uma associação aqui.
PACs é o melhor a fazer? E casamento (se é que se pode ser feito)?
Quais as principais diferenças? Quais as “garantias” e benefícios de ambos?
Temos uma visita a prefeitura de uma cidade próxima de onde estamos (região da bretanha) no dia 1º de fevereiro.
Desde já agradeço a ajuda.

Reply
Felipe 9 de janeiro de 2018 - 18:24

Olá, é necessário apostilar a certidão de nascimento no Brasil antes de traduzir?

Reply
Luciana 13 de março de 2018 - 13:19

Pode ser qualquer certidão ou tem que pedir a de inteiro teor?

Reply
Drieli Luz 17 de março de 2018 - 12:06

Olá Luciana, a certidão precisa ser de inteiro teor, ou seja, com todas as modificações que tenham sido feitas ao longo da sua vida. Um abraço!

Reply
Mayara 3 de abril de 2018 - 7:21

Boa noite, tudo bem? Estou pesquisando sobre PACS e acabei encontrando seu post, ja enviei emails para a imigração na franca e brasil, estou aguardando retorno, porem quem sabe voce pode me ajudar.
Meu noive é francês e estamos juntos ha dos anos, o primeiro ano vivemos separados, apenas com viagens entre franca e brasil, e no segundo ano, agora estamos vivendo na nova Zelândia, na semana q vem retornaremos ao Brasil e de la pretendendo começar a nossa vida na Franca, por isso gostaríamos de aplicar para PACS durante um ano, para então nos preparamos para casamento, queremos um casamento de verdade e não casar apenas no papel para conseguir o visto.
Nossa duvida, posso aplicar para o visto estando no Brasil? Mesmo sem ter a prova de residência na França?
Se nao posso, devo entrar na Franca com qual visto, de turismo?
Obrigada, Mayara

Reply
Patricia Alves 15 de abril de 2018 - 15:34

Oi Mayara,
O consulado francês vai exigir provas de vida em comum. Se vcs moraram juntos e possui essas provas, não vejo motivo para eles não te darem o visto. Mas espera a resposta do consulado. Se eles não responderem, ligue pra eles.
Um abraço

Reply
Natália 26 de abril de 2018 - 15:23

Olá passei 6 meses na França, sendo que era para passar apenas 3 se eu quiser retornar vou ter problemas?

Reply
Patricia Alves 28 de abril de 2018 - 10:32

Oi Natalia,
Tudo bem?
Se vc apresentar o passaporte e a imigração conferir os carimbos, provavelmente vão implicar com vc.
Eu acho melhor vc se organizar direito e tentar um visto.
Abraço.

Reply
León 17 de março de 2019 - 4:39

Olá! Não sei se você vai conseguir me ajudar, estou no Brasil, vou fazer o pacs, mas para o titre de sejour não terei como comprovar que vivemos 1 ano juntos.
Pensei que após o pacs de eu voltar ao Brasil para pedir o visto de visitante, mas no dossier para visitante por pacs, também pede uma comprovação de vida em comum no mínima de 1 ano, desisti dessa opção.
Tivemos a ideia de eu ir para a França , ficar o período de 90 dias como turista e fazer o pacs e colocaríamos alguma facture em meu nome, quando terminar o tempo de turista, eu voltaria ao Brasil e ficaria indo e vindo até completar 1 ano.
A dúvida é, mesmo eu saindo e ficando um período muito longo fora da França, vai contar dentro de 1 ano? Esse tempo de 1 ano é ininterrupto?
Desde já agradeço.

Reply
Suellen Kyl 14 de outubro de 2020 - 15:02

Olá Léon,
Você deve permenecer na França durante todo o período (1 ano). Idas e vindas não são permitidas e não contabilizam para o mínimo de 1 ano exigido.
Um abraço

Reply
Bruna 2 de maio de 2019 - 14:39

Oi, Patrícia, tudo bem?
Obrigada pelas dicas de sempre! Você ajuda um monte! 🙂
Queria tirar apenas uma dúvida, se possível. Vim pro Brasil apenas para providenciar a documentação para dar entrada no PACS. Pensei que seria necessário levar daqui apenas a certidão de nascimento atualizada e apostilada, mas o governo francês informou a meu namorado lá que eu deveria providenciar também um certificat de coutume nominatif. Esse documento eu devo conseguir realmente aqui no Brasil ou apenas lá? O que daqui eu precisaria levar, para consegui-lo? Muito, muito obrigada! Estou realmente receosa de chegar lá na hora e não dar certo 🙁

Reply
Suellen Kyl 14 de outubro de 2020 - 10:30

Olá Bruna,
Esse documento pode ser pedido no consulado brasileiro.
Um abraço

Reply
Rita 29 de maio de 2019 - 23:26

Olá, eu posso ser contratada por uma pessoa física na França?

Reply
Jaqueline 10 de novembro de 2019 - 12:58

Boa tarde eu sou viúva no Brasil de um policial militar e pensionista vou fazer o pacs na France, gostaria de saber se perco meu direito na pensão

Reply
Jaqueline 5 de janeiro de 2020 - 12:46

Boa tarde, eu gostaria de saber se eu fazer o pacs eu posso viajar normalmente para o Brasil e qual documento eu vou usar … obrigada

Reply
Suellen Kyl 14 de outubro de 2020 - 15:12

Olá Jaqueline,
Se você fizer o PACS você pode viajar para o Brasil mas seria melhor dar entrada no titre de séjour antes da viagem e só ir depois de ter o titre em mãos para evitar qualquer problema na imigração.
Um abraço

Reply
DANIELA P MONTEIRO 6 de janeiro de 2020 - 1:53

Patricia, boa noite

Parabéns pela iniciativa do Site!
Eu e meu companheiro Francês temos união estável no Brasil há 9 anos, morando juntos neste período. Ele conseguiu um emprego na França e estamos pensando em morar juntos lá. Por isso pergunto:
1- A União Estável brasileira tem alguma validade na França ou eu teria que fazer tudo do zero para o PACS lá?
2- Com o PACS eu poderia trabalhar na França? Ou teria que ser casada?
Obrigada

Reply
Suellen Kyl 14 de outubro de 2020 - 10:27

Olá Daniela,
Com o PACS é possível trabalhar se os requisitos forem preenchidos (morar há pelo menos 1 ano juntos). O que conta é morarem juntos na França para poderem comprovar mesmo endereço em justificativas de domícilio francesas. O tempo morado juntos no Brasil não conta.
Um Abraço

Reply
Jaciara Monteiro Benfica 15 de janeiro de 2020 - 18:56

Olá
Minha amiga e a mãe são francesas e elas têm um Gitte (hotel fazenda) na França, elas querem que eu trabalhe e more com elas. Como tenho 38 anos, não consigo achar um visto que possamos fazer para eu ficar legal. Pode me ajudar?

Reply
Suellen Kyl 20 de outubro de 2020 - 16:39

Olá Jaciara,
Infelizmente não existe opção de visto nesse sentido. Apenas a cidadania ou se você tivesse união com um francês poderiam dar a possibilidada de trabalhar legalmente.
Um abraço

Reply
carolline galindo 4 de fevereiro de 2020 - 22:04

olá!
Sou brasileira e possui cidadania portuguesa (minha avó materna é portuguesa). Eu já tenho cartão cidadão português.
Gostaria de morar na França com meu marido, somos casados há 10 anos, aqui no Brasil.
Eu preciso fazer a PACS na França???
Não consigo legalizar meu marido na França sem a PACS?

Reply
Suellen Kyl 15 de outubro de 2020 - 23:46

Olá Carolline,
Teria que ver como conseguir a cidadania para o seu marido através do casamento. Não sei como funciona em Portugal, dê uma olhadinha com o consulado.
Um abraço

Reply
MARCELLO MIRANDA BASTOS manda 29 de maio de 2020 - 16:00

olá , vivo com minha namorada a mais de um ano , estive na França ano passado fiquei os 3 meses possíveis e voltei para o Brasil até porque ela foi transferida em seu trabalho para lá , ficamos juntos o resto de 2019 e iríamos voltar para França juntos assim que terminasse sua missão de trabalho em abril ,devido ao covid ela precisou ser espatriada e como temos prova( conta de luz em meu nome ) que moramos juntos aqui na França mesmo com as fronteiras fechadas eu conseguir estar ao lado dela aqui na França, agora queremos fazer pacs o que é necessário???

Reply
Suellen Kyl 15 de outubro de 2020 - 23:43

Olá Marcello,
A lista de documentos necessária está listada no post, dá uma olhada 😉
Se continuar em dúvida, envie-nos uma mensagem.
Um abraço

Reply
paula 29 de junho de 2020 - 19:22

ola, vou fazer o pcs com meu namorado frances e ja esta em andamento a documentacao. minha duvida e ; PRECISA DE TESTEMUNHA PRA PACSER? tem 2 certificados que preciso pedir no consulado e la fala em testemunhas… estou sem entender.

Reply
Cintia 17 de agosto de 2020 - 6:26

Estou num relacionamento ha mais de 1 ano e moramos em paises diferentes, porem nos vemos frequentemente. Me mudarei p FR e teremos o PACS, teremos q morar mais 1 ano juntos para assim eu poder receber o tire de séjour e poder trabalhar? Ou apresentando fotos, passagens, hospedagens, comprovando 1 ano de relacionamento, nao precisaria esperar esse 1 ano pra conseguir o titre de sejour? Obrigada.

Reply
Suellen Kyl 17 de setembro de 2020 - 23:08

Olá Cintia,
É preciso comprovar que vocês moram juntos (mesmo endereço)
Um abraço

Reply
Andre 26 de agosto de 2020 - 0:43

Quero tirar uma dúvida

Reply
Suellen Kyl 17 de setembro de 2020 - 23:06

Olá André, qual é a sua dúvida?

Reply
evelly mylene da silva tavares 4 de setembro de 2020 - 1:15

Eu estou na França a 6 meses e eu já estou ilegal pq vim com visto de turista , eu estou namorando um francês e vamos abre o pacs , o pacs me dar o direito de ficar legal não França ?

Reply
Suellen Kyl 17 de setembro de 2020 - 23:05

Olá Evelly,
É preciso comprovar pelo menos 1 ano de vida em comum para obter um titre de séjour que dá direito de ficar legalmente na França.
Um abraço

Reply
Suellen Kyl 11 de outubro de 2020 - 0:25

Olá Evelly,
É preciso comprovar pelo menos 1 ano de vida em comum para obtenção do titre de séjour.
Um abraço

Reply
Simone 17 de outubro de 2020 - 22:50

Olá, estou indo para a França (Paris) fazer um pós doc de um ano em janeiro de 2021. Aqui no Brasil, moro com meu namorado há 4 anos, mas não somos casados (legalmente) nem temos união estável. Ele poderia ir comigo para a França e lá permanecer por uma ano? Tem alguma maneira dele ir e de lá conseguirmos a prorrogação dos visto dele como turista?
Ele é programador, tem uma empresa aqui no Brasil, mas executa o seu trabalho de forma emota. Isso o ajudaria aconseguir o visto? Não teria como conseguirmos fazer o PACS lá na França?
Obrigada!

Reply
Suellen Kyl 20 de outubro de 2020 - 16:43

Olá Simone,
Caso ele tenha uma situação financeira favorável, ele pode pedir o visto visiteur que pode dar direito a permanecer legalmente.
Um abraço

Reply
Fernanda 16 de novembro de 2020 - 13:44

Olá. Eu e meu companheiro estamos juntos ha 3 anos, temos 2 filhos nascidos no Brasil com certidão francesa. Ele ja tem RNE Brasil. Vamos fazer união estável no Brasil. Sabe me dizer se esta união estável brasileira serve na França para emitir o Pac? Ou teremos que fazer onprpcesso lá tb? Obrigada.

Reply
Suellen Kyl 23 de novembro de 2020 - 15:02

Olá Fernanda,
É preciso fazer o Pacs na França. A união estável no Brasil não conta.
Um abraço

Reply
thiago costa 22 de dezembro de 2020 - 16:19

ola, eu e minha namorada estamos juntos a mais de dois anos, ela e francesa e estamos em paris agora, temos nosso comprovante de aluguel que moramos juntos no brasil por mais de um ano, isso serve para tirar o title de sejur?
desde ja obrigado

Reply
Suellen Kyl 29 de janeiro de 2021 - 10:04

Olá,
Não, o comprovante de residência deve ser da residência na França.
Um abraço

Reply
Thiago Costa 5 de janeiro de 2021 - 20:19

Desde já agradeço pelo incrível poste
Eu sou brasileiro e moro na França quase um ano e minha namorada é Francesa e se conhecemos a mais de dois anos, queremos fazer o PACS e depois eu pretendo tirar o titre de séjour, temos nosso contrato de aluguel de um anos que moramos juntos a mais de dois anos agora, esse comprovante pode ser usado pro titre de séjour???

Reply
Suellen Kyl 29 de janeiro de 2021 - 10:29

Olá Thiago,
Pode servir como uma prova a mais. Geralmente eles pedem uma conta de eletricidade ou gás como comprovante, mas depende da prefeitura. É melhor verificar com a sua prefeitura certinho o que eles aceitam como comprovante.
Um abraço

Reply
Natalya 9 de fevereiro de 2021 - 12:45

Olá, sabem me dizer se é preciso apostilar todos esses documentos?
Eu vou fazer o PACS aqui no brasil, mas não estou achando se preciso fazer o apostilamento dos meus documentos.
Obrigada!!

Reply
Suellen Kyl 18 de fevereiro de 2021 - 16:11

Olá Natalya,
A França e o Brasil tem um acordo, não é necessário apostilar documentos.
Um abraço

Reply
Vanina 12 de maio de 2021 - 13:31

OI Suelen, realmente um quebra-cabeça essa legislação francesa. Parece que não tem jeito de conseguir um visto para um parceiro não casado, sem estar em algum requisito em desacordo com as condições.
Eu moro na França ha tres anos, com Passeport-Talent (Titre de Sejour). Quero que minha namorada venha morar na França. Pensamos no PACS, mas so dara direito a solicitaçao do Titre depois de um ano morando aqui. Nesse meio tempo quais opções?
– travaille temporaire? pode ser pedido ja estando aqui na França ou tem que ser submetido a partir do Brasil?
– visiteur? Não pode trabalhar. Tem cobertura de saude ou tenho que pagar seguro? POde ser pedido a partir daqui ou tem que ser ainda no Brasil?
Obs: (alem de que no site do Service Publique aparece orientação apenas para extensão ou renovação: “Vous devez déposer votre demande de carte à la préfecture ou la sous-préfecture de votre domicile, dans les 2 mois précédant la date d’expiration de votre VLS-TS.”)
Obrigada por todos os esclarecimentos. Sua pagina é otima!!!
Vanina

Reply
Suellen Kyl 19 de maio de 2021 - 10:35

Olá Vanina,
Se você quiser que ela venha morar com um visto que dê direito a trabalhar logo quando chegar é bem complicado. Só se ela tivesse uma proposta de trabalho. O visto de visiteur não pode trabalhar e tem que comprovar meios de subsistência para toda a duração do visto, além de um seguro saúde. Só pode ser pedido no Brasil e dependendo da condição financeira ele pode ser negado ou ter a duração limitada. Esta seria a única forma de permanecer legal enquanto espera o titre de séjour depois do Pacs.
Senão, só vindo como turista, fazendo o pacs e esperando o tempo necessário para dar entrada no titre. Enquanto isso, nada de sair do país. Depois você só paga uma taxa de regularização pelo tempo que ficou sem visto.
Um abraço

Reply
Lana Barbosa 4 de fevereiro de 2023 - 20:50

Olá Suellen, fiquei com uma dúvida. Pode me ajudar? Se ela for como turista, só consegue fazer o Pacs após 1 ano, ficando irregular, é isso? Ou tem outra maneira?

Reply
Suellen Kyl 28 de fevereiro de 2023 - 2:49

Olá, o Pacs pode ser feito a qualquer momento, o que precisa esperar 1 ano é para o pedido de visto pois é necessário comprovar vida em comum.

Reply
Sergio 27 de julho de 2021 - 1:43

Olá!
Minha namorada é francesa e estamos querendo fazer o PACS. Eu devo viajar em breve para França e gostaria de levar os documentos necessários e queria saber se já posso levar o “Certificat de coutume” que segundo as orientações no consulado francês é a “certidão negativa de interdição e tutela” e se preciso legaliza-la e também se a tradução deve ser feita no Brasil ou na França.
Obrigado!

Reply
Suellen Kyl 29 de julho de 2021 - 0:07

Olá Sergio,
O documento emitido pelo consulado já está em francês, o que é mais cômodo e acredito que mais barato também do que fazer uma tradução juramentada.
Um abraço

Reply
Vitor 2 de agosto de 2021 - 19:13

Bom dia! Obrigado pelas informações. Uma dúvida. O tradutor juramentado coloca na tradução “feito a partir de cópia” se a certidão (original) lhe for apresentada por cópia ; ele coloca “feito a partir do original” se lhe for apresentada a certidão (original também) em versão física, em papel. Gostaria de saber se para a administração francesa aceita indiferentemente os dois tipos.

Reply
Suellen Kyl 6 de agosto de 2021 - 15:47

Olá Vitor,
Não acho que dê problema essa menção, mas por via das dúvidas eu recomendaria fazer a tradução a partir do original se possível.
Um abraço

Reply
maria helena girdwood bevilaqua 27 de agosto de 2021 - 18:24

Boa tarde. Em 15 de julho de 2021 fiz, no Brasil, a união estável com meu companheiro de mais de 5 anos que é residente na França
Nossa certidão esta apostilada.
Gostaria de saber como validar nossa união na França.

Reply
Suellen Kyl 29 de agosto de 2021 - 21:43

Olá Maria,
É necessário fazer o PACS na França. A união estável feita no Brasil não é válida na França.
Uma abraço

Reply
ana paula 27 de setembro de 2021 - 6:58

Boa noite,namoro um francês ha 2 anos e estamos pensando em morar juntos, porém tenho um filho de 10 anos,
ele disse que para irmos à França com vistos de turistas e assim que chegar faremos o PACS e iremos colocar meu filho
em uma escola para crianças estrangeiras para aprender o idioma e logo e em seguida matricula-lo em uma escola regular…
eu gostaria de saber se isso é realmente possivel, com o Pacs posso permanecer na França por mais de 90 dias? E teremos
direito a saude pública na França?

Reply
ana paula 27 de setembro de 2021 - 7:17

Boa noite,tenho um namorado frances e tenho um filho de 10 anosque nao é dele,
ele disse que para irmos à França com vistos de turistas e assim que chegar na França faremos o PACS
e iremos colocar meu filho em uma escola para crianças estrangeiras para aprender o idioma e
logo e em seguida matricula-lo em uma escola regular…eu gostaria de saber se isso é realmente possivel, E teremos direito a saude pública na França? o PACS da direito ao conjugue e a criança dentro deste 1 ano? e apos?

Reply
Suellen Kyl 5 de outubro de 2021 - 23:21

Olá Ana Paula,
Não existe visto de turista na França, a entrada no país é decidida pelas autoridades quando as pessoas chegam. Você pode matricular seu filho sem problemas mesmo em uma escola normal caso prefira. Em relação à saúde você não terá direito ao reembolso das despesas médicas enquanto não enviar um dossiê à sécurité sociale e que ele seja aprovado. Mas você pode ir a consultas e exames podendo pedir o reembolso assim que receber a sua carte vitale.
Um abraço

Reply
Graziele 18 de outubro de 2021 - 5:06

Boa noite. Estou indo em novembro fazer o PACS com meu namorado francês. Já estamos há 3 anos juntos. Sou obrigada a voltar para o Brasil para fazer o visto visiteur ou existe outra maneira de permanecer legalmente, sem ter que voltar para o Brasil após o PACS?

Reply
Suellen Kyl 27 de outubro de 2021 - 23:26

Olá Graziele,
O visto visiteur nesse caso teria que ser feito antes de ir para a França fazer o PACS. Para fazer o pedido do visto vie privée et familiale você deve comprovar ao menos 1 ano de vida comum, então o visto visiteur garantiria a estadia legal até poder fazer o pedido do novo visto.
Um abraço

Reply
Joana 26 de outubro de 2021 - 16:24

Boa tarde, cheguei na França há 1 mês sem visto (<90 dias) porém tenho PACS com um francês. Acabamos de nos mudar do Brasil para a França e estamos dando entrada no meu Titre de Séjour. Para o visa vie privée, eu devo comprovar minha estada na França por 1 ano, certo? Como é possível ficar na França por 1 ano sem nenhuma forma de visto para então dar entrada no visa vie privée?

Reply
Suellen Kyl 27 de outubro de 2021 - 23:46

Olá Joana,
Se você tem o PACS com um francês, pode pedir o visto visitante “PACS” para poder morar legalmente o tempo necessário para dar entrada no visto vie privée et familiale. Porém, este pedido deve ser feito ainda no Brasil. Ao entrar na França sem visto (como turista) não é possível solicitar outro tipo de visto.
Um abraço

Reply
Vera 1 de dezembro de 2021 - 11:33

Estou em cayenne desde fevereiro de 2019,moro com um brasileiro desde agosto do mesmo ano,ele tem carta de 10 anos,o que preciso para nós fazermos o pacs,para eu poder ter minha carta

Reply
Suellen Kyl 20 de dezembro de 2021 - 15:20

Olá Vera,
Você deve fazer o PACS na prefeitura mais próxima de onde reside. O processo para obter os documentos deve ser feito junto às autoridades de Cayenne mas a obtenção da carta não é de forma automática e sistemática. Pode ser que eles peçam várias justificativas de que vocês estão juntos há um bom tempo até receber uma decisão favorável.
Um abraço

Reply
David 31 de maio de 2022 - 20:34

Olá Suellen,
Parabéns pela página.
Eu estou no Brasil e sou Pacsé com um francês. Antes de voltar ao Brasil, havíamos completado 1 ano morando juntos, de fevereiro 2021 a fevereiro 2022 (o Pacs foi realizado em dezembro 2021). Eu não solicitei o titre de séjour antes de voltar ao Brasil, porque preciso ficar aqui alguns meses para finalizar meus estudos em julho.
Eu teria duas dúvidas:
eu poderia voltar à França como turista e, uma vez lá, solicitar o titre de séjour ou devo solicitar aqui o visa visiteur ?
Nesse um ano que moramos juntos, eu precisei voltar ao Brasil uma vez e fiquei 12 dias, mas ainda assim somando dá um ano, haveria problema no pedido do titre de séjour ?
Obrigado

Reply
Suellen Kyl 2 de junho de 2022 - 8:37

Olá David,
Obrigada! É uma pena que você não possa ter feito o pedido do titre de séjour antes. Não sei exatamente se eles vão contar esse 1 ano que vocês moraram juntos antes sendo que você já não mora na França há alguns meses. O melhor a fazer seria pedir o visto de visiteur enquanto tenta fazer o pedido do outro. Assim, caso eles não considerem esse tempo que vocês moraram juntos antes, você terá como ficar 1 ano legalmente aqui e no final fazer o pedido novamente.
Um abraço

Reply
Yara 5 de agosto de 2022 - 12:02

Olà! Resido na França e estou gravida de três meses, sou cidada italiana e vivo na França. Contudo, meu companheiro estava na Italia e agora veio para França. Vi que hà esse PAC, mas ja possuo um documento de convivente di fatto. Sera que isso substitui o PAC ou precisamos fazê-lo?

Reply
Suellen Kyl 6 de agosto de 2022 - 16:17

Olá, Normalmente você não precisa fazer um pacs se já fez algo equivalente na Itália. Ele deve ser reconhecido na França.

Reply
Viviane 5 de dezembro de 2022 - 2:54

Boa noite, Suellen!
Tudo bem?
Que canal legal “O Guia do Estrangeiro”. Parabéns!
Tenho algumas dúvidas e torço para você conseguir me ajudar:
Sou brasileira, tenho 39 anos, moro e trabalho em São Paulo.
Meu namorado e eu decidimos morar juntos na França.
Ele é português, mora e trabalha legalmente na França há 5 anos.
Ao pesquisarmos como posso viver legalmente com ele e trabalhar na França, descobrimos o PACS e a Carte de Séjour.
Mas temos algumas dúvidas. Veja:
– por ele ser português, temos direito ao PACS?
– se “sim”, como dar entrada no PACS? O ideal nesse caso é eu ir para a França com visto de longa duração (um ano) para solicitar o PACS e, na sequência, já poder permanecer legalmente em território francês (por um ano) morando com meu namorado, para solicitar a Carte de Séjour?
– nesse caso, qual visto de longa duração posso tirar para ir e morar legalmente na França com meu namorado durante o processo de solicitação do PACS e Carte de Séjour? Aqui vale acrescentar que já tenho 39 anos.
– o visto que você vai indicar requer seguro viagem de um ano?

Desde já, muito obrigada por toda ajuda, Suellen!

Reply
Suellen Kyl 6 de dezembro de 2022 - 10:44

Olá Viviane,
Obrigada, ficamos feliz que tenha gostado do nosso conteúdo. Sobre as suas perguntas:

– por ele ser português, temos direito ao PACS?
Sim, qualquer pessoa tem direito ao pacs independentemente da nacionalidade.
– se “sim”, como dar entrada no PACS? O ideal nesse caso é eu ir para a França com visto de longa duração (um ano) para solicitar o PACS e, na sequência, já poder permanecer legalmente em território francês (por um ano) morando com meu namorado, para solicitar a Carte de Séjour?
Exato, a forma correcta é ir com o visto visiteur que permite a estadia por 1 ano para poder dar entrada no visto vie privée et familiale.
– nesse caso, qual visto de longa duração posso tirar para ir e morar legalmente na França com meu namorado durante o processo de solicitação do PACS e Carte de Séjour? Aqui vale acrescentar que já tenho 39 anos.
O visto seria o visiteur PACS, você encontra maiores informações aqui: https://guiadoestrangeiro.com/visto-de-visitante-pacs-morar-legalmente-na-franca/
– o visto que você vai indicar requer seguro viagem de um ano?
Parece que o consulado não está pedindo mais, vale a pena conferir com o consulado da região que você mora.

Reply
Danielen Caires 10 de julho de 2023 - 14:00

Olá, tenho uma dúvida
Meu namorado é francês e veio morar aqui em Portugal comigo, agora estamos pensando em ir morar na França, qual seria a forma mais fácil e rápida de eu me legalizar ? Solicitando um visto de trabalho ou se fizermos uma PAC aqui mesmo no consulado ?

Reply
Suellen Kyl 12 de janeiro de 2024 - 11:17

Você mora é cidadã ou mora com visto em Portugal?

Reply
Julian 29 de abril de 2024 - 10:55

Olá , parabéns pelo Artigo !
Sou brasileiro e meu namorado é Frances, ambos moramos fora mas, a fim de legalizar nossa relação , queremos fazer o Pacs na França e , porém ele já não reside no país a algum tempo .
É possível um cidadão francês fazer o pacs mesmo morando fora do país ?

Reply
Suellen Kyl 3 de outubro de 2024 - 10:56

Olá, obrigada!
Sim, para um cidadão francês é possível

Reply

Deixe um Comentário 🙂