16 Maiores clássicos da música francesa

Os grandes clássicos da música francesa são na maioria deles mundialmente conhecidos, seja na versão original ou na versão local.

Os maiores clássicos da música francesa

Preparado para um momento nostalgia? Reunimos em uma lista para que você possa ouvir os maiores clássicos da música francesa de todos os tempos. Assim, além de ouvir belas canções, você aproveitar também e aprender francês ouvindo música

Essas canções marcaram gerações e não deixam de estar presentes. Quem não gosta de ouvir aquelas músicas antigas que fizeram sucesso no passado e marcaram gerações? Na hora do flashback na França, você sabe quais são as músicas que fazem os franceses voltarem no tempo, cantarem e dançarem como se não houvesse amanhã?

clássicos da música francesa

1. Jacques Brel - Ne Me Quitte Pas

Escrita por ele mesmo, lançada em 1959 parte do álbum La valse à mille temps. A música fala sobre a ruptura amorosa do cantor e sua esposa. No Brasil, Ne me quitte pas teve inúmeras reprises e adaptações, entre elas Não me deixes mais de Fagner e Se você partir por Agnaldo Timóteo e Altemar Dutra.

 

2. Claude François - Comme d'habitude

Escrita por Claude François, Gilles Thibaut e  Jacques Revaux, lançada em 1967. Ela relata o quotidiano de um casal que se separa. A canção tornou-se mundialmente conhecida na versão My way de Frank Sinatra em inglês.

3. Édith Piaf - Non, je ne regrette rien

Composta por Michel Vaucaire e Charles Dumont, foi lançada em 10 de novembro de 1960 por Édith Piaf. A música fala do passado da cantora, das suas lembranças, boas e ruins e de seus amores.

No Brasil, Non, je ne regrette rien foi interpretada por diversos cantores, entre eles Maria Bethânia e Cássia Eller.

4. Édith Piaf - La Marseillaise

La Marseillaise é o hino nacional da França escrito por Claude Joseph Rouget de Lisle em 1795. A canção ganhou uma versão interpretada pela cantora Édith Piaf.

5. Joe Dassin - Les Champs-Élysées

Escrita por Michael Deighan e composta por Michael Wilshaw, a canção Les Champs-Élysées foi lançada em 1969. Ela narra as belezas e todo o encanto que a mais bela avenida do mundo tinha nos anos 60.

6. Vanessa Paradis - Joe Le Taxi

Escrita por Étienne Roda-Gil e composta por Franck Langolff. Foi lançada no álbum de estreia de Vanessa Paradis em 1987, sendo considerada a canção que se tornou fenômeno no verão de 1987.

Existe uma versão em português interpretada pela cantora Angélica - Vou de táxi.

7. Jean-Jacques Goldman - Envole moi

Escrita e interpretada por jean-jaques Goldman, lançada em 1984. A letra conta a história de um menino nascido em uma favela que pede ajuda para ter um destino melhor longe da criminalidade através dos estudos.

Existe uma nova versão gravada por M.Pokora e Tal em homenagem à Jean-Jacques Goldman lançado em 2012.

8. Jean-Jacques Goldman - On ira

Lançada em 1997 como parte do álbum En passant, esta música super romântica é um dos grandes clássicos da música francesa.

9. Michel Sardou - Je Vais T'aimer

Escrita por Gilles Thibaut, Jacques Revaux e Michel Sardou, lançada em 1976. A canção faz uma declaração de amor à uma mulher durante uma noite de amor.

Interpretada por Louane no filme La famille Bélier, Je vais t'aimer foi bastante lembrada em 2015.

10. Édith Piaf - La Vie En Rose

Composta por Louis Guglielmi, lançada em 1946, é um grande clássico da música francesa, interpretada por Édith Piaf. É uma canção que se tornou mundialmente conhecida e interpretada por inúmeros artistas. 

11. Au Bonheur des Dames - Oh Les Filles

Um bom e velho rock n'roll dos anos 70. O nome do grupo foi inspirado no romance de Émile Zola que lançou o seu primeiro álbum em 1974 e seu último álbum em 2007. O hit "oh les filles" foi o seu maior sucesso.

12. Eddy Mitchell - Pas de Boogie Woogie

Um ritmo contagiante pra você sair cantando e dançando. Cantor, ator e comediante, Eddy Mitchell gravou vários discos nos Estados Unidos. Começou como participante do grupo Les chaussettes noires lançando seu primeiro disco em 1961. Sucesso no passado, seu último álbum foi lançado em 2014.

13. Danny Brillant - Quand je Vois tes Yeux

Partindo para os anos 90, um ritmo contagiante de Danny Brillant. Ouça com cautela, ou você corre o risco de ficar com o refrão na cabeça por muito tempo. Cantor e ator francês, seu último álbum foi lançado em 2012.

14. Images - Les Démons de Minuit

Essa música é um daqueles hits que quando começam a tocar, todo mundo para e canta junto. Lançada em 1986, Les démons de minuit foi um sucesso absoluto na França, figurando no número 1 do top 50 francês por 13 semanas. Um sucesso no passado e que continua a contagiar as novas gerações.

15. Peter Sloane - Besoin de rien envie de toi

Esta dupla de cantores franceses ficou bem conhecida nos anos 80 com esta música Besoin de rien envie de toi, ficando 9 semanas no topo da lista dos hits mais tocados na França entre 1984 e 1985. A música ganhou uma versão remix em 2011.

16. Licence IV - Viens boire un p'tit coup à la maison

Finalizando nossa seleção de músicas, uma canção um pouco descontraída. Este hit foi um dos mais tocados em 1987, ficando 13 semanas no top 50. Este grupo Licence IV é conhecido pelo tipo de música chamado chanson à boire, canções que encorajam o consumo de vinho ou de bebidas alcoólicas no geral.

​​​​​​​​Artigo atualizado em 06/10/2020

2 comments

Leave a reply