Home Morar no ExteriorMaternidade Pré-natal na França: como funciona

Pré-natal na França: como funciona

by Suellen Kyl
Atualizado em 27 janeiro 2024 por Suellen Kyl

O pré-natal na França segue um padrão para todas as futuras mamães. Ele inclui exames recomendados e opcionais durante os 9 meses de gestação. Conheça como funciona o acompanhamento da gestação.

Para maiores informações, não deixe de conferir o nosso canal no YouTube e acompanhar o nosso Instagram. Além de postagens diárias, muitas dicas e informações são postadas diariamente no stories. Já está nos seguindo?

Faça agora mesmo a sua cotação com a Wise, uma empresa que oferece um serviço rápido e seguro com as menores taxas e as melhores cotações de câmbio.

>> Faça agora mesmo a sua cotação <<

pré-natal na França

Foto: Guia do Estrangeiro por Guilherme Calazans

O que fazer ao descobrir uma gravidez na França?

Depois da felicidade de ver o positivo no teste de farmácia, é preciso consultar para saber mais sobre a gestação. Uma das primeiras perguntas que o médico pode fazer, é saber se a gravidez é desejada ou não. Se a gravidez não for desejada, o médico poderá aconselhar sobre como proceder caso a mãe opte por um aborto. Saiba como funciona o aborto no França.

Em todos os casos, o médico irá prescrever um exame de sangue para confirmar a gravidez e um ultrassom para verificar se o embrião está implantado no útero. Se a gravidez for de 6 semanas ou mais, pode até ser possível ouvir o coração.

Somente após confirmar que a gravidez está evoluindo e que é possível detectar a presença de batimentos cardíacos, a gravidez é confirmada. Assim começa a longa jornada dos 9 meses.

Qual médico escolher para o pré-natal na França: Clínico geral, doula ou ginecologista?

O pré-natal na França pode ser feito por certos profissionais dependendo de vários fatores: escolha própria da futura mamãe, hospital escolhido para o parto, se a gravidez é de múltiplos ou considerada gravidez de risco ou não.

Caso não seja considerada uma gravidez de risco ou que exista apenas 1 embrião, é possível fazer o acompanhamento com o clínico geral (médecin généraliste) ou por uma doula (sage-femme). O médico geral pode fazer o acompanhamento até o sexto mês de gravidez. Após esse período, o acompanhamento deve ser feito no hospital onde será feito o parto.

Exames feitos ao longo do pré-natal na França

Durante o pré-natal na França, o sistema de saúde Francês (l’assurance maladie) estabelece os exames que devem ser realizados durante os 9 meses. Estão inclusos: 3 ultrassons (1 no primeiro, 1 no segundo e 1 no terceiro trimestre), consultas mensais para avaliar a evolução da gravidez e exames de sangue/urina prescritos pelo médico.

Cabe a cada médico de julgar necessário ou não a realização de exames extras. Isso nos casos em que a gestante seja portadora ou que esteja no grupo de risco de desenvolvimento de alguma doença que venha a afetar a gravidez.

Os exames obrigatórios são cobertos pela sécurité sociale se a gestante for contribuinte, ou pela AME para as pessoas em situação irregular. Ainda existe os centros chamados PMI (protection maternalle et infantile) que dão todo o apoio necessário para as gestantes gratuitamente. Exames complementares podem ser reembolsados pela mutuelle caso a gestante tenha uma.

A partir do sexto mês de gestação, todos os exames, medicamentos e  despesas médicas são cobertas 100% pela sécurité sociale. Saiba como é o parto na França.

Parte burocrática

Somente após o exame de sangue e a realização do ultrassom no qual foi detectado atividade cardíaca do feto, é que a gravidez é confirmada. Ao ter a gravidez comprovada, começa a parte burocrática. Ela consiste em declarar à sécurité sociale e à CAF a sua gravidez.

A declaração de gravidez

O dossiê consiste em 3 folhas que devem ser assinadas pelo médico que está acompanhando a gravidez e deve ser enviado antes das 14 semanas de gravidez. Com a déclaration de grossesse, a sécurité sociale poderá calcular os reembolsos que serão feitos ligados à despesas médicas ao longo da gravidez. A CAF poderá calcular os seus direitos às ajudas sociais, como a prime de naissance e os seus ganhos durante a licença maternidade.

O dossiê é sempre enviado para a CAF e a sécurité sociale responsável pela região em que você mora. É possível também enviar o dossiê eletronicamente, mas isso vai depender do seu médico. Ele só é enviado após a realização dos exames pois são com esses exames que são calculados a idade gestacional e a data prevista do parto. Essa data será usada para calcular o início e término da licença maternidade.

Ao receber e validar o seu dossiê, a sécurité sociale deverá enviar no seu espaço Ameli ou por correio um calendário com todas as datas e exames a serem realizados. A CAF deverá criar um número de beneficiário e poderá pedir documentos complementares para avaliar cada caso. Conheça os items do enxoval do bebê em francês.


Já pensou em começar a montar o seu enxoval? Você pode precisar:

Prepare a sua viagem

  • Pesquise, ative alertas e adquira passagens aéreas pelo menor preço com a Skyscanner.
  • Reserve a sua hospedagem no Booking.com onde você encontra as melhores tarifas e cancelamento gratuito.
  • Procurando por um hostel barato e sem taxas para reservar? É na Hostelworld.
  • Adquira um seguro viagem e viaje tranquilamente. Pesquise pelo menor preço com a Seguros Promo e aproveite do nosso desconto de 5%.
  • Compre ingressos para museus, atrações turísticas e transfer com a Get Your Guide e Tiqets para evitar filas e ter mais conforto na sua viagem.
  • Alugue um carro para facilitar a sua viagem e conhecer novos lugares com a Rentcars
  • Compartilhe todos os momentos da sua viagem adquirindo um chip internacional de viagem com a Viaje conectado.
  • Passagens de trem, ônibus e avião com mais de 1000 parceiros para você programar a sua viagem em um só lugar com a Omio.
  • Esteja equipado com a nossa seleção de equipamentos para viagem.

Você também pode se interessar...

Deixe um Comentário 🙂