Renovar o titre de séjour salarié é obrigatório para continuar exercendo um emprego na França. Depois de passar pelo árduo processo do pedido de autorização de trabalho e conseguir o seu primeiro titre de séjour salarié, é preciso pensar na sua renovação.
Para maiores informações, não deixe de conferir o nosso canal no YouTube e acompanhar o nosso Instagram. Além de postagens diárias, muitas dicas e informações são postadas diariamente no stories. Já está nos seguindo?
Faça agora mesmo a sua cotação com a Wise, uma empresa que oferece um serviço rápido e seguro com as menores taxas e as melhores cotações de câmbio.
Renovar o titre de séjour salarié na França
A validade do primeiro titre de séjour salarié é de 1 ano. Uma mudança na lei sobre o direito dos estrangeiros na França criou as cartes pluriannuelles. Esta lei entrou em vigor em novembro de 2016. Ela dá o direito à emissão de titres de séjour salarié com validade de até 4 anos a partir da primeira renovação.
O procedimento e os documentos exigidos para a renovação variam de préfecture para préfecture. Em algumas, o processo é feito via postal e outras exigem que um RDV (rendez-vous) seja marcado para que você traga os documentos necessários. Em ambos os casos, é importantíssimo conferir várias vezes se todos os documentos estão presentes.
Quando o processo é feito via postal, o dossiê incompleto é reenviado ao seu endereço. Você terá que enviar todo o dossiê novamente e ainda irá para o “fim da fila”, pois o tratamento é feito por ordem de chegada. Isso sem dúvida vai atrasar a emissão, o que pode ser um grande problema para você. Sem um titre de séjour válido, você não poderá trabalhar e terá o seu contrato suspenso.
Documentos necessários para renovar o titre de séjour salarié
Como foi dito anteriormente, os documentos podem variar de préfecture para préfecture. Na préfecture de Nanterre (92), os documentos exigidos são:
- Attestation de présence – documento emitido pela empresa que você trabalha, alegando que você faz parte do efetivo e esteve presente durante o ano;
- Attestation de résidence – conta de luz, telefone fixo, quittance de loyer, contrato de locação de menos de 3 meses. Se morar com alguém, fornecer a attestation d’hebergement assinada pelo responsável com a cópia de um documento de identidade e cópia do comprovante de residência no nome da pessoa;
- Cópia dos 3 últimos contracheques (bulletin de paie);
- Cópia do passaporte;
- Cópia do titre de séjour;
- 3 fotos 3×4.
Caso tenha mudado de emprego, verifique com a sua préfecture quais são os documentos exigidos. Pode ser pedido também: o último avis d’imposition, a cópia do contrato de trabalho e os últimos 12 bulletins de paie.
Quando devo enviar o meu dossiê?
O recomendado pelas autoridades, é de enviar 2 meses antes da expiração do seu titre de séjour. Como todo o processo buracrático na França é bem demorado, recomendo que você envie seu dossiê para renovar o titre de séjour salarié ao menos com 2 meses e meio / 3 meses antes da expiração.
Isso também é uma forma de garantir que caso falte algum documento, você tenha tempo suficiente para corrigir o problema.
Quando o processo requer uma prise de RDV, fique atento à agenda da préfecture. Se você ver que os próximos horários são só para daqui 4 ou 5 meses, lembre-se de marcar o RDV bem antes da data de expiração.
Ao renovar o titre de séjour salarié, assim que o documento ficar pronto, você será convocado para ir retirá-lo. O titre só é entregue em mãos, mediante entrega do antigo e a apresentação do passaporte. A coleta de digitais é obrigatória.
Poderei trabalhar se o meu titre de séjour expirar?
Não. Por isso você deve ficar bem atento para renovar o seu titre de séjour salarié. As empresas tomam muito cuidado com a data de validade dos titres de séjour. Elas estão sujeitas à multas caso deixem um trabalhador continuar trabalhando com um titre de séjour expirado.
A préfecture deve fornecer um récépissé após receber e analisar o seu dossiê. Esse récépissé tem o mesmo valor do seu titre de séjour. É ele que garante os seus direitos de continuar trabalhando enquanto o novo titre é confeccionado.
Atenção: O récépissé só é válido se acompanhado do titre de séjour expirado. Ele tem a duração de 3 meses e é renovável.
Como obter uma carte pluriannuelle
As cartes pluriannuelles foram criadas em novembro de 2016. A sua vantagem é um pouco controvérsia. O governo espera “desafogar” as préfectures eliminando a necessidade de passar pelo processo de renovação todos os anos.
É a préfecture que decide a duração da carte pluriannuelle, que pode variar de 2 à 4 anos. O preço de 225€ em timbres fiscais é o mesmo, indiferente da duração da carta.
Prepare a sua viagem
- Pesquise, ative alertas e adquira passagens aéreas pelo menor preço com a Skyscanner.
- Reserve a sua hospedagem no Booking.com onde você encontra as melhores tarifas e cancelamento gratuito.
- Procurando por um hostel barato e sem taxas para reservar? É na Hostelworld.
- Adquira um seguro viagem e viaje tranquilamente. Pesquise pelo menor preço com a Seguros Promo e aproveite do nosso desconto de 5%.
- Compre ingressos para museus, atrações turísticas e transfer com a Get Your Guide e Tiqets para evitar filas e ter mais conforto na sua viagem.
- Alugue um carro para facilitar a sua viagem e conhecer novos lugares com a Rentcars.
- Compartilhe todos os momentos da sua viagem adquirindo um chip internacional de viagem com a Viaje conectado.
- Passagens de trem, ônibus e avião com mais de 1000 parceiros para você programar a sua viagem em um só lugar com a Omio.
- Esteja equipado com a nossa seleção de equipamentos para viagem.
3 comentários
Boa noite! Preciso da ajuda de vc. Estou precisando da indicação de um advogado que possa me auxiliar no pedido da carta de séjour. Meu esposo esta na França a pouco mais de 4meses esta em situação ilegal, porem ele tem como comprovar renda e residência por favor me ajuda estou no Brasil e ele se encontra na França precisamos da ajuda de vc
ALEM DESTES DOCUMENTOS? TMB. VAO PEDIR AUTORIZACAO DE TRABALHO, CONTRATO DE TRABALHO E 3 ULTIMAS FOLHAS DE SALARIO.
Olá Rodrigo,
Depende da préfecture, se trocou de empregador ou se é a primeira renovação. Onde eu moro não precisa de nenhum desses que você citou.
Um abraço