Viajando barato pela Europa de carona (Blablacar)

by Drieli Luz

A dica de hoje é uma das descobertas mais interessantes que eu fiz recentemente pois pra mim ficou muito mais fácil e barato viajar pela europa! O termo dar carona em português significa conduzir gratuitamente alguém em um veículo. Mas nesse caso, você não viaja de graça mas compartilha as despesas com o motorista.

blablacar viajando barato pela europa

Como funciona o Blablacar?

Você escolhe o trajeto, a data e o motorista online no site Blablacar, paga a quantia e recebe um código. Na hora da viagem quando chegar a seu destino você transmite o código ao motorista. E só após confirmar esse código no site ele receberá o dinheiro. Simples e seguro!

Minha experiência

Tudo começou quando eu estava passando o verão na Itália mochilando sem muitos planos mas um pouco cansada de turistar e festar durante 3 semanas e por isso decidi ir para Milão para começar o caminho de volta para a França.

Mas quando fui comprar a passagem de trem para minha surpresa simplesmente custava o olho da cara. Primeiro por que era alta temporada, por exemplo, 80% das pessoas nas cidades famosas como Roma, Florência, Veneza e Milão são turistas! E em segundo lugar por que estava em cima da hora, leia-se 2 dias antes.

Pensei Dio mio! o que eu faço agora?! Eu não podia ficar mais dias no hostel em Roma porque acabaria saindo caro também, sendo que eu já tinha conhecido a cidade. Dessa forma eu resolvi testar o sistema de carona, eu já tinha ouvido falar mas nunca tive coragem de testar. Mas dessa vez eu não tive escolha.

A viagem de Roma a Milão é longa, leva em torno de 6 horas! Havia ofertas desse trajeto no site do blablacar mas para minha primeira experiência eu não queria que fosse tão longa.

Daí consegui comprar uma passagem de trem relativamente barata de Roma a Florença, e de Florença eu pegaria carona até Milão (3 horas). Tudo se passou tão bem que de Milão para a França também fui de carona e depois disso já viajei para a Bélgica e Holanda! Eu recomendo!

Carona, ônibus, trem ou avião?

O sistema de carona é interessante para viagens em cima da hora, porque é bem mais barato que trem ou avião. Às vezes pode custar um pouco mais caro que ônibus, mas a viagem é mais rápida. Por exemplo, no trajeto Paris – Amsterdam de carro leva 5 horas, de ônibus 7 ou mais! Pois ele para em diversas cidades no caminho, o que faz ser muito cansativo.

Dicas

  • Só reserve um trajeto com motoristas que já tenham histórico no site e boas avaliações.
  • Se você não quer viajar desconfortável, não reserve um trajeto que aceite 4 passageiros dentro do veículo (a não ser que o carro seja uma mini-van).
  • Pergunte o lugar exato e pontos de referências do ponto de encontro, o que mostra no mapa no Blablacar é apenas uma localização estimada.
  • É importante ter um número de celular que você possa se comunicar com o motorista!
  • Seja gentil, não chegue atrasado e sempre comunique em caso de desistência e imprevistos 😉

Países onde o Blablacar funciona

blablacar

Caso tenha alguma dúvida não hesite em nos enviar um comentário. Boa viagem!


Você também pode se interessar...

3 comentários

Ana lucia Mendes 21 março 2015 - 16:26

Ha Alguem q vai pra Madrid saindo de zurich dia 30 de março.? Ajudo com a gasolina.

Reply
Carolina 9 março 2017 - 22:20

Oi, achei ótima a review. Mas tenho uma pergunta: se eu for passar apenas alguns dias, como faço pra pagar, já que é no cartão? Continua valendo mesmo se eu tiver que pagar iof?

Reply
Suellen Kyl 13 março 2017 - 10:18

Olá Carolina,
Se o seu cartão for aceito interncionalmente, não tem problema. O pagamento é apenas com cartão.
Um abraço

Reply

Deixe um Comentário 🙂