Alugar apartamento em Paris pode ser um tanto complicado. Paris é conhecida pelos preços exorbitantes do aluguel de seus minúsculos apartamentos. Se você é estudante, ou tem um orçamento bem limitado, conseguir um lugar para morar pode ser a maior dor de cabeça. E por ser estrangeiro, tudo que já era complicado, se torna ainda mais difícil.
Confira nossas dicas para aumentar as chances de sucesso na sua procura para alugar apartamento em Paris.
Para maiores informações, não deixe de conferir o nosso canal no YouTube e acompanhar o nosso Instagram. Além de postagens diárias, muitas dicas e informações são postadas diariamente no stories. Já está nos seguindo?
Faça agora mesmo a sua cotação com a Wise, uma empresa que oferece um serviço rápido e seguro com as menores taxas e as melhores cotações de câmbio.
Como alugar apartamento em Paris
Use a sua rede de amigos
No mundo atual, nada mais eficaz do que ter uma boa rede de amigos. Como diz o ditado “O importante não é saber, mas conhecer quem saiba”. Use e abuse das redes sociais, nas quais você pode encontrar grupos de pessoas na mesma situação que você, que conhecem alguém ou que estão procurando alguém para dividir um apartamento. Tome cuidado com possíveis fraudes, não envie dinheiro nenhum antes de assinar contrato.
Pesquise bastante e fique atento!
Uma boa dica é prestar bastante atenção se o imóvel que você está alugando é TCC (toutes charges comprises), o que significa que o preço final já inclui todas as taxas. Em alguns casos, as charges podem custar até 1/3 do valor total do imóvel. E é bom perguntar também, o que está incluso nas charges. Dependendo do tipo de moradia que você está procurando, diversos sites estão disponíveis para facilitar as suas buscas.
Dicas para alugar um apartamento em Paris segundo as suas necessidades
Se você procura um studio ou um apartamento sem passar por uma agência
As agências costumam ser bem exigentes e os honoraries (taxas cobradas pelo imobiliária) + caução costumam ser elevados. O site PAP disponibiliza imóveis que podem ser alugados diretamente com o proprietário. Você contacta o dono, agenda uma visita, e leva o seu dossiê diretamente no dia da visita.
As visitas geralmente são realizadas com outras pessoas que também estão interessadas no imóvel. O dono do imóvel analisará os dossiês e decidirá para quem ele irá alugar. Geralmente, a concorrência é bem grande.
Outros sites de anúncios diretos com proprietários: Chambre a louer, Craiglist.
Se você procura um quarto para alugar em Paris
Aqui existem duas opções: chambres de bonne ou colocation.
Os chamados chambres de bonne, que são quartos em torno de 10m² situados no último andar dos edifícios parisienses. Esses quartos costumam ter uma ducha, uma pequena cozinha e a cama acomodados na mesma peça. O vaso sanitário é dividido com os outros moradores dos outros quartos.
É bem pequeno e o fato do banheiro ser fora do quarto é um pouco chato, mas o preço compensa (em torno de 350-500 euros dependendo da região). Eu morei em um desses quartos mas confesso que prefiro gastar um pouco mais e ter mais espaço e privacidade.
A segunda opção é a colocation – Pessoas que alugam um quarto dentro de um apartamento. Você tem o seu quarto privativo e divide as outras áreas comuns com os outros moradores. É interessante porque você tem mais espaço, suas roupas não vão ficar cheirando a comida como no chambre de bonne, mas morar com outras pessoas nem sempre dá certo.
Aqui o preço é mais caro dependendo do imóvel, variando entre 600 e 800 euros . Um site interessante é o Appartager.
Se você não tem certeza e quer dar uma olhada em todas as opções disponíveis antes de decidir
Se você quer ter uma ideia geral dos preços e diferentes tipos de moradias, confira o site Se Loger (a maior parte é por imobiliária) ou Le bon coin, onde você pode encontrar os mais varidos tipos de anúncios. Você pode comprar móveis e muitas outras coisas pelo le bon coin por um precinho bem camarada (mas tome cuidado com as fraudes!).
Se você tem um orçamento um pouco mais flexível, o Paris Attitude oferece studios e apartamentos mobiliados. Outros anúncios de particulares (fora da imobiliária) podem ser encontrados na página do Facebook do Plan Coloc (para dividir apartamento) ou Plan Appart para apartamentos.
Constituindo o seu dossiê para alugar apartamento em Paris
Quais são os documentos exigidos para compor o dossiê?
Na maior parte dos casos, os documentos que compõem o dossiê são:
– Cópia e original dos 3 últimos bulletins de paie
– Cópia e original do último avis d’imposition
– Cópia e original da carte d’identité, passaporte ou titre de séjour
– Cópia e original do contrat de travail
– Um rélevé d’identité bancaire(RIB)
– As últimas quittances de loyer do imóvel ocupado anteriormente, se for o caso
– Se você precisar de um garant (fiador) – Cópias e original dos 3 últimos bulletins de paie e carte d’identité, passaporte ou titre de séjour.
O Guia do Estrangeiro te deseja boa sorte na procura!
Prepare a sua viagem
- Pesquise, ative alertas e adquira passagens aéreas pelo menor preço com a Skyscanner.
- Reserve a sua hospedagem no Booking.com onde você encontra as melhores tarifas e cancelamento gratuito.
- Procurando por um hostel barato e sem taxas para reservar? É na Hostelworld.
- Adquira um seguro viagem e viaje tranquilamente. Pesquise pelo menor preço com a Seguros Promo e aproveite do nosso desconto de 5%.
- Compre ingressos para museus, atrações turísticas e transfer com a Get Your Guide e Tiqets para evitar filas e ter mais conforto na sua viagem.
- Alugue um carro para facilitar a sua viagem e conhecer novos lugares com a Rentcars.
- Compartilhe todos os momentos da sua viagem adquirindo um chip internacional de viagem com a Viaje conectado.
- Passagens de trem, ônibus e avião com mais de 1000 parceiros para você programar a sua viagem em um só lugar com a Omio.
- Esteja equipado com a nossa seleção de equipamentos para viagem.