Mestrado no exterior: Como, quando e porquê

by Suellen Kyl
Atualizado em 27 janeiro 2024 por Suellen Kyl

Se você finalmente bateu o martelo e decidiu fazer o seu mestrado no exterior, saiba que você acaba de tomar o passo principal dessa aventura. Pode parecer bobo, mas tomar esta decisão não é algo muito fácil, pois existem riscos e medos que vão além de qualquer pessoa com espírito aventureiro.

Largar a sua zona de conforto para partir em busca de algo novo e desconhecido, requer muita força de vontade e coragem. Mas se você me perguntasse se eu faria tudo de novo, a resposta seria: sim, com muito prazer! Então prepare o seu dossiê e ensaie a sua entrevista. Vamos lá.

Para maiores informações, não deixe de conferir o nosso canal no YouTube e acompanhar o nosso Instagram. Além de postagens diárias, muitas dicas e informações são postadas diariamente no stories. Já está nos seguindo?

Faça agora mesmo a sua cotação com a Wise, uma empresa que oferece um serviço rápido e seguro com as menores taxas e as melhores cotações de câmbio.

>> Faça agora mesmo a sua cotação <<

Qual país escolher para fazer mestrado no exterior?

O primeiro passo, que é decidir fazer um mestrado fora do Brasil você já tomou. Mas e agora, qual país você deveria escolher? É possível pagar pouco? A resposta para esta pergunta deve ser baseada em alguns fatores-chave:

  • Quais os idiomas que você fala e qual é o seu nível em cada um deles?
  • Você sente vontade de viver em algum país especificamente?
  • Você tem amigos ou parentes morando no exterior?
  • Quais são os cursos que você está interessado e quais países propõem estas formações?
  • Qual é o custo de vida médio para um estudante neste país e qual é o preço dos cursos?

Cuidado com a escolha do país

Todas estas questões devem ser levadas em consideração quando você estiver prestes a escolher onde cursará o seu mestrado. Não adianta escolher um país X no leste europeu por exemplo só porque o preço do curso é mais em conta, mas você sempre sonhou em morar na Inglaterra. Gostar de onde você mora vai certamente contribuir no seu desempenho durante o mestrado.

Ao mesmo tempo, não adianta escolher um país movido apenas pela paixão. É preciso dosar todos estes fatores e colocar na balança aqueles que são mais importantes para você. Cada pessoa tem valores e necessidades diferentes, então cabe apenas à você julgar o que é primordial na sua escolha.

Cursando o mestrado no exterior em outro idioma

O aprendizado em outro idioma é certamente mais complicado do que na sua língua materna, o que adiciona uma dificuldade a mais na sua grade curricular. O segredo é não ter medo de se expressar, falar errado ou gaguejar. Quanto mais você praticar, mais rápido vai ter o hábito de pensar e se exprimir em outra língua. Não se preocupe com detalhes como por exemplo o sotaque – os estrangeiros adoram ouvir o seu jeito especial de pronunciar.

Fazendo provas e apresentando trabalhos em outra língua

E quanto à escrita, a menos que você cometa erros extremamente absurdos, você não precisa ter medo de deixar as ideias fluírem no papel. Tenha certeza que os professores estão cientes que esta não é a sua língua materna e que o nível de exigência na parte gramatical não será o mesmo de um nativo. E eles admiram o seu esforço e dedicação.

Isso não quer dizer que você não deva ter cuidado com o que escreve, revisando e pessquisando sempre que tiver dúvida sobre uma palavra ou uma conjugação verbal. Principalmente nas apresentações de trabalhos quando você teve tempo para criar os slides e redigir o conteúdo, fique atento ao que vai apresentar. Erros em apresentações são bem menos tolerados, pois você teve tempo para realizar.

Uma dica pessoal

O seu nível em uma língua estrangeira é sempre melhor do que você pensa. Em geral, somos muitos exigentes e nos apegamos a detalhes que no final não fazem muita diferença.

mestrado no exterior

Como faço para conseguir um lugar para morar?

Encontrar um lugar para morar é um dos desafios que tomam bastante tempo e dão muita dor de cabeça. Quem disse que fazer um mestrado no exterior não envolvia muitos desafios? A dica é pesquisar bastante antes de tomar uma decisão, baseado no quanto você está disposto a pagar por mês. Existem residências para estudantes em certos países, mas a concorrência é grande.

O mais comum é procurar outros estudantes para dividir um apartamento, o que pode garantir mais conforto por um preço menor do que se você alugasse um quarto sozinho. Use e abuse das redes sociais, um dos meios mais fáceis para encontrar pessoas e ofertas de moradia.

Prepare a sua viagem

  • Pesquise, ative alertas e adquira passagens aéreas pelo menor preço com a Skyscanner.
  • Reserve a sua hospedagem no Booking.com onde você encontra as melhores tarifas e cancelamento gratuito.
  • Procurando por um hostel barato e sem taxas para reservar? É na Hostelworld.
  • Adquira um seguro viagem e viaje tranquilamente. Pesquise pelo menor preço com a Seguros Promo e aproveite do nosso desconto de 5%.
  • Compre ingressos para museus, atrações turísticas e transfer com a Get Your Guide e Tiqets para evitar filas e ter mais conforto na sua viagem.
  • Alugue um carro para facilitar a sua viagem e conhecer novos lugares com a Rentcars
  • Compartilhe todos os momentos da sua viagem adquirindo um chip internacional de viagem com a Viaje conectado.
  • Passagens de trem, ônibus e avião com mais de 1000 parceiros para você programar a sua viagem em um só lugar com a Omio.
  • Esteja equipado com a nossa seleção de equipamentos para viagem.

Você também pode se interessar...

Deixe um Comentário 🙂