Mulher passando por consulta médica no Planned Parenthood
Home Morar no ExteriorVida na América do NorteCotidiano na América Como funciona o Planned Parenthood nos Estados Unidos

Como funciona o Planned Parenthood nos Estados Unidos

by Suellen Kyl
Atualizado em 27 janeiro 2024 por Suellen Kyl

O sistema de saúde norte-americano é bem complicado, para não dizer caro. Um simples exame de urina pode custar algumas centenas de dólares se você não tiver um bom seguro de saúde. Para as mulheres que sofrem constantemente com problemas ginecológicos, que necessitam ser tratados rapidamente (como uma infecção urinária), ter acesso a uma clínica de qualidade e que entenda a necessidade de um tratamento rápido e eficaz é essencial. E se você é estudante, au pair ou não possui um salário que lhe permita arcar com um seguro de saúde, o Planned Parenthood é uma mão na roda.

Quem não se lembra da primeira aula de francês, quando você mal sabia falar bonjour e estranhava todos aqueles acentos pra todo lado ou todas aquelas palavras que a gente não pronuncia a última letra? Nada disso fazia sentido e às vezes parecia mesmo que nunca iria fazer. É assim que a gente se sente quando começa a aprender um novo idioma, sempre comparando com a nossa língua materna. E quanto mais distante, mais estranho parece. Melhore a sua pronúncia em francês com algumas dicas simples.

Para maiores informações, não deixe de conferir o nosso canal no YouTube e acompanhar o nosso Instagram. Além de postagens diárias, muitas dicas e informações são postadas diariamente no stories. Já está nos seguindo?

Faça agora mesmo a sua cotação com a Wise, uma empresa que oferece um serviço rápido e seguro com as menores taxas e as melhores cotações de câmbio.

>> Faça agora mesmo a sua cotação <<

Mulher passando por consulta médica no Planned Parenthood

Foto: Pexels por Mart Production

Como funciona o Planned Parenthood

O Planned Parenthood é uma associação sem fins lucrativos que data de 1916, quando Margaret Sanger abriu a primeira clínica para ajudar e educar as mulheres em relação à sexualidade, com ênfase em como prevenir uma gravidez. Hoje em dia, oferece às mulheres de baixa renda exames ginecológicos gratuitos ou por um preço acessível (depende da sua renda), pílulas, camisinhas, acompanhamento da gestação e também abortos (o aborto é legalizado nos EUA).

O atendimento varia de clínica para clínica. Na clínica de San Francisco, por exemplo, as consultas são feitas com hora marcada e dependendo do motivo da consulta. Confira abaixo o meu depoimento de como foi o passo-a-passo do meu atendimento quando era au pair.

Como é o atendimento no Planned Parenthood

“Entrei e só tinha algumas pessoas, deveria ser umas 4:15. Disse pra moça o que estava sentindo e que achava que era infecção urinária. Ela me deu um papel com alguns dados pra preencher. Entreguei e ela marcou um appointment para o dia seguinte, às 12:50pm. Fiquei meio decepcionada por não ser no mesmo dia. Eu, como uma pessoa pouco dramática, já estava morrendo de medo da infecção ter ido pros rins e acabar tendo que ser internada. Pois como já disse, não tenho o seguro de saúde completo, então teria que ficar devendo a alma aqui.

Cheguei em casa e a host tinha queimado taco shells na torradeira, tava fedendo a casa inteira. Perguntei se poderia ir naquele horário, já que seria na nap dos bebês e a outra nanny ia estar em casa de qualquer jeito. Ela ficou meio assim mas concordou. Pelo tempo que os bebês andam dormindo (em torno de 3h), daria tempo suficiente pra ir e voltar.

No dia seguinte, saí de casa quase meio dia. Consequência: perdi o busão de novo. Aqui muitos pontos de ônibus tem um mostrador com o horário dos próximos ônibus. E quando dizia 1min, do nada mudou pra 10mins. Eu pirei e comecei a xingar mentalmente. Iria chegar atrasada.

Acabei chegando na clinica por volta das 1:07, preenchi de novo o papel verde e sentei pra esperar. Esperei, esperei, esperei… Até que me chamaram pra preencher umas 4 páginas com informações pessoais. Entreguei e esperei, esperei… Me chamaram e deram 2 copinhos pra eu fazer xixi. Fiz o bendito xixi no copinhos e voltei pra esperar. E esperei…

Quando deu 3pm mandei mensagem pra nanny dizendo que não tinha sido atendida ainda e que não conseguiria chegar em casa antes das 3:30. Mandei mensagem pra host também, que não me respondeu. Quando deu umas 3:15 me chamaram, finalmente.

Entrei e a moça estava com os papéis que eu tinha preenchido em mãos. Revisou todas as minhas respostas, perguntou se eu queria trocar de método anticoncepcional, e disse que iriam testar para outras doenças como clamídia e gonorréia para ter certeza que o problema era apenas infecção urinária e se tivesse alguma alteração eles entrariam em contato em torno de 7 dias. Eles perguntam também se você quer fazer os teste para HIV.

Achei que estava perto de ir embora já, mas ela me disse pra sentar e esperar alguma coisa que eu não prestei atenção, pois já era mais de 3:30 da tarde e eu não tinha almoçado. Minha host começou a mandar text no estilo desesperado dela perguntando onde eu estava, se eu estava perdida e que horas iria voltar. Começou a dar piti nas txts falando que tinha cancelado não sei o que pra voltar pra casa pq eu não tinha voltado ainda e a outra nanny tinha appointment e precisou ir embora. Disse milhões de desculpas e comecei a surtar pq a médica demorou mais 500 anos pra aparecer. Quando eu decidi abrir a porta pra ir embora, ela aparece. Colhe o material para o papanicolau e me dá o antibiótico pra infecção urinária.

Saí de lá já era 4pm, saí voando e só vi o busão passando do outro lado da rua. Tive que esperar o próximo e só cheguei em casa às 5, a raiva da host já tinha passado e ela só perguntou se eu tinha conseguido ser atendida e se tava tudo resolvido.

Bom, resumindo: Não paguei nada pela consulta, por nenhum exame e nem pelo antibiótico. Ao contrário do que ouvi muita gente falar, ao menos na clínica que eu fui as atendentes eram bem educadas e eu fui super bem atendida, apesar da demora (mas pq tem muita gente). Eles fazem, além de exames ginecológicos, orientação,  entre outras coisas e vc pode pegar seu anticoncepcional de graça.”

Prepare a sua viagem

• Pesquise, ative alertas e adquira passagens aéreas pelo menor preço com a Skyscanner.
  • Reserve a sua hospedagem no Booking.com onde você encontra as melhores tarifas e cancelamento gratuito.
  • Procurando por um hostel barato e sem taxas para reservar? É na Hostelworld.
  • Adquira um seguro viagem e viaje tranquilamente. Pesquise pelo menor preço com a Seguros Promo e aproveite do nosso desconto de 5%.
  • Compre ingressos para museus, atrações turísticas e transfer com a Get Your Guide e Tiqets para evitar filas e ter mais conforto na sua viagem.
  • Alugue um carro para facilitar a sua viagem e conhecer novos lugares com a Rentcars
  • Compartilhe todos os momentos da sua viagem adquirindo um chip internacional de viagem com a Viaje conectado.
  • Passagens de trem, ônibus e avião com mais de 1000 parceiros para você programar a sua viagem em um só lugar com a Omio.
  • Esteja equipado com a nossa seleção de equipamentos para viagem.

Você também pode se interessar...