As diferenças do casamento brasileiro e norte-americano

Você sabe quais são as principais diferenças do casamento brasileiro e norte-americano? Cada país tem suas tradições quando falamos de casamento. Se você for convidado, é preciso estar atento aos pequenos detalhes para não passar vergonha. São esses detalhes que aos olhos de um nativo fazem toda a diferença.

 

Foto: toptenz.net

As diferenças do casamento brasileiro e norte-americano

O noivado

No Brasil, a aliança de noivado é usado por ambos os noivos e geralmente é de ouro amarelo. Nos Estados Unidos, existe a tradição de pedir a noiva em casamento com um anel de ouro branco com diamante. Durante todo o período do noivado a noiva usa esse anel no dedo anelar da mão esquerda. O noivo não usa nenhum anel, somente o anel de casado depois da cerimônia. O anel de noivado tem um grande símbolo e é comum o noivo gastar uma boa grana para comprar um bem bonito - todos vão querer vê-lo.

Existe uma grande variedade de anéis de diamante usado pelas noivas. E existe até mesmo aquelas que preferem fugir um pouco do tradicional e usar um anel com outra pedra no lugar do diamante. O anel de diamante também é usado em outros países como a França.

Foto: weddingbee.com

O papel dos padrinhos e madrinhas

Nos Estados Unidos existe o equivalente dos padrinhos e madrinhas (groom's men e bridesmaid). As madrinhas tem um pouco mais de trabalho, pois são elas as responsáveis pela organização do chá de panela, despedida de solteira e todas as outras coisas ligadas ao casamento americano. Elas ajudam a noiva em tudo que ela precisar e também dão um suporte extra para controlar o estresse da noiva. Os padrinhos do noivo também ajudam o noivo com tudo que ele precisar. A ideia é que os noivos não precisem se desgastar para pensar em pequenos detalhes e que tenham foco apenas no essencial para o casamento.

Dentre as madrinhas, uma tem um papel especial, que é a maid of honor. Durante a festa, ela é a responsável por fazer um belo discurso. O noivo também tem um representante, o best man,  que é responsável por contar piadas e vários fatos engraçados que ele conhece sobre o noivo. Após o discurso e as gargalhadas, todos brindam.

casamento brasileiro e norte-americano

Foto: brides.com

Como acontece a cerimônia

Os padrinhos e madrinhas geralmente entram um por um, seguido ou acompanhados pelas daminhas de honra. Em seguida, é a vez da menina das flores (flower girl) e do ring bearer (criança que traz as alianças) entrarem. A menina das flores entra com uma cestinha cheia de pétalas de rosas que ela vai espalhando pelo caminho. As pétalas pelo caminho segundo a tradição é para trazer fertilidade para o casal.

Já no altar, os padrinhos e madrinhas ficam separados e não em casais como no Brasil. As mulheres ficam em fila ao lado da noiva e os homens ao lado do noivo. Os pais ficam sentados no primeiro banco da igreja e não em pé ao lado dos noivos como no Brasil.

Na cerimônia religiosa, as mães dos noivos acendem uma vela cada uma, simbolizando o nascimento dos noivos no início da cerimônia. Antes de anunciar os noivos como marido e mulher, eles acendem juntos uma vela. No final da cerimônia, os noivos pegam as velas que foram acesas por suas mães e juntos acendem uma única vela, simbolizando a união eterna.

Na saída da igreja, todos os convidados batem sinos que se encontram amarrados nos bancos, desejando felicidade ao casal. O uso de arroz é proibido em muitos lugares, sendo mais comum o uso de pétalas ou bolhas de sabão. Existem aqueles que preferem usar areia no lugar das velas, o que acaba virando um belo objeto de decoração.

A hora da festa

O casamento brasileiro e norte-americano é bem semelhante no que diz respeito a festa. A festa do casamento americano é regado à bastante comida e bebida.

Os noivos são os últimos a entrarem no salão. Depois de serem anunciados, eles entram e dançam a primeira dança juntos. Em seguida, é hora dos discursos e aí haja lágrimas. Logo após a comida ser servida, é hora de dançar até cansar.

Vale lembrar também que cada casamento é único e não existem regras de como tudo deve acontecer. Os Estados Unidos é um país grande e cada estado tem as suas tradições específicas. Saiba mais sobre a festa e superstições do casamento norte-americano.

Leave a reply

%d blogueiros gostam disto: