Titre de séjour após o casamento na França

casamento na França

Foto: themusicgroup.com.au

Todo brasileiro(a) tem o direito de solicitar o titre de séjour após o casamento com um(a) francês(a) - (permissão para viver legalmente na França). Este documento tem a menção vie privée et familiale (vida privada e familiar). A lei também é válida para os casais do mesmo sexo, já que o casamento homossexual foi aprovado em abril de 2013 na França.

O titre de sejour vie privée et familiale pode ser solicitado na França ou no Brasil, dependendo do caso de cada um.

Entenda como fazer a solicitação desse titre de séjour após o casamento com um francês na França. O processo é o mesmo independentemente se você estiver ou não em situação irregular no país.

Leia também: Conheça o titre de séjour temporaire “vie privée et familiale”

Solicitando o titre de séjour após o casamento - Passo a passo:

Procure a prefeitura de polícia responsável pelo bairro ou cidade de onde você mora e peça informações. Se você está em situação irregular e não quer ir ao local, ligue para prefeitura, marque o RDV (entrevista) e peça a lista de documentos para fazer o pedido. Eles podem te informar por telefone, enviar a lista pela la poste (correios) ou pedir para você ir pessoalmente para a verificação de documentos antes de marcar o RDV.

Se a prefeitura pedir para você ir primeiro ao RDV, é necessário reunir os documentos e levar nessa primeira entrevista.

Vou explicar um pouco o que normalmente é solicitado. Porém, além desses documentos, a prefeitura pode solicitar outros, a critério da mesma. Confira a lista:

  • Passaporte válido do(a) brasileiro(a) e carte de identidade do cônjuge;
  • Titre de séjour antigo (se você possuir);
  • Livret de famille e certidão de casamento;
  • Certidão de nascimento do solicitante do titre de séjour;

Veja também: Casar na França: Documentos

Faturas que provam a vida em comum do casal de pelo menos 6 meses:

  1. Fatura de energia no nome do casal;
  2. Faturas de telefone fixo (é necessário levar todas as faturas de pelo menos 6 meses) no nome do casal;
  3. Extrato da conta conjunta no nome dos dois. Caso ainda não possuam, cada um deve levar o extrato da conta bancária individual que consta o mesmo endereço;
  4. Contracheques constando o mesmo endereço;

Lembre-se:

É necessário levar originais e cópias dos documentos citados acima no dia do RDV (rendez-vous) e tudo que prova o casamento e a vida em comum dos dois. Após a entrega do dossiê, você receberá o récépissé (documento oficial francês que autoriza a estadia do estrangeiro na França). O titre de séjour pode ficar pronto em torno de dois meses. Você receberá um SMS informando que o mesmo esta pronto.

O que vai definir se você poderá fazer o pedido do titre de séjour na França é se você entrou legalmente no país. Sabe o carimbo que recebemos no passaporte na chegada na França ou em outro país da Europa? É isso que vai definir. Caso não tenha esse carimbo, deverá ir ao Brasil e solicitar o visto lá.

Importante

Quanto mais documentos melhor, pois algumas prefeituras dificultam o processo por causa das fraudes!

Espero ter ajudado e desejo boa sorte à você e ao seu amor <3

Boa sorte!!!

2 comments

  1. Monique 14 julho, 2017 at 14:33 Responder

    Ola Patricia, Tudo bem ?
    Estou super feliz de ter encontrado seu blog, relacionado ao Titre dse sèjour après mariage ici, Felicitacions.
    Bom estou em processo de casamento aqui na França e ja pesquiso a algum tempo o que fazer, seu texto e bem claro, mais sigo com algumas duvidas, pois me informei com o consulado da frança no Brasil, eles insistem em dizer que tenho que retorna para pedir o visto de conjugue, entrei aqui com visto de turista . Gostaria de saber se voce pode me passar onde consegui obter essas informaçoes ou me ajudar melhor sobre esse assunto, pois nao quero voltar, pois nao sei quando poderei voltar por conta da situaçao financeira mesmo .

    • Patricia Alves 17 julho, 2017 at 20:15 Responder

      Olá Monique,
      Obrigada! Eu fico super feliz de poder ajudar 🙂

      Existem algumas regras sobre a solicitação do Titre de séjour. Uma delas é ter documentos que provam que você e seu marido moram juntos. Vocês precisam reunir documentos que provem que moram juntos há pelo menos 6 meses. Se não puder provar esse tempo de vida em comum, vc tem duas opções:
      1- Esperar ate conseguir reunir todos os documentos e depois marcar rdv na prefeitura para solicitar o titre de séjour ou
      2- Solicitar o visto no Brasil.

      Não hesite em nos contatar por mensagem na nossa página no facebook se você quiser trocar uma idéia.

      Um abraço 😉

Leave a reply

%d blogueiros gostam disto: