Riscos de ter o titre de séjour estudante não renovado na França

titre de séjour étudiant

Ser estudante não é nada fácil e ter que renovar o visto todo ano é super chato e burocrático, porém já existe o visto válido para dois anos. E se mesmo assim o estudante precisar solicitar outra renovação, é necessário entender como funciona as prefeituras francesas. Confira:

Não ter progresso nos estudos

Se você está inscrito em um curso de francês, depois faz uma faculdade ou um mestrado e depois decide fazer um DU (diploma universitário), a prefeitura não vai aceitar nem renovar seu visto. O que eles querem é progresso!!

Leia também: Dificuldades de viver irregular na França

 

Mudar de área nos estudos

Se você fez faculdade de letras, por exemplo, e depois decide fazer um curso na área de saúde, como farmácia, você corre um grande risco de ter o visto negado.

 

Repetir o curso mais de uma vez

Repetir é sempre uma péssima ideia, porém acontece e dependendo da prefeitura isso é aceitável uma vez, mas duas vezes não. Isso é visto como um aluno que não leva a sério seus estudos.

 

Não fornecer todos os documentos

Lendo artigos e blogs sobre motivos de renovação negado, vi vários exemplos de negação devido ao não fornecimento de todos os documentos. Às vezes a prefeitura fornece uma récépissé, mas espera que o estudante leve os documentos que faltam e, caso ele não o faça, pode ter a renovação negada. Não fornecer provas de que pode se manter é mais um motivo par ser negado.

Veja também: Dicas para passar pela imigração na Europa

 

Dica: Caso se encontre em um dos casos acima é super importante fazer uma carta de motivação explicando os problemas que enfrentou e que te colocaram em uma situação complicada quando for depositar seu dossiê de renovação.

 

IMPORTANTE

Caso a renovação seja negada pela prefeitura, é muito provável que o estudante receba uma carta explicando os motivos e junto também uma OQTF (obligation de quitter le territoire français). Essa carta é super séria e eles vão dar um prazo de 30 dias para deixar o território francês por livre e espontânea vontade. Caso o estudante não o faça e caso tenha um controle de documentos, ele pode ser levado em retenção (prisão temporária) e depois expulso. O estudante pode entrar com um recurso e tentar mudar essa decisão nesse prazo de 30 dias.

O recurso pode ser feito apenas pelo estudante, mas aconselho a procurar uma associação que ajuda estrangeiros e eles vão indicar um advogado.

Leave a reply

%d blogueiros gostam disto: