Home Morar no ExteriorVida na EuropaCotidiano na Europa Inverno no hemisfério norte: como se preparar

Inverno no hemisfério norte: como se preparar

by Suellen Kyl
Atualizado em 27 janeiro 2024 por Suellen Kyl

É preciso se preparar para o inverno no hemisfério norte. Ao sairmos do nosso agradável clima tropical, uma das questões mais preocupantes é o inverno. Se você mora no centro-sul do Brasil, vai começar a se questionar como é possível sobreviver a meses a fio sob temperaturas tão baixas, já que suportar as poucas semanas de inverno no Brasil é um verdadeiro martírio.

Para maiores informações, não deixe de conferir o nosso canal no YouTube e acompanhar o nosso Instagram. Além de postagens diárias, muitas dicas e informações são postadas diariamente no stories. Já está nos seguindo?

Faça agora mesmo a sua cotação com a Wise, uma empresa que oferece um serviço rápido e seguro com as menores taxas e as melhores cotações de câmbio.

>> Faça agora mesmo a sua cotação <<

 

Se preparando para o inverno no hemisfério norte

O frio é chatinho mas não é tão difícil de lidar como no Brasil, onde as casas não são preparadas para aguentar as baixas temperaturas. Com um pouco de paciência e seguindo as nossas dicas, você vai tirar de letra tudo isso. Lembrando que as dicas abaixo são úteis para homens e mulheres.

Temperatura no interior das casas, centros comerciais, lojas, etc

O mais complicado no Brasil é o fato de as casas não estarem preparadas para suportar as baixas temperaturas. O que acaba fazendo com que o interior das casas seja tão frio quanto a temperatura externa, uma verdadeira geladeira. No hemisfério norte, as casas são muito bem preparadas para o inverno. Todos os cômodos contam com aquecedores ou com um sistema de aquecimento interno que libera ar quente na casa toda (mais comum nos Estados Unidos).

A temperatura nas casas e nas lojas gira em torno dos 20ºC, que é uma temperatura bem tolerável. Quem sai de carro está sempre com o aquecedor ligado e é comum nos Estados Unidos, por exemplo, ligar o carro antes de sair de casa pra ajudar a derreter o gelo no pára-brisa e também para estar quentinho quando for sair.

Quem pega transporte público também não precisa se preocupar, pois a grande maioria dos trens e ônibus também são aquecidos.

Cuidando da saúde no inverno

Apesar do conforto que os aquecedores trazem, junto com eles vem um pequeno problema: o ar fica insuportavelmente seco. Nariz e garganta secos e sangramento nasal são sintomas bem comuns, mas que podem ser aliviados com umidificadores, colocando vasilhas de água nos cômodos ou comprando um pequeno aparelho que se acopla ao aquecedor. Uma dica que não custa quase nada é colocar a roupa pra secar no cômodo que você estiver.

Durante o inverno no hemisfério norte, os dias de sol são muito escassos, então é bom ficar de olho no nível de vitamina D, especialmente se você não se alimenta muito bem. Nessa época é bom tomar uns suplementos de vitamina D, que desempenha um papel importante para o metabolismo. As crises de depressão e o índice de suicídios costumam aumentar nessa época do ano.

Cuidados com a pele e cabelos no inverno

Pele e cabelos exigem também um cuidado especial: por conta do aquecedor e dos banhos quentes, a pele se torna extremamente ressecada, principalmente as mãos. Lembre-se de manter um vidrinho de hidratante perto da pia do banheiro e use sempre que lavar as mãos. Quando estiver muito frio, saia sempre com luvas e hidrate sempre as mãos. A vaselina é um ótimo hidratante caso a pele já esteja rachando e quase sangrando.

Se você gosta de maquiagem, não precisa deixar de se maquiar durante o inverno. A dica é saber escolher os produtos certos.

Para os cabelos, é um pouco mais complicado de lidar. O bom é lavar os cabelos com água não tão quente e menos vezes por semana. Nos países em que a água é bastante calcária, use um shampoo que tenha limão na fórmula ou dê um banho com vinagre para retirar o excesso de calcário, que faz pesar os fios e dá uma aparência suja.

Como se vestir para o inverno no hemisfério norte

A chave para se vestir e estar bem aquecida no inverno são três acessórios: um bom casaco, uma boa bota e um bom cachecol. Um dos maiores erros é ficar se enchendo de blusas de frio uma por cima da outra e virando um robocop. Coloque várias camadas caso for ficar fazendo alguma atividade de inverno fora de casa por um longo período.

Caso contrário, vá com calma com as blusas. Pode até ser quentinho, mas toda vez que você entrar em algum lugar, vai ter que ficar tirando tudo pra não morrer de calor. Por isso, um bom casaco é indispensável.

Junto com o frio costuma vir aquele ventinho gelado e o cachecol é o complemento ideal para o seu casaco. Ele vai cobrir os espaços que o casaco deixou, deixando você bem quentinho e protegido.

O terceiro aliado é a bota. Escolha uma bota bem quentinha e impermeável, que seja capaz de lhe manter segura na neve e na chuva.

Prepare a sua viagem

  • Pesquise, ative alertas e adquira passagens aéreas pelo menor preço com a Skyscanner.
  • Reserve a sua hospedagem no Booking.com onde você encontra as melhores tarifas e cancelamento gratuito.
  • Procurando por um hostel barato e sem taxas para reservar? É na Hostelworld.
  • Adquira um seguro viagem e viaje tranquilamente. Pesquise pelo menor preço com a Seguros Promo e aproveite do nosso desconto de 5%.
  • Compre ingressos para museus, atrações turísticas e transfer com a Get Your Guide e Tiqets para evitar filas e ter mais conforto na sua viagem.
  • Alugue um carro para facilitar a sua viagem e conhecer novos lugares com a Rentcars
  • Compartilhe todos os momentos da sua viagem adquirindo um chip internacional de viagem com a Viaje conectado.
  • Passagens de trem, ônibus e avião com mais de 1000 parceiros para você programar a sua viagem em um só lugar com a Omio.
  • Esteja equipado com a nossa seleção de equipamentos para viagem.

Você também pode se interessar...

3 comentários

Annaw 22 de novembro de 2018 - 9:02

Estarei em Portugal, Espanha e França de 13 de fevereiro a 10 de março…O que esperar mais ou menos do clima/tempo?

Reply
Patricia Alves 23 de novembro de 2018 - 10:54

Olá Annaw, tudo bem?
O mês de fevereiro é o mais frio na França. Pode se preparar e vir bem aquecida ou comprar um bom casaco aqui. Te aconselho a comprar um casaco que chamamos de doudoune. Pode ter certeza que você sentirá mais frio na França do que nos em Portugal e Espanha? mas venha preparada.

Um abraço 🙂

Reply
Suellen Kyl 27 de novembro de 2018 - 11:44

Olá Anna,

Nessa época do ano o clima costuma ser bem instável, depende também da região da França que você vai estar. Em Portugal, Espanha e no sul da França as temperaturas são mais agradáveis. Em geral em Paris as temperaturas podem oscilar entre 8C e 0C.

Um abraço

Reply

Deixe um Comentário 🙂