Viver irregular é uma situação bem complicada. Muita gente sonha em viver na Europa, em vivenciar de perto a cultura de um país estrangeiro e muitas vezes não pensam nas consequências que isso pode causar. É claro que cada um é adulto e sabe o que é melhor para si próprio, mas é sempre bom colocar na balança e ver os dois lados. Confira algumas das dificuldades:
Não poder abrir conta em banco
Na França (e acredito que na maior parte dos países europeus) é necessário que o estrangeiro possua uma conta em banco, por várias razões, como por exemplo: Pagar o aluguel, pedir um plano de internet e plano pós pago de celular ou qualquer outra conta.
Na França não existe usar o serviço e depois pagar a fatura, tudo é feito em débito automático, então é obrigatório ter uma conta bancária. Quem está irregular não consegue ter uma conta porque não tem os requisitos, como: comprovante de endereço no seu nome, um documento válido e contrato de trabalho. Há quem consiga abrir, mas não é nada fácil.
Dificuldades para alugar um apartamento
Para alugar um apartamento na França é necessário ter conta em banco, ganhar 3 vezes o valor do aluguel e ter um fiador (garant). Quem vive irregular em um país estrangeiro vai ter muita dificuldade em conseguir tudo isso, porém muita gente acaba dando o "jeitinho" brasileiro e conseguindo, mas estarão sujeitos aos riscos, como:
O proprietário não fazer contrato, você não poderá receber ajuda do governo para pagar o aluguel e o proprietário pode pedir o apartamento quando bem entender, entre outras coisas.
Não ter um trabalho justo
A maioria das pessoas acabam aceitando qualquer trabalho e acaba não recebendo o justo por ele, muitos empregadores se aproveitam da situação do irregular e não pagam o correto.
Dificuldades para viajar
Viajar dentro da Europa se torna algo muito complicado, pois sempre existe a possibilidade de ter controle de identidade e quem está de forma irregular acabará sendo surpreendido. Isso pode custar muito, como expulsão e proibição de retornar à Europa.
Conviver com o medo de ser descoberto
Conviver com o medo de encontrar o controle de documentos e ter que pensar duas ou três vezes antes de ir em um lugar desejado ou o medo de encontrar policiais e de ser preso.
Discordo! Faz cinco anos que vivo na europa sem papeis e tenho conta bancaria , ape alugado no meu nome e viajo pra onde quero! A questao e que a pessoa tem que saber como fazer coisas..
Eu gostaria muito de suas dicas
Balela esse artigo aí .
Falando sobre A frança , qualquer um abre uma conta bancária aqui !
É mesmo?? então deixe a dica aqui para quem está tentando. Abraço e obrigado por acompanhar o blog 🙂
bom moro aqui em Paris a 4 anos nao tenho PAPEIS (documentos) mas tenho conta em banco no meu nome aberta com meu passaporte assim que cheguei aqui .
sempre viajei por toda a Europa nas ferias mesmo com visto vencido
o segredo é ande sempre bem vestido ;nao va para o aeroporto como se fosse um Hipie(nada contra hipies, mas eles sao sempre controlados) porte se como gente decente , dica imprima sempre seu bilhete aereo para viajar no espaço de schengen ,isso te livra dos controles (em 95% dos caso nao controle)
ao contrario do que pensa os sabidoes de plantao , prefira sempre partir do aeroporto CDG ;como sempre a muita gente com pressa quase nao existe controle , ao contrario dos aerodromos menores como Beauvais por exemplo
boa sorte ,seja feliz
Eu gostaria muito de suas dicas Carlos