As impressões que os brasileiros passam sobre os clichês brasileiros para cada nacionalidade depende da cultura de cada país. Em certos países, alguns costumes brasileiros são chocantes e em outros são considerados apenas estranhos ou diferentes.
Os franceses tem uma visão bem sólida sobre o Brasil e os brasileiros. Eles sabem identificar sem problemas o Brasil no mapa mundi (quando morei nos Estados Unidos, alguém me perguntou se o Brasil ficava perto da China) e conhecem mais do que os simples clichês como futebol e carnaval. Confira também os hábitos brasileiros que os franceses acham estranhos.
Para maiores informações, não deixe de conferir o nosso canal no YouTube e acompanhar o nosso Instagram. Além de postagens diárias, muitas dicas e informações são postadas diariamente no stories. Já está nos seguindo?
Faça agora mesmo a sua cotação com a Wise, uma empresa que oferece um serviço rápido e seguro com as menores taxas e as melhores cotações de câmbio.
O que os franceses pensam sobre os clichês brasileiros
Futebol
Os franceses são fascinados pelo futebol brasileiro e estão desapontados tanto quanto nós mesmos com os recentes resultados da equipe. Conversando com um francês, ele me contou o quanto ele era deslumbrado pelo futebol brasileiro na época da Copa de 98 e que nunca entendeu aquele famoso 3×0 que até hoje é o orgulho dos franceses.
Apesar do desapontamento, eles acreditam que o Brasil ainda vai voltar ao patamar dos bons tempos e fazer muito mais franceses se apaixonarem pelo nosso futebol. E eles gostam de futebol tanto quanto nós. Na época do campeonato francês, a TV está sempre ligada no jogo da equipe favorita e eles gostam de discutir durante e após o jogo.
Carnaval
Os franceses não olham com olhos de desprezo e falta de vergonha o carnaval brasileiro. Eles acham bonito e contagiante o ritmo dos enredos e todas aquelas cores e plumas (e mulheres bonitas). E são bastante curiosos para ver ao vivo toda a folia das escolas de samba e sentir o calor e a alegria que eles veem nos noticiários e nos jornais.
Língua
Ao contrário da maioria dos estrangeiros, os franceses não acham que falamos espanhol. Mas também não acham que falamos português. Segundo eles, nós falamos “brésilien”(brasileiro). Logo que comecei a ouvir eles dizendo que falamos brésilien, me soava muito estranho. Aos poucos, comecei a ouvir com carinho, pois enquanto já ouvi muitas vezes estrangeiros achando que português e espanhol eram a mesma coisa, os franceses tem claramente uma ideia que o português falado em Portugal é bem diferente no Português falado no Brasil (no quesito pronúncia).
Amazônia
Os franceses sabem o tamanho e a importância da floresta amazônica, mas eles sabem que o Brasil não é coberto pela floresta por todo lado. Eles tem bastante noção da extensão do nosso território e sabem que não temos jacaré no quintal de casa. Eles tem bastante curiosidade em conhecer a Amazônia.
Rio de Janeiro e São Paulo
Muitos estrangeiros acham que o Brasil se resume a Rio e São Paulo. Os franceses sempre perguntam de que lugar do Brasil você vem, e mesmo que não saibam onde fica, gostam de saber perto de que ou em que direção fica. Apesar de serem fascinados pelo Rio, muitos deles também pensam que um país tão grande, deve ter muito mais coisa para conhecer. Mas claro que “Riô” e “Sao Polo” (au em francês tem som de o, de onde vem o erro ortográfico que eu já vi até em outdoors) continuam sendo os pontos de referência. Conhea também os hábitos franceses que deveriam ser seguidos.
Prepare a sua viagem
- Pesquise, ative alertas e adquira passagens aéreas pelo menor preço com a Skyscanner.
- Reserve a sua hospedagem no Booking.com onde você encontra as melhores tarifas e cancelamento gratuito.
- Procurando por um hostel barato e sem taxas para reservar? É na Hostelworld.
- Adquira um seguro viagem e viaje tranquilamente. Pesquise pelo menor preço com a Seguros Promo e aproveite do nosso desconto de 5%.
- Compre ingressos para museus, atrações turísticas e transfer com a Get Your Guide e Tiqets para evitar filas e ter mais conforto na sua viagem.
- Alugue um carro para facilitar a sua viagem e conhecer novos lugares com a Rentcars.
- Compartilhe todos os momentos da sua viagem adquirindo um chip internacional de viagem com a Viaje conectado.
- Passagens de trem, ônibus e avião com mais de 1000 parceiros para você programar a sua viagem em um só lugar com a Omio.
- Esteja equipado com a nossa seleção de equipamentos para viagem.
7 comentários
Quanto mais eu leio sobre os franceses, mais eu os admiro. Que povo educado! Espero que um dia nós sejamos assim também.
Concordo eles curtem tudo de nosso Brasil sem discriminação.
Como moro em São Paulo, vejo certos costumes do Brasil pela tv, até entendo que uma pessoa de outro pais pense que certos costumes são comuns para todos os brasileiros, eu e muitas pessoas que conheço achamos o carnaval do rio uma coisa chata e repetitiva, nem todos que estão ali gostam , estão para aparecer na mídia, o do nordeste acho uma palhaçada, aquele povo suado pagando caro para enriquecer artistas sem valor nenhum, que só aparecem nessa época, o carnaval de São Paulo e outros estados não tem graça,acho que tudo que se ve do Brasil la fora é um ppuco de desinformação, essa semana minha filha disse que ia com a familia para Ilheus….pensei que mau gosto, qdo ela mandou as fotos disse que estava num “paraiso” mesmo ela conhecendo varios paises, inclusive Paris que adora,ai vi que sou desinformada , vejo o que os outros veem na midia.Desculpem por me estender muito!
Ola Vania,
Realmente é muito relativo. Depende muito da experiência pessoal de cada um e sua forma de encarar o mundo.
Obrigada pelo comentário e volte sempre 🙂
Eu já morei em Ilhéus, é muuuuito lindo, sinto muita saudade.
Claro que os franceses reconhecem o Brasil no mapa-múndi. Trata-se de uma nação de cultura, com forte legado de conhecimento para o mundo. É a França, culta, grande; não se trata dos Estados Unidos, cujo povo coloca o Brasil como o país dos ‘sombreros’, ao lado da China e com capital em Buenos Aires . . .
Claro que os franceses sabem indicar o Brasil no mapa! É uma nação culta, com grande legado do conhecimento para o mundo. Trata-se da França –culta–, e não dos EUA –cujo povo pensa que o Brasil é o país dos “sombreros”, ao lado da China e com capital em Buenos Aires . . .