Viajando barato pela Europa: Carona (Blablacar)

blablacar viajando barato pela europa

A dica de hoje é uma das descobertas mais interessantes que eu fiz recentemente pois pra mim ficou muito mais fácil e barato viajar pela europa! O termo dar carona em português significa conduzir gratuitamente alguém em um veículo. Mas nesse caso, você não viaja de graça mas compartilha as despesas com o motorista.

Como funciona o Blablacar?

Você escolhe o trajeto, a data e o motorista online no site Blablacar, paga a quantia e recebe um código. Na hora da viagem quando chegar a seu destino você transmite o código ao motorista. E só após confirmar esse código no site ele receberá o dinheiro. Simples e seguro!

Minha experiência

Tudo começou quando eu estava passando o verão na Itália mochilando sem muitos planos mas um pouco cansada de turistar e festar durante 3 semanas e por isso decidi ir para Milão para começar o caminho de volta para a França. Mas quando fui comprar a passagem de trem para minha surpresa simplesmente custava o olho da cara. Primeiro por que era alta temporada, por exemplo, 80% das pessoas nas cidades famosas como Roma, Florência, Veneza e Milão são turistas! E em segundo lugar por que estava em cima da hora, leia-se 2 dias antes.

Pensei Dio mio! o que eu faço agora?! Eu não podia ficar mais dias no hostel em Roma porque acabaria saindo caro também, sendo que eu já tinha conhecido a cidade. Dessa forma eu resolvi testar o sistema de carona, eu já tinha ouvido falar mas nunca tive coragem de testar. Mas dessa vez eu não tive escolha.

A viagem de Roma a Milão é longa, leva em torno de 6 horas! Havia ofertas desse trajeto no site mas para minha primeira experiência eu não queria que fosse tão longa. Daí consegui comprar uma passagem de trem relativamente barata de Roma a Florença, e de Florença eu pegaria carona até Milão (3 horas). Tudo se passou taõ bem que de Milão para a França também fui de carona e depois disso já viajei para a Bélgica e Holanda! Eu recomendo!

Carona, ônibus, trem ou avião?

O sistema de carona é interessante para viagens em cima da hora, porque é bem mais barato que trem ou avião. Às vezes pode custar um pouco mais caro que ônibus, mas a viagem é mais rápida. Por exemplo, no trajeto Paris - Amsterdam de carro leva 5 horas, de ônibus 7 ou mais! Pois ele para em diversas cidades no caminho, o que faz ser muito cansativo.

Dicas

  • Só reserve um trajeto com motoristas que já tenham histórico no site e boas avaliações.
  • Se você não quer viajar desconfortável, não reserve um trajeto que aceite 4 passageiros dentro do veículo (a não ser que o carro seja uma mini-van).
  • Pergunte o lugar exato e pontos de referências do ponto de encontro, o que mostra no mapa no Blablacar é apenas uma localização estimada.
  • É importante ter um número de celular que você possa se comunicar com o motorista!
  • Seja gentil, não chegue atrasado e sempre comunique em caso de desistência e imprevistos 😉

Países onde o Blablacar funciona

blablacar

Caso tenha alguma dúvida não hesite em nos enviar um comentário. Boa viagem!

3 comments

  1. Carolina 9 Março, 2017 at 22:20 Responder

    Oi, achei ótima a review. Mas tenho uma pergunta: se eu for passar apenas alguns dias, como faço pra pagar, já que é no cartão? Continua valendo mesmo se eu tiver que pagar iof?

    • Suellen Kyl 13 Março, 2017 at 10:18 Responder

      Olá Carolina,
      Se o seu cartão for aceito interncionalmente, não tem problema. O pagamento é apenas com cartão.
      Um abraço

Leave a reply

%d blogueiros gostam disto: