Descubra como é a ceia de natal francesa

Você sabe como é uma tradicional ceia de natal francesa? Chegou a época do ano mais esperada pelas crianças e que também é uma das preferidas de grande parte dos adultos. Seja você religioso ou não, o natal é a época de reunir a família e preparar aqueles pratos típicos que só encontramos nas mesas no fim de ano. Na França, a ceia de natal também é bem farta e apresenta algumas similaridades com a nossa ceia de natal brasileira.

Começando a ceia de natal francesa com a entrée (entrada)

ceia de natal francesa

Foto: roger-junca.com

 

Uma entrada típica da ceia de natal francesa é o fois gras. Vendido em blocos, o fois gras é cortado em fatias e servido com torradas, acompanhado por champanhe. Não se esqueça de brindar com todos, olhando bem nos olhos na hora de trincar as taças. Caso contrário, a tradição diz que ambos terão 10 anos de sexo ruim... E olha que muita a gente leva essa tradição a sério! Outras entradas incluem ostras ou salmão defumado, servido com pão de forma ou em pedaços de baguette.

Hora do banquete: O prato principal

ceia de natal francesa

Foto: recette-de-cuisine.lol.fr

O prato principal francês se assemelha a um dos pratos presentes nas ceias brasileiras: o peru (dinde de noel). Na França, o peru é geralmente recheado com marrons, uma espécie de castanha que também é utilizada no preparo do marrom glacê, um doce bem conhecido no mundo todo. Outros pratos incluem a lagosta, ganso ou chapon (uma espécie de frango).

Como acompanhamento, um gratinado de batata como o gratin dalphinois e uma salada.

A sobremesa

ceia de natal francesa

Foto: cuisine.journaldesfemmes.fr

Antes de partir para a sobremesa, é hora do queijo. Uma tábua com vários tipos de queijos, manteiga e pedaços de baguette são servidos. Depois do queijo, é hora de comer a sobremesa. Uma sobremesa típica do natal francês é a bûche de noel, um tipo de bolo rocambole recheado com um creme de chocolate. O nome bûche faz referência ao formato de tronco do bolo, pois segundo as tradições que datam da idade média, as pessoas costumavam queimar um pedaço de lenha de uma árvore frutífera e a chama deveria durar da noite de natal até o ano novo. Depois, as cinzas eram usadas para fertilizar a terra.

Leave a reply

%d blogueiros gostam disto: