Mudança do visto de estudante para visto de trabalho
Home Morar no Exterior Mudança visto de estudante para visto de trabalho na França

Mudança visto de estudante para visto de trabalho na França

by Suellen Kyl
Atualizado em 17 fevereiro 2024 por Suellen Kyl

Você fez o seu estágio e a empresa lhe propôs um contrato? Parabéns! É hora de fazer a troca do visto de estudante para visto de trabalho (titre de séjour étudiant para salarié). Para deixar tudo bem simples, o Guia do Estrangeiro traz o passo a passo de todo o processo de mudança. Vamos lá.

Para maiores informações, não deixe de conferir o nosso canal no YouTube e acompanhar o nosso Instagram. Além de postagens diárias, muitas dicas e informações são postadas diariamente no stories. Já está nos seguindo?

Faça agora mesmo a sua cotação com a Wise, uma empresa que oferece um serviço rápido e seguro com as menores taxas e as melhores cotações de câmbio.

>> Faça agora mesmo a sua cotação <<

 

visto de estudante para visto de trabalho

 

Mudando o visto de estudante para visto de trabalho

Logo que você receber e aceitar a proposta de emprego, você deve juntar todos os documentos necessários o mais rápido possível, pois a resposta da DIRECCTE (organismo que regula o trabalho e emprego) pode demorar até 3 meses.

Documentos pessoais necessários para a troca de visto de estudante para visto de trablaho

  • Cópia do passaporte
  • Cópia da certidão de nascimento original (em português) e traduzida em francês (tradução juramentada). Se casado, apresentar a cópia do livret de famille.
  • 8 fotos de identidade
  • Cópia do titre de séjour
  • Comprovante de residência de menos de 3 meses (edf, telefone fixo). Se você morar com alguém, você deve apresentar o comprovante de residência no nome da pessoa, uma attestation d’herbergement assinada pelo “hebergeur” e uma cópia de um documento de identidade.
  • CV detalhado em francês
  • Carte d’étudiant e cópias dos diplomas obtidos. Para os diplomas obtidos fora da França, apresentar cópia da tradução juramentada
  • Formulário “demande d’autorisation de travail pour conclure un contrat de travail avec un salarié étranger résidant en France” completo e assinado pelo empregador e por você.

Documentos que devem ser fornecidos pelo empregador e que devem ser enviados por você junto com os documentos citados acima

  • Extrait K.bis de menos de 3 meses.
  • Status de la personne morale.
  • Cópia das duas últimas páginas do registre unique du personnel (se menos de 50 empregados)  ou cópia da déclaration des mouvements de la main d’œuvre des trois derniers mois (se mais de 50 empregados).
  • Cópia dos dois últimos bordereaux déclaratifs mensuels ou trimestriels adressés à l’URSSAF.
  • Cópia das duas últimas  déclarations mensuelles ou trimestrielles de T.V.A adressées aux services fiscaux.
  • Cópia dos dois últimos bordereaux de versement des cotisations à la caisse des congés payés.
  • Carta escrita pela empresa explicando os motivos pelos quais eles querem lhe empregar, detalhando as suas competências e a relação com a vaga que você irá ocupar.
  • Justificativas provando que a vaga foi oferecida publicamente (pole emploi ou outros meios) e que nenhum candidato apresentou um perfil adequado à vaga. Cópia de descritivo da vaga e o código ROME do Pole Emploi e também dos CVs recebidos e que não foram selecionados.

Enviando o seu dossiê de troca de visto de estudante para visto de trabalho

Esta segunda parte com os documentos exigidos para a empresa você não precisa se preocupar, pois a empresa vai normalmente fornecer todos estes documentos prontos para que você possa adicionar aos documentos pessoais e enviar o dossiê. Outros documentos não citados nesta lista podem ser pedidos, dependendo do caso.

Ao enviar o seu dossiê, fique atento

Certifique-se de NÃO enviar cópias frente-verso, use uma página por documento. Não envie nenhum documento original, apenas cópias. Não envie nenhum cheque, nem RIB e nem timbres fiscaux. O pagamento da taxa é realizada quando você for chamado pra retirar o seu titre de séjour.

Ao enviar seu dossiê, peça por um courrier recommandé avec accusé de reception, se o requerimento na préfecture de onde você mora é feito pelo correio. O requerimento deve ser feito na prefeitura da área em que você mora.

Recebimento da resposta da DIRECCTE e a troca de visto

Após analisarem o seu dossiê, você e sua empresa receberão a resposta por correio. Se a resposta for positiva, você será convocado pela préfecture para completar o requerimento para receber seu titre de séjour e receberá um récépissé até que o cartão seja fabricado. Dentro de algumas semanas, você receberá também uma convocação para uma visita médica, necessária para a validação final do seu dossiê.

A visita médica

Uma visita médica é obrigatória ao requerer pela primeira vez o titre de séjour salarié e também a cada renovação. Um centro do OFII mais próximo de onde você mora será designado para que você faça o exame médico. O dia e hora da consulta serão atribuídos conforme disponibilidade e não podem ser modificados.

Durante a visita o médico fará perguntas sobre o seu histórico de saúde, eventuais problemas de saúde, checará peso e altura e um raio-x dos pulmões pode ser pedido.

Após a visita médica, você receberá um carimbo no formulário Cerfa (o formulário rosa de 3 páginas). Uma das cópias ficará com você.

Retirando o seu titre de séjour salarié

Ao retirar seu titre, você deve pagar uma taxa de 225 euros em timbres fiscais. O titre de séjour recebido é válido por 1 ano, podendo ser renovado quantas vezes precisar. A partir da primeira renovação do titre de séjour, você poderá receber um cartão plurianual de até 4 anos de validade.

Bem vindo ao mundo do trabalho na França.

Prepare a sua viagem

  • Pesquise, ative alertas e adquira passagens aéreas pelo menor preço com a Skyscanner.
  • Reserve a sua hospedagem no Booking.com onde você encontra as melhores tarifas e cancelamento gratuito.
  • Procurando por um hostel barato e sem taxas para reservar? É na Hostelworld.
  • Adquira um seguro viagem e viaje tranquilamente. Pesquise pelo menor preço com a Seguros Promo e aproveite do nosso desconto de 5%.
  • Compre ingressos para museus, atrações turísticas e transfer com a Get Your Guide e Tiqets para evitar filas e ter mais conforto na sua viagem.
  • Alugue um carro para facilitar a sua viagem e conhecer novos lugares com a Rentcars
  • Compartilhe todos os momentos da sua viagem adquirindo um chip internacional de viagem com a Viaje conectado.
  • Passagens de trem, ônibus e avião com mais de 1000 parceiros para você programar a sua viagem em um só lugar com a Omio.
  • Esteja equipado com a nossa seleção de equipamentos para viagem.

Você também pode se interessar...

6 comentários

Chris 15 de fevereiro de 2018 - 12:59

Olá, parabens pelo site ! Gostaria de saber qual o procedimento para mudar o status do visto de visiteur para étudiant ?
Desde já agradeço pela disposição do site.

Reply
Suellen Kyl 16 de fevereiro de 2018 - 18:32

Olá Chris,
Os documentos necessários vão depender da préfecture de onde você mora. É preciso entrar com o pedido com uma certa antecedência, pois o titre pode demorar.
O procedimento normalmente é: verificar com a préfecture todos os documentos necessários(os sites costumam ser bem completos), marcar um rendez-vous na sua préfecture para apresentar os documentos e formalizar o pedido. Enquanto o seu pedido está sendo analisado, você deve receber um récépissé que prolonga a validade do seu visto atual até que o seu dossiê seja tratado. Se o seu pedido for aceito, você receberá uma convocação para retirar o seu titre.
Um abraço

Reply
M Mauricio MACIEL DE LIMA 18 de dezembro de 2021 - 18:35

Boa noite, posso mudar meu visa, vie familiale et commun pour un visa de travail, et se sim que devo fazer e quem procurar. Muito obrigado pela atenção.
Cordialmente
Maurício Lima

Reply
Suellen Kyl 20 de dezembro de 2021 - 15:09

Olá Mauricio,
O visto vie privée et familiale normalmente autoriza o titular a trabalhar. Nesse caso não faz sentido ter um visto de trabalho se você ja possui a autorização de trabalho. Senão, a única forma de mudar para o visto de trabalho continua sendo ter uma proposta de trabalho de uma empresa francesa e o processo seria o mesmo que o que está descrito nesse post.
Um abraço

Reply
Mayara 17 de julho de 2022 - 4:01

Olá! No caso de não ter a carte d’étudiant, um comprovante de matrícula da faculdade do br é suficiente? Obrigada!

Reply
Suellen Kyl 25 de julho de 2022 - 13:53

Olá, para a troca de visto de estudante para o visto de trabalho não. Talvez você queira saber sobre o visto de estudante?

Reply

Deixe um Comentário 🙂