A securité sociale na França é uma política social que “garante a todos, especialmente as crianças, mães e trabalhadores idosos, a proteção da saúde, segurança material, descanso e lazer”. Sua função é amparar e assistir o cidadão e sua família em quatro pilares: Doença, acidente, família e velhice.
Para maiores informações, não deixe de conferir o nosso canal no YouTube e acompanhar o nosso Instagram. Além de postagens diárias, muitas dicas e informações são postadas diariamente no stories. Já está nos seguindo?
Faça agora mesmo a sua cotação com a Wise, uma empresa que oferece um serviço rápido e seguro com as menores taxas e as melhores cotações de câmbio.
Securité Sociale na França : a carte vitale
O número da segurança social também é usado pelos empregadores quando declaram seus funcionários. Estes pagam as contribuições do empregador e do empregado para proporcionar o acesso a benefícios como o seguro doença, acidente, aposentadoria, etc.
Para um estudante, au pair ou trabalhador estrangeiro se registrar e pedir seu número da securité sociale é preciso ir a uma agência Assurance Maladie (CPAM) do local de residência.
Dessa forma você poderá obter o formulário de inscrição e a lista de documentos necessários (pois esta pode diferir dependendo do departamento geográfico).
Agências da Assurance Maladie (CPAM) em Paris
Confira a Lista de Agências da Assurance Maladie (CPAM) em Paris.
Documentos necessários para pedir sua carte vitale e depositar o dossiê de inscrição
A lista de documentos necessários consiste basicamente nos seguintes documentos originais e suas cópias:
- Passaporte (Primeira página, visto e nº OFII);
- Contrato de trabalho (exemplo: Accord de Placement para Au pair);
- Primeira folha de pagamento (Em caso de trabalhador estrangeiro);
- Três últimas folhas de pagamento (Em caso de trabalhador estrangeiro);
- Certidão de nascimento original;
- Certidão de nascimento traduzida por um tradutor juramentado na França;
- Relevé d’identité bancaire (RIB) original (Número da conta bancária).
Processo para obtenção da sécurité sociale na França
O processo para obtenção do número da Sécurité Sociale pode demorar de 1 a 3 meses dependendo do local de registro. Caso você precise de um médico e ainda não está cadastrado, há um serviço chamado L’aide médicale de l’État (AME) que visa principalmente proporcionar o acesso a cuidados de saúde para imigrantes ilegais no âmbito das regras francesas sobre a estadia na França.
Para isso, é preciso se registrar nas agências de Assurance Maladie e atender a certas condições como: ser estrangeiro, residir na França em situação irregular a mais de 3 meses e comprovar recursos financeiros insuficientes. Mas se você não atende a um ou mais dos critérios acima o AME também pode ser concedido em casos excepcionais por razões humanitárias.
Para mais informações sobre o AME, acesse o site da Securité Sociale L’Assurance Maladie.
A carte vitale, um documento essencial
Quando o número de sécurité sociale é atribuído, um cartão verde no qual consta o número, data de nascimento, nome completo e foto é emitido. Este cartão possui um chip contendo informações essenciais sobre o seu dossiê, assim como sobre os dependentes. Crianças não possuem uma carte vitale, elas são inscritas no cartão dos pais.
Para usar a sécurité sociale, é essencial apresentar a carte vitale quando for ao médico e ao comprar medicamentos. Ao ir ao médico, o valor correspondente ao reembolso da assurance maladie será automaticamente depositado em sua conta bancária. No caso dos medicamentos, dependendo do tipo de medicamento ele pode ser inteiramente ou parcialmente coberto pela assurance maladie.
Caso não apresente uma carte vitale ao comprar medicamentos, você deverá pagar o valor integral do preço dos remédios. Uma folha chamada feuille de soins é emitida para que você possa enviar à assurance maladie assim que tiver o seu número de sécurité sociale para receber o seu reembolso.
Prepare a sua viagem
- Pesquise, ative alertas e adquira passagens aéreas pelo menor preço com a Skyscanner.
- Reserve a sua hospedagem no Booking.com onde você encontra as melhores tarifas e cancelamento gratuito.
- Procurando por um hostel barato e sem taxas para reservar? É na Hostelworld.
- Adquira um seguro viagem e viaje tranquilamente. Pesquise pelo menor preço com a Seguros Promo e aproveite do nosso desconto de 5%.
- Compre ingressos para museus, atrações turísticas e transfer com a Get Your Guide e Tiqets para evitar filas e ter mais conforto na sua viagem.
- Alugue um carro para facilitar a sua viagem e conhecer novos lugares com a Rentcars.
- Compartilhe todos os momentos da sua viagem adquirindo um chip internacional de viagem com a Viaje conectado.
- Passagens de trem, ônibus e avião com mais de 1000 parceiros para você programar a sua viagem em um só lugar com a Omio.
- Esteja equipado com a nossa seleção de equipamentos para viagem.
46 comentários
Se a pessoa está só estudando, sem trabalhar, pode conseguir a seguridade social?
Olá Rossana,
Sim, estudantes tem direito à sécurité sociale para estudantes. Para estudantes universitários, está incluso no preço da inscrição.
Um abraço
Olá bom dia, a 15 dias atrás caí de um andaime, e não fui ainda ao médico porque não tenho carta Vitale estou na França desde 2019 e até hoje não consegui, preciso ir urgentemente ao médico, gostaria de saber se é possível eu conseguir fazer esse procedimento sem a carta Vitale, e como proceder?
Olá,
Você pode ir sem a carte vitale. A diferença é que você pagará o valor total da consulta.
Olá! Voçê é capaz de ajudar alguém (eu) que não consegue ter direito à sécurité sociale por nada?
Olá Tiago,
Se o seu pedido está sendo rejeitado, deve estar faltando algum documento ou a tradução dele. Você conferiu com o organismo responsável de onde você mora? O que eles dizem?
Um abraço
Estou gravida e pretendo viver em frança consigo a carta vitale gravida?
Olá, se você tiver contribuído ou se você é casada e o seu marido tiver contribuído, sim. Caso contrário, não existe direito automático em razão da gravidez.
Oi, tudo bem?
E para quem está indo como Au Pair? Tenho diabetes tipo 1 e vi que uma menina usava a carta AME para receber os medicamentos. Como é o procedimento?
Obrigada!
Olá Luise, tudo ótimo obrigada e você?
Au pair tem direito à sécurité sociale se a família cadastrar direitinho como deve fazer. Você deve consultar um clínico geral que pode encaminhar para um especialista se necessário. A AME é para estrangeiros em situação irregular.
Um abraço
Trabalho em França à 4meses e não tenho número de segurança social
Olá Susana,
Você precisa ir até um centro da Assurance Maladie com todos os documentos necessários para fazer o seu pedido de adesão. A resposta pode demorar um pouco.
Um abraço
Olá, vivo em França com o meu filho, ele trabalha no Luxemburgo, e tem assistência médica no Luxemburgo, o que tenho que fazer para ter assistência médica,eu não trabalho, obrigada.
Olá Zélia,
Se ele trabalha no Luxemburgo, ele precisa ver com o país onde ele trabalha quais são as condições de acesso aos serviços de saúde e como ele pode incluí-la como dependente se possível. A sécurité sociale na França só serviria se ele trabalhasse na França.
Um abraço
Boa Tarde, eu vivo em França com o meu filho que trabalha no Luxemburgo, eu estou registada na comuna, o que tenho de fazer para me poder vacinar, obrigada
Olá Zélia,
Você deve entrar em contato com um centro de vacinação para marcar um horário de acordo com as disponibilidades.
Um abraço
Ola eu moro na França com meu namorado ele é francês é contribue, mas eu não trabalho, mesmo assim eu posso ter a carta vitale? Merci
Somente se vocês fossem casados.
Ola, gostaria de saber se posso como esposa ser incluída na cartw vitale do meu marido. Eu e meu filho estamos sem assistência nenhuma e ele está precisando.Elw como estudante menor consegue?
Olá Caroline,
Não sei se entendi direito, o seu marido é estudante? Que idade tem o seu filho?
Um abraço
Posso incluir minha esposa e filho menor na minha carta vital eles não tem e precisam passar no médico.
Olá Cláudio,
A criança menor de idade pode ser incluída na sua carte vitale, já a sua esposa deve fazer um pedido para ter o seu próprio cartão. Você pode ir ao médico mesmo sem ter a carte vitale, você recebe um papel que deve ser enviado à sécurité sociale quando você tiver a carta para ter o seu reembolso.
Um abraço
Boa noite! Sou cidadã portuguesa e minha filha de 10 anos também. Trabalho legalmente aqui na FR desde abril/21. Tenho número Cesu e CPAM. Mas até agora não tenho número do Securite Sociale. Como faço para dar andamento a isso? Estou precisando da Carte Vitale mas só se tiver o Securite Sociale. Não sei como proceder e meu empregador por não ser tb daqui não sabe como me orientar.
Olá Janaina,
É o seu empregador que deve enviar os documentos e fazer a inscrição normalmente. Senão, você pode ir até a caisse d’assurance maladie mais próxima de onde você mora levando os documentos que comprovam o seu emprego (ficha de pagamento, contrato, comprovante de residência, documento de identidade) e fazer o seu pedido.
Um abraço
Tenho mais uma pergunta: meu marido não é europeu. Está legal aqui por me acompanhar. Tem o sejour. Ele tem direito a carte vitale?
Olá Janaína,
Se ele tem um titre de séjour e mora na França regularmente, ele tem direito à carte vitale.
Um abraço
Boa noite, quando um trabalhador estrangeiro começa a trabalhar em França é atribuído um numero de segurança social provisório? Eu trabalho desde marco deste ano estamos em Novembro ainda nem numero de segurança social provisório tenho
Boa noite,
Sim, antes que o número definitivo e a carte vitale seja emitida, quando o seu dossiê é processado você recebe pelo correio uma carta com o número provisório. Talvez seja melhor entrar em contato pois deve estar faltando algum documento no seu caso.
Um abraço
Estou em França á trabalhar há mais de um ano,e a empresa nunca me fornecem o número provisório da segurança social,preciso saber se tenho o número provisório.
Olá Manuel,
Você pode ir até o centro de Assurance Maladie mais próximo com seus documentos e ver o que você precisa enviar para completar o processo ou se o número provisório já está disponível.
Um abraço
Olá suellen. Suellen meu marido tem um filho de maior que sofre de uma doença chamada reto-colite, eu gostaria de saber se o filho dele consegue o número de segurança social o mais rápido possível, o tratamento é muito caro, as vacinas que ele tem que tomar é muito caro… O rapaz so tem 23 anos.k9
Olá Laira,
O número geralmente demora uns 3 meses para sair, mas você pode fazer o tratamento enquanto não tiver o número e assim que sair, você envia todas os pedidos de reembolso. Tem que ter certeza de ter todos os documentos certinho para sair o mais rápido possível.
Um abraço
Olá boa tarde , sou portuguêsa e gostaria de saber qual formulário preencher para obter a carta vital ,
Olá Yara,
Tudo depende da sua situação. Eu aconselho que você entre diretamente em contato com a caisse d’assurance maladie da região que você mora para que eles possam informá-la direitnho.
Um abraço
Sou brasileira casada com. Português tenho cartão residência de Portugal meu marido trabalha e está em França posso trabalhar e França é ter carta vital
Olá,
Se o seu marido está trabalhando na França é possível sim ter uma carte vitale. Ele deve ir até um centro mais próximo com todos os documentos e fazer o pedido.
Um abraço
Olá sou brasileira e faz 2 meses que moro aqui na França junto com meu filho de 4 anos , eu queria saber com quanto tempo eu posso fazer o pedido da carta vitale pra mim e pra ele ? Obrigada
Olá, tendo todos os documentos já pode fazer logo que chegar, não existe tempo mínimo.
Ou se eu pode pedir primeiro pra ele ?
As crianças não tem um cartão próprio, eles são adicionados ao cartão dos pais. Ao fazer o seu, você pede para adicionar a sua criança.
Ola eu sou basileiro e tenho cartao de residencia portuguesa eu trabalho em franca e meu contrato é portugues.
Minha esposa e filhos estão a viver aqui comigo, eles ja estao a estudar tambem.
minha pergunta é minha esposa ta gravida e gostaria de saber se ela tendo apenas documento portugues tem direito ao carte d,assurance e se meus filhos e eu tambem tem direito?
Olá,
se as cotizações sociais e de saúde do seu trabalho estão ligadas à sécurité sociale na França, o seu trabalho normalmente já faz a sua inscrição na sécurité sociale. Se não for o caso, confira a lista de documentos necessários e leve até uma agência da assurance maladie de onde você mora para poder dar entrada no pedido. Se você tem o cartão Português de saúde, pode pedir um cartão que pode ser usado na União Européia para poder ser atendido na França.
Carta vital
Sim
Oi Suelen! Minha filha tem dupla nacionalidade brasileira e francesa, e estuda desde o começo do ano numa universidade em Paris. A Universidade só exigiu o número da segurança social português quando de sua inscrição. Agora ela precisa fazer estágio acadêmico obrigatório, e a empresa que está lhe oferecendo o estágio pede o número da securité sociale francesa. Ela já foi no setor correspondente CPAM, e eles informarem que está demorando uns seis meses e que não existe a aferição de um número provisório. A empresa que a quer contratar é que teria que pedir sua inscrição e mandar seus documentos?
Olá! Geralmente a empresa fornece os documentos, mas quem faz a solicitação é a própria pessoa. O cartão europeu de saúde não é aceito pelo estágio?