O visto de Au Pair é diferente do visto de Estudante?

Visto estudante

Uma das perguntas mais frequentes que recebo é se o visto de Au Pair na França é diferente do visto de Estudante. E a resposta é muito simples, NÃO, o visto é exatamente igual, porém tem alguns critérios, como por exemplo:

Visto Au Pair

Se você veio como au pair, você tirou seu visto no Brasil, e fez o  processo campus france, eles te exigiram uma inscrição em um curso de francês com carga horária de 10 horas por semana, isso todos que vem e vieram como au pair para França sabe, ok?

Visto estudante 

Mas se você não vem como au pair e também não vai fazer nenhum curso universitário na França, você recebe um visto de estudante que é igual ao de au pair. A única diferença é que você terá que se inscrever em um curso de 20 horas por semana.

Veja também: Como se candidatar a um Master na França

Sou obrigado (a) a me inscrever em um curso de 20 horas?

Sim, se você quer vir só para estudar francês,você vai fazer o mesmo processo que a au pair faz no campus france e eles vão exigir uma inscrição com 20 horas semanais.

Fiquei um ano como au pair e agora quero trabalhar em algo diferente, eu preciso mudar meu visto?

Não, como eu falei, o visto é o mesmo, se você ficou um ano ou até dois como au pair e depois quer fazer outra coisa, trabalhar em lojas, baby sitter ou qualquer outra coisa o seu visto será igual, a diferença é que se você não é mais au pair, e não tem mais contrato de au pair, por lei você só pode ser declarada 20 horas semanais, então você tem que conseguir um trabalho de até 20 horas declarada por semana.

Uma observação importante: Se você pensa em ficar mais de um ano na França com visto de estudante, você é obrigado á frequentar o curso de francês, pois na renovação do visto, a prefeitura vai te pedir os comprovantes que você estudou. Fique esperto! 😉

10 comments

  1. Luciana 4 janeiro, 2015 at 23:37 Responder

    Olá! Eu sempre acompanho o site e tem me ajudado muito! A principio eu iria como Au Pair para a França, mas comop o consulado atrasou mais de 20 dias para me devolver o passaporte, talvez a família não consiga mais me receber, mas ainda não é certeza. Nesse caso, posso embarcar para a França e conseguir emprego lá? Meu visto é visto de estudante? O que vocês me aconselham a fazer? Desde já agradeço! Abraços!

  2. Grazi 13 julho, 2015 at 09:59 Responder

    Oii.. Sou atualmente Aupair nos EUA em uma familia Francesa, agora no film do ano eles vao mudar d volta pra Paris e eu vou junto!
    Tenho duas dúvidas:
    1°: Qual o melhor visto Estudante ou AuPair.. Levando em conta que não sei nd em Frances!!?!?!
    2°: Onde encontro o salario medio da hora de nanny em Paris?? Não acho que esse valor de $80/semana seja justo ja q o custo d vida de Paris é mt alto e acho que não vou mudar muito minha carga horária do q trabalho hj (mais de 30h/semana)

  3. Juliana 30 agosto, 2015 at 23:34 Responder

    Olá Patrícia, seu site ajuda bastante! 🙂
    Eu fechei com uma família para ir para França como au pair e fiz todo o processo de visto. Como aconteceu com a Luciana, o consulado atrasou muito me entregar o passaporte. Recebi hoje só. Só que minha família acabou encontrando uma au pair Européia e disse que infelizmente não vai conseguir me receber mais. Fiquei arrasada né. A gente fica na expectativa. Mas e agora? Se eu conseguir outra família, posso ir já com esse visto? Ou tenho que cancelar ele? Algumas amigas me disseram que eu posso embarcar e fechar com outra família. Mas fico insegura. Se puder me orientar por gentileza. Muito obrigada!

    • Patricia Alves 31 agosto, 2015 at 12:26 Responder

      Oi Juliana, muito obrigada. Nós do Guia do Estrangeiro ficamos felizes em ajudar. Sobre o seu visto, você pode vir sem problemas e achar uma família aqui. A única coisa que vai mudar é que você precisa fazer outro accord de placement com a nova familia quando estiver aqui. O seu visto não muda nada. Se inscreve no site http://www.bebe-nounou.com lá sempre tem famílias procurando au pair e no apw. Outro dia vi uma família procurando au pair no grupo do facebook Au Pair in Paris. Boa sorte!!

  4. Ana Elisa 1 dezembro, 2015 at 10:02 Responder

    Oi Patrícia!
    Estou precisando muito da sua ajuda!
    Vim para a França como au pair, cheguei aqui dia 12 de Outubro. Fiz todo o procedimento no Brasil e chegando aqui continuei a fazer o que era preciso. Tenho um visto de estudante ate 01 de Agosto de 2016.
    Quando cheguei enviei a documentação necessária para o OFII e recebi uma carta dizendo que a documentação havia sido entregue e que eu deveria aguardar outra carta com a data do exame médico. Entendi que meu visto ainda não validado por completo, é isso mesmo?
    O problema é que não está dando certo com a família que estou vivendo. Só faço 4 horas de curso de francês por semana e esse não era de forma nenhuma meu objetivo. Assim me restam duas opções, trocar de família o quanto antes ou arrumar outro tipo de serviço para ajudar a me manter aqui enquanto estudo.
    Minha dúvida é, como faço para trocar de família sem ter passado pela tal visita médica? Mesmo após a visita médica, como informo o governo francês que eu estou trabalhando com outra família?
    Se eu vim como au pair, caso eu deixe de ser au pair, a França pode cancelar meu visto? Como fico sabendo isso?
    Quero muito continuar aqui na França para terminar meu estudo, mas não quero fazer isso de forma ilegal!
    Espero que você possa me ajudar.
    Muito obrigada!

    • Patricia Alves 1 dezembro, 2015 at 15:25 Responder

      Olá Ana Elisa, isso mesmo, seu visto ainda não foi validado. Só será depois que você passar na visita médica. Eu te aconselho a esperar a carta e depois você troca de família, mas se está realmente insuportável é melhor você mudar. Só tem q avisar ao OFII que você mudou de endereço. Liga para eles e tenta se informar se esta carta já está a caminho. E sobre o seu visto, é um visto de estudante e você pode trabalhar em qualquer outra coisa e não precisa avisar a ninguém, eu mesma quando deixei de ser au pair e fui trabalhar com outra coisa não fiz nada e não tive problemas e também não conheço ninguém que tenha tido.

      Boa sorte!!

Leave a reply

%d blogueiros gostam disto: