Como obter visto vie privée et familiale
Home Morar no Exterior Como obter um visto vie privée et familiale

Como obter um visto vie privée et familiale

by Patricia
Atualizado em 27 janeiro 2024 por Suellen Kyl
O visto vie privée et familiale é uma carte de séjour de longa duração e que autoriza o seu titular a trabalhar legalmente na França. Ela é emitida em certos casos e sob condições específicas, geralmente com algum laço familiar.  Para maiores informações, não deixe de conferir o nosso canal no YouTube e acompanhar o nosso Instagram. Além de postagens diárias, muitas dicas e informações são postadas diariamente no stories. Já está nos seguindo?

Faça agora mesmo a sua cotação com a Wise, uma empresa que oferece um serviço rápido e seguro com as menores taxas e as melhores cotações de câmbio.

>> Faça agora mesmo a sua cotação <<

Como obter visto vie privée et familiale

Foto: Pixabay por Takmeomeo

Esposa / Esposo de um cidadão francês

A carte de séjour pode ser obtida através do casamento. Se você é casado com um francês, terá direito a carte de séjour vie privée et familiale válida por um ano e renovável todo ano. Caso você case no Brasil, deverá solicitar o visto lá e assim entrará na França de forma regular. Mas caso esteja na França e possua um visto, seja de estudante, visitante ou outro tipo, você poderá casar no país e fazer o pedido de titre de séjour. Porém existem alguns critérios, como:

  • Seu esposo(a) deve ter a nacionalidade francesa;
  • Você não deve estar em poligamia;
  • Você tem que provar que tem uma vida em comum com seu esposo(a) depois de no mínimo 6 meses comprovados por: conta bancária, faturas de telefone fixo, conta de energia, extratos bancários e toda correspondência que vocês possuírem;
  • O casal deve ter uma vida em comum sem interrupção.

Se você tem um PACS com um francês / francesa

A união estável na França é chamado de PACS e dá direito à residência na França. É preciso provar que moram juntos há mais de um ano, apresentando todos os documentos citados acima. Saiba como fazer um PACS.

Vie privée et familiale: Outras possibilidades

  • Pais de uma criança francesa;
  • Se você for pai ou mãe de uma criança que viva na França e pode provar que contribui para educação e bem estar da criança depois de 2 anos;
  • Estrangeiro que entrou na França antes de completar 13 anos e vive com seu pai ou mãe de nacionalidade francesa;
  • Se você tem 16 anos ou menos e vive na França depois de no mínimo 8 anos e estudou 5 anos de forma regular no país;
  • Se você for esposo(a) de um estrangeiro que viva de forma regular na França, pode obter o visto por meio de reagrupamento familiar ou se o cidadão estrangeiro esteja dentro desses critérios: Seja salarié en mission, tenha carta europeia ou seja um pesquisador científico;
  • Você também pode obter caso seja casada(o) com um estrangeiro(a) que tenha um visto de longa duração de outro país da união europeia e que possua um visto na França. Pode ser para esposa(o) ou para os filhos.

Prepare a sua viagem

  • Pesquise, ative alertas e adquira passagens aéreas pelo menor preço com a Skyscanner.
  • Reserve a sua hospedagem no Booking.com onde você encontra as melhores tarifas e cancelamento gratuito.
  • Procurando por um hostel barato e sem taxas para reservar? É na Hostelworld.
  • Adquira um seguro viagem e viaje tranquilamente. Pesquise pelo menor preço com a Seguros Promo e aproveite do nosso desconto de 5%.
  • Compre ingressos para museus, atrações turísticas e transfer com a Get Your Guide e Tiqets para evitar filas e ter mais conforto na sua viagem.
  • Alugue um carro para facilitar a sua viagem e conhecer novos lugares com a Rentcars
  • Compartilhe todos os momentos da sua viagem adquirindo um chip internacional de viagem com a Viaje conectado.
  • Passagens de trem, ônibus e avião com mais de 1000 parceiros para você programar a sua viagem em um só lugar com a Omio.
  • Esteja equipado com a nossa seleção de equipamentos para viagem.

Você também pode se interessar...

28 comentários

Juliana 4 de janeiro de 2017 - 9:44

Ola! Gostaria de uma ajuda sua, eu e meu noivo estamos morando na suíça a 7 meses, nosso plano era vir e nos casar mas como o permisso dele atrasou acabou passando os 3 meses e assim eu me tornei uma ilegal. Meu noivo e francês de origem brasileira e eu sou brasileira, hoje estou grávida e queremos saber se mesmo estando ilegal se consigo me casar ?? Ou na franca ou na suíça o que for menos complicado… você sabe me informar ?

Reply
Patricia Alves 5 de janeiro de 2017 - 14:08

Oi Juliana, tudo bem?

Você consegue se casar na França, o fato de você estar ilegal não te impede de casar, ainda mais que seu noivo é francês. Quanto a Suíça, não sei te responder. Boa sorte!!!

Reply
Lays 24 de janeiro de 2017 - 12:54

Olá! Eu e meu marido estamos morando na França, eu tenho nacionalidade italiana. Você saberia me dizer quais os documentos necessários pra conseguir o titre de sejour para ele? Grata.

Reply
Patricia Alves 28 de janeiro de 2017 - 10:48

Oi Lays,Como vc não é francesa, é melhor ligar para prefeitura e se informar.
Talvez a prefeitura exija documentos específicos.
Boa sorte!

Reply
Renan 30 de abril de 2017 - 19:06

Bom dia Lays, tudo bem?
Você conseguiu resposta para a sua dúvida? – estou na mesma situação, minha esposa tem cidadania italiana e resolvemos vir morar na França.
Muito obrigado! Renan

Reply
Carolina 19 de fevereiro de 2017 - 2:50

Olá! Namoro um francês há quase dois anos e em Abril me mudo definitivamente para a França. Queremos oficializar a relação, mas estamos mais propensos a fazer um PACS do que nos casar. Gostaria de obter esse titre de sejour de qual o post fala, porém como nunca vivemos oficialmente juntos e a convivência foi em períodos espaçados (devido a milhares de fatores que existem em um relacionamento a distancia), não possuimos nenhum dos documentos citados acima para comprovar o tempo que estamos juntos. Não é possíveis utilizar outros meios para comprova-lo? Como passagens aéreas compradas juntas, fotos datadas, testemunho por escrito de outras pessoas, ect? Caso não, que outra opção de visto eu teria para permanecer no país sem ficar ilegal, após a conclusão do PACS?
Obrigada!

Reply
Patricia Alves 23 de fevereiro de 2017 - 11:39

Ola Carolina, tudo bem?

Para solicitar o visto vie privée na França com o pacs é necessário provar vida em comum de pelo menos 1 ano. Se for apos o casamento esse prazo cai para 6 meses. Não vejo como você pode obter esse tipo de visto no momento, mas existe outro visto que te permite viver legalmente na França durante 1 ano e após esse prazo você pode solicitar o visto vie privée. Esse visto se chama visiteur, você solícita aí no Brasil, consulte o site do consulado responsável pelo seu estado e confira a lista de documentos.

Com esse visto você não pode trabalhar na França, mas poderá viver legalmente e depois você faz a mudança pro visto vie privée et familiale.

Outra opção é o visto de estudante de idioma, você também faz o pedido no Brasil, não possível solicitar estando em solo francês.

Espero ter te ajudado e não hesite a nos contactar novamente.

Abraço.

Reply
Claudina 23 de março de 2017 - 13:15

Olá,sou a Claudina, sou portuguesa,casei em Portugal e o meu marido já conseguiu ter a união europeia na SEF de 5anos,só que estamos a pensar em viver na França, a minha pergunta era,como é que o meu marido consegue pedir a carte sejour familier e os docuy necessários, obrigada

Reply
Patricia Alves 16 de abril de 2017 - 21:13

Olá Claudia,
Seu marido deve ligar para prefeitura do departamento de onde vocês moram. Eles vão informar a lista de documentos para a solicitação do visto.

Um abraço.

Reply
Ester 3 de maio de 2017 - 6:22

Olá, Patrícia!
Gostaria de esclarecer umas dúvidas. Meu namorado é francês e estamos com planos de nos casar e viver na França. Estamos programando minha ida para meados de julho (ou agosto, já estou achando julho muito apertado). Enfim… A ideia é que eu solicite visto “visiteur” para 6 meses. Sou funcionária pública e tenho um período de férias para tirar+licença prêmio (3 meses) pelo quinquênio que completei este ano. Então, receberei meu salário normalmente durante estes meses. Já dei uma olhada no site do consulado francês a respeito dos documentos/comprovantes exigidos. Meu salário não corresponde a um salário mínimo francês (que vi em algum lugar que devo comprovar que disponho desta renda durante o tempo da minha permanência lá). O meu namorado me fará a carta-convite e está disposto a fazer qualquer tipo de declaração que ele se responsabilizará por mim financeiramente. A minha pergunta é: mesmo que eu tenha uma carta-convite de alguém de lá, eu preciso comprovar que disponho dessa renda aqui?

Reply
Paula Regina 24 de outubro de 2017 - 22:54

Olá Patrícia
Meu esposo é brasileiro e está trabalhando na França tem um contrato de seis meses numa empresa. Mora de aluguel com um amigo já conseguiu abrir uma conta no banco mas ainda não conseguiu um documento por nome CDI. Tem possibilidade dele adquirir a carta de sejour? Eu e minha filha estaremos indo em abril o que nos orienta?

Reply
Suellen Kyl 25 de outubro de 2017 - 11:44

Olá Paula,
Se o contrato dele é de 6 meses, a carta de séjour dele deve ter a mesma validade do contrato. Apenas tendo um contrato por tempo indeterminado é possível obter uma carta de séjour com a validade de 1 ano no mínimo, renovável. Se vocês forem casados, você tem direito à vir e ficar o tempo que é coberto pelo contrato dele.
Um abraço

Reply
Arline Thomé da Silva 27 de novembro de 2017 - 14:09

Olá Patricia,
Meu marido irá fazer um estágio ano que vem na França durante 4-5 meses e eu gostaria de acompanha-lo , qual o tipo de visto que devo solicitar?
Obrigada!

Reply
Drieli Luz 16 de dezembro de 2017 - 11:49

Olá Arline, você deve se informar sobre o Visa de long séjour temporaire: valable 4 à 6 mois, como visitante (visiteur). http://www.service-public.fr/particuliers/vosdroits/F16162 Boa sorte 😉

Reply
vania 4 de janeiro de 2018 - 18:21

Olà Paricia ,minha irman fez um PACS com um Frances e gostaria de saber se ela tem os mesmos direitos de casada?

Muito obrigada

Reply
meireles 14 de maio de 2018 - 13:37

Boa tarde pode me tirar uma duvida ? Tenho o visto de longa duração parar a frança pois estou casada com um frances, no entanto tenho dois filhos de outra relação e ainda nao consegui o visto para eles por questoes burocraticas, a data de minha viagem se aproxima e temo nao conseguir ate la, a minha duvida é, consigo leva-los comigo com visto de turista e depois que estiver na frança legalizar a parte deles ?

Reply
Hellaine vanessa 3 de julho de 2020 - 13:59

Olá! Eu e meu companheiro não somos casados mas moramos juntos no Brasil, mas ele trabalha na fronteira com o Brasil (também moramos na fronteira) eu pretendo ter a sejour pois temos uma bebê, meu pré-natal foi em caiena e eu tive ela lá então a nacionalidade dela é francesa. A pergunta é; só ele quem pode solicitar a carta sejour por ter o trabalho e residência fixa em caiena ou terá que ser eu??

Reply
Suellen Kyl 17 de setembro de 2020 - 23:14

Olá Hellaine,
Se vocês não são casados, qual carta você pensa em solicitar? O fato da criança ter a nacionalidade não dá direito à carta de residência para os pais.
Um abraço

Reply
Douglas 9 de maio de 2021 - 15:46

Ola Hellaine,

Existe a possibilidade de pedir o visto vie privée et familiale no consulado da França aqui no Brasil?
Pergunto porque não achei essa opção no tipos de visto que podem ser silocitados.

Obrigado

Reply
Suellen Kyl 11 de maio de 2021 - 22:08

Olá Douglas,
Esse tipo de visto só é concedido na França. Para poder fazer o pedido, você precisa entrar legalmente na França e estar morando por pelo menos 6 meses.
Um abraço

Reply
Lucas Lopes de Souza 6 de outubro de 2021 - 23:37

Bonjour. Vou casar com um francês de Lyon e assim tiro o titre de sejour. Estou em Portugal vivendo ainda sem a residência que esta em tramite. Qual melhor forma de conseguir casar e ter a permissão de residência na França no meu caso?

Reply
Suellen Kyl 13 de outubro de 2021 - 22:37

Olá Lucas,
Você pode pedir o visto de reagrupamento familiar para morar na França até o casamento.
Um abraço

Reply
Emerson 19 de janeiro de 2022 - 16:59

Ola,

Sou brasileiro com visto trabalho de 5 anos na França, gostaria de trazer minha namorada de forma legal e estou querendo casar pra isso, o melhor seria casar e dar entrada no processo de reagrupamento familiar no Brasil mesmo ou ela viria pra França e damos entrada aqui? Vcs poderiam me ajudar?

Reply
Suellen Kyl 5 de março de 2022 - 15:27

Olá,
Para dar entrada no reagrupamento familiar, ela teria que estar no Brasil e fazer o processo pelo consulado. Creio que seja mais fácil fazer o processo todo no Brasil para fazer o processo de forma legal.
Um abraço

Reply
Bruno 11 de julho de 2022 - 17:25

Bom dia!

A empresa que eu trabalho abriu a possibilidade de eu me transferir para a França. Eles vão abrir a minha posição no escritório Francês e preparar a carta oferta para que eu possa dar entrada no visto de trabalho. Minha dúvida é com relação à minha esposa e meu filho (5 anos). Eu já posso dar entrada no visto para eles tbm, de imediato, ou eu tenho que ir, passar um tempo sozinho na França e só depois dar entrada no visto deles?

Obrigado de qualquer forma e um ótimo dia.

Reply
Suellen Kyl 25 de julho de 2022 - 13:55

Bom dia! Você pode dar entrada no pedido do visto deles para irem todos ao mesmo tempo. A família sempre tem prioridade para ficar unida 🙂

Reply
Regina 27 de setembro de 2023 - 11:54

Bom dia , gostaria de tirar uma dúvida meu esposo não é Frances mas tem a carta de residente de 10 anos da França, e eu estou já no país a pouco mais de 2 anos de forma irregular , só entrei com o visto turista e permaneci . E possível me regularizar sem ter que voltar ao BR

Reply
Suellen Kyl 12 de janeiro de 2024 - 11:11

Bom dia! Vocês já eram casados ou se casaram aqui na França?

Reply

Deixe um Comentário 🙂