O que você precisa saber sobre o casamento na França

O casamento é para muitos uma das celebrações mais importantes de suas vidas e o casamento na França não é diferente. Uma das tradições dos casamentos na França é sair fazendo um buzinaço até o local da festa e grande parte deles é realizado entre a primavera e o outono, para fugir das baixas temperaturas.

casamento na França

Pré-requisitos para a realização do casamento na França

  • Ter mais de 18 anos
  • Não ser casado na França ou no exterior
  • Se casamento com uma pessoa do mesmo sexo, os noivos não podem ser cidadãos dos países: Argélia, Bósnia-Herzegovina, Camboja, Kosovo, Laos, Marrocos, Montenegro, Polônia, Sérvia, Eslovênia ou Tunísia.

Leia também: Como funcionam as escolas na França

Documentos que compõem o dossiê de casamento:

  • Documento de identificação
  • Justificativa de domicílio
  • Informações das testemunhas (nome, sobrenome, data e local de nascimento, profissão, residência e cópia de um documento de identificação.)
  • Cópia da certidão de nascimento
  • Certificat de celibat
  • Certificat de coutume

Saiba mais: Tradutores juramentados na França

Celebração do casamento

O casamento só pode ser celebrado pelo menos 10 dias depois da entrega do dossiê completo. A data é acordada entre os noivos e a disponibilidade da Mairie que irá realizar o casamento. A data não deve ser superior a 3 meses da entrega do dossiê ou uma nova cópia da certidão de nascimento será exigida.

O casamento é realizado obrigatoriamente na mairie. Casos em que os noivos estejam impossibilitados de se locomover, o oficial de justiça poderá ir até o local para realizar a cerimônia. O casamento na mairie é aberto ao público.

Após a realização da cerimônia, o livret de famille será entregue aos recém-casados. Este livro documentará todas as mudanças na vida do casal, como mortes e nascimentos.

2 comments

  1. Gyzele Miranda 18 agosto, 2017 at 13:34 Responder

    Bom dia. Adorei o artigo. Mas tenho algumas dúvidas.
    Estou em Paris com a permissão de turista a dois meses. Vim para ficar com meu namorado italiano (ele viveu no Brasil por 7 anos e estamos juntos a 3 anos, porém não somos casados no Brasil) que conseguiu uma proposta de emprego em uma empresa de engenharia aqui em Paris. Nós pretendemos nos casar aqui.
    Gostaria de saber quais os procedimentos necessários para que eu realize esse casamento e assim pegue o a visa de long séjour para cônjuge e possa continuar na França e/ou Itália.
    O casamento deve ser realizado na prefeitura de Paris ou no consulado da Itália na em Paris (já que ele é italiano)?
    Quais são os documentos exigidos para mim e para ele pra realização do matrimonio?
    Agradeço pela informação

    • Suellen Kyl 22 agosto, 2017 at 01:52 Responder

      Olá Gyzele,

      Os documentos exigidos podem variar dependendo da préfecture responsável pela região em que você mora. O casamento é realizado na mairie da sua cidade (se você mora em Paris, no arrondissement em que você mora). O titre de séjour emitido pelo casamento na França é válido apenas na França. Se vocês deciderem morar na Itália, recomendo que você veja com as autoridades italianas qual é o procedimento para obtenção de um documento equivalente.

      Um abraço

Leave a reply

Você também pode se interessar...

%d blogueiros gostam disto: