Sobremesa francesa para o réveillon

Que tal dar um toque francês para a sua ceia de réveillon? O Guia do Estrangeiro traz uma receita típica do ano novo francês, apreciada por todas as idades. Afinal, depois de um belo jantar de réveillon, só mesmo uma boa sobremesa pra fechar a noite com chave de ouro e começar o ano com o pé direito.

Você pode encontrar diversas variedades para esta receita. Aqui vamos ensinar como fazer a receita tradicional, mas você pode adaptá-la a seu gosto. Vamos lá:

buche

Receita de bûche tradicional

Ingredientes para a massa:

100g de açúcar
100g de farinha
5 ovos
15g de açúcar baunilhado

Para o creme:

100g de açúcar em torrões
1/2 xícara de café de água
3 gemas
250g de manteiga sem sal
100g de chocolate meio amargo
2ml de extrato de café

 

Leia também: Como fazer um delicioso boeuf bourguignon

 

Modo de preparo da massa:

Misture 4 gemas com o açúcar e o açúcar baunilhado. Quando a mistura estiver cremosa, acrescente um ovo inteiro e misture. Adicione aos poucos a farinha e as claras em neve. Cubra uma placa com papel manteiga levemente untado com manteiga e distribua a massa sobre ele. Leve ao forno à temperatura de 200°C por 10 minutos. Retire do forno e deixe esfriar(sem retirar da placa) sobre uma superfície fria, como o mármore por exemplo. Cubra com um pano de prato.

Modo de preparo do creme:

Derreta o açúcar com a água para formar uma calda espessa. Adicione lentamente a calda às gemas, mexendo com um fouet até que esfrie. Adicione a manteiga e mexa bem até formar um creme. Divida o creme em duas partes e adicione o café numa parte e o chocolate derretido na outra parte.

Montagem:

Distribua o creme de café sobre a massa e enrole. Cubra com o creme de chocolate e faça ranhuras com um garfo, para imitar o tronco de uma árvore. Você pode cortar as extremidades para obter uma bûche mais bonita visualmente. Deixe repousar na geladeira por algumas horas antes de servir. Esta receita serve 8 pessoas.

Leave a reply

%d blogueiros gostam disto: