16 Coisas que mudam para sempre ao viver no exterior

by Suellen Kyl

Viver no exterior é uma experiência única e inesquecível. Mas se você ainda não está inteiramente convencido dessa ideia, confira uma lista com 16 coisas que podem mudar para sempre a sua vida ao se mudar para um outro país.

viver no exterior

Precisando enviar ou receber dinheiro do exterior? Utilize a Wise, a melhor plataforma online para enviar ou receber dinheiro do exterior com as melhores taxas do mercado.


 

1. A adrenalina é constante

A partir do momento que você decide ir embora, sua vida torna-se um balanço de emoções que incluem o inesperado, a aprendizagem e improvisação. Novos lugares, novos costumes, novos desafios, novas pessoas … O sentimento de recomeço pode assustá-lo no começo, mas logo você descobrirá que ele é viciante. É difícil a vida no exterior.

2. Na volta, tudo parece igual

Então, quando você volta para casa, você ficará surpreso que tudo permanece o mesmo. Sua vida mudou em um ritmo frenético, mas em casa tudo segue o seu ritmo habitual. Os outros estão ocupados com suas responsabilidades diárias, e você precisa entender que a vida não para porque você chegou.

3. Faltam e sobram palavras

Quando perguntam como vão as coisas, você se esforça para encontrar as palavras adequadas. Em seguida, no entanto, você tem que morder a língua porque a cada conversa, você se lembra de mil e uma histórias do “outro país”.

4. A coragem superestimada

Muitas pessoas vão dizer que você é corajoso, também gostariam de viver no exterior, mas não se atrevem . E você também tem medo, mas sabe melhor do que nunca que a coragem é, talvez, 10% das grandes decisões. Os 90% restantes estão na sua força de vontade.

5. O sentimento de liberdade

Você gostaria de ser tão livre como antes, mas o sentimento de liberdade agora é diferente. Se você já escapou do conforto e conseguiu ser bem sucedido a milhares de quilômetros de casa, você sente que pode fazer qualquer coisa.

6. Você para de falar uma língua em particular

Às vezes você perde uma palavra em outro idioma. Quando você vive com uma língua estrangeira, você trava uma luta constante entre aprender e desaprender de cada vez. Enquanto você consegue internalizar referências culturais e insultos em sua segunda língua, você se surpreende-se se esforçando para ler em sua língua nativa.

7. Você aprende que dizer adeus é apenas uma etapa

Logo você percebe que agora muitas coisas e pessoas estão passando, e o valor da maioria das situações são relativas. Aperfeiçoar o equilíbrio entre a criação de laços e saber deixar ir, guardar recordações : uma luta perpétua entre nostalgia e pragmatismo.

8. Viver com “dois de tudo”

Com dois chips, com dois cartões de biblioteca, duas contas bancárias, dois tipos de moeda sempre e por aí vai…

9 . Normal? O que é normal?

Viver no exterior ensina que “normal” significa socialmente ou culturalmente aceito. Você aprende que existem outras maneiras de fazer as coisas e que, depois de um tempo, você também irá impensávelmente adotar este hábito.

10. Um turista em sua própria cidade

Você pensa nessa ou naquela atração turística que talvez não tinha visitado no país que você mora. Mas quando alguém vem visitar alguns dias e pede recomendação, você não sabe o que dizer!

11. Você aprende a ser paciente e pedir ajuda

Mudando de país, mesmo a tarefa mais simples pode se tornar um desafio. Documentos, encontrar a palavra certa, saber qual ônibus pegar. Há sempre momentos de desespero, mas logo você irá armar-se com uma paciência que você nunca teve, e concordar em pedir ajuda (no ônibus, na rua).

12 . O tempo é medido em pequenos momentos

De longe, você ouve como é a vida em casa: aniversários, pessoas saindo, você perdendo datas importantes… Em sua nova casa, o dia passa muito rápido. Você passa então a medir a vida com cada pequeno momento, como aquela conversa pelo Skype por exemplo.

13. A saudade invade você no momento mais inesperado.

Uma comida, uma música, um cheiro . Qualquer pequeno detalhe é suficiente para despertar a saudade de repente. Faltam detalhes que você nunca imaginou e que daria qualquer coisa para ser capaz de transportar-se, por um momento, naquele lugar. Ou, para compartilhar o sentimento com alguém que entende você…

14. As coisas agora tem um novo sentido

Você vai ler que muitas vezes uma viagem proporciona uma mudança de vida . E, apesar dos clichês, viver em outro país é uma jornada que irá mudar profundamente a sua vida. Vai abalar suas raízes, suas certezas e medos. Você pode não acreditar nisso , mas um dia você verá com clareza uma surpreendente que você evoluiu, tem cicatrizes, tem vivido. Você mudou.

15. A casa se ​​encaixa em uma mala

A partir do momento em que sua vida se encaixa em uma mala (ou, se você tiver sorte com sua companhia aérea em duas), o que você entendia por casa deixa de existir. Quase tudo o que você pode tocar com as mãos é substituível.

16. E você não vai mais parar

Agora você sabe o que isso significa, sacrificar o conforto e ir atrás do novo, inexplorado. E o mundo é tão grande que uma única vida talvez não seja o bastante parar explorar tudo o que está por aí.

E você, adicionaria algo a mais nessa lista sobre viver no exterior?


Você também pode se interessar...

1 comentário

Saliene Rodrigues Campos 13 setembro 2015 - 14:04

Ser imigrante e ser turista é diferente em alguns pontos , ser visto em outro paiz como turista é uma coisa .E ser visto como imigrante é outra coisa , claro que em ambas vivemos experiencias grandiosas que vem para acrescentar em nossas vidas muita coisa , mas as expequitativas , recepição é muito diferente em cada caso , meus amigos e familia pensam que estou aqui de férias fazendo turismo , é claro que aproveitamos o fato de estarmos em outro paiz e unir util ao agradavél , e até para entendermos a cultura local desenvolver a lingua e até mesmo para driblarmos a solidão tentamos preencher espaços do nosso tempo com coisas utéis repleto de no apredizado e ai nesse momento que nos aventuramos pelas ruas , ao encontro de belezas como: paissagens , museus , praças , parques etc…

Reply

Deixe um Comentário 🙂