O que muda com a tarifa "toutes zones" do Pass Navigo na região parisiense

Composteurs en gare

Desde o dia primeiro de setembro, o pass Navigo (como é chamado o cartão de transporte na região Île-de-France) passou a ser "dezonado" para uma grande parte de seus usuários. A região Île-de-France é dividida em várias áreas (de 1 a 5), que são usadas para determinar a tarifa. Paris compreende as regiões 1 e 2, então quanto mais longe de Paris, maior é o número da zona. Até então, quanto mais zonas você precisava atravessar, mais caro era o preço do passe.

O pass Navigo pode ser recarregado semanalmente, mensalmente e anualmente. Assim como a carte imagine R (dedicada aos estudantes menores de 26 anos), agora terá o preço fixo de 70 euros e será válido para todas as zonas.

Leia também: Como funcionam os tickets de transporte em Paris

 

As zonas eram um símbolo de localização, pois era possível saber a localização da cidade ao perguntar em qual zona ela ficava. A medida de unificar o preço do passe navigo é considerada social e ecológica, mas nem todo mundo está de acordo. Esta unificação representa uma economia de 434 euros anuais no bolso dos residentes que atravessam a região parisiense todos os dias. Porém, é preciso ficar atento: o preço único da tarifa não compreende quem paga somente as zonas 2-3, 3-4 e 4-5.

Esta mudança, que beneficia aqueles que precisam fazer um percurso mais longo, é um tanto controversa. O preço dos tickets individuais (à l'unité), continuam absurdamente caros se compararmos ao Navigo. A tarifa única e acesso à todas as zonas é sem dúvida um grande presente aos parisienses, que agora tem passagem livre para percorrer todas as zonas da Île-de-France, principalmente para quem viaja com frequência. Antes da "dezonagem", o preço do complemento do pass Navigo para ir até o aeroporto Charles de Gaulle era de 8 euros. Para quem paga o forfait toutes zones de 70 euros, esse custo a mais desaparece.

Confira: Como ir do aeroporto Charles de Gaulle até Paris

 

E quem paga os 485 milhões de euros a menos de arrecadação? Em torno de 200 milhões serão pagos pelos empregadores, através de um aumento no imposto pago pelos transportes, chamado de versement transport. Os efeitos dessa decisão, só o tempo dirá. A dezonagem do Navigo em 2016 não está confirmada, então é bom aproveitar enquanto é tempo.

 

Em resumo*:

Navigo anual todas as zonas: 770
Navigo anual zonas 2-3: 716,10
Navigo anual zonas 3-4: 690,80
Navigo anual zonas 4-5: 667,70

Navigo mensal todas as zonas: 70
Navigo mensal zonas 2-3: 65,10
Navigo mensal zonas 3-4: 62,80
Navigo mensal zonas 4-5: 60,70

Navigo semanal todas as zonas; 21,25
Navigo semanal zonas 2-3: 19,80
Navigo semanal zonas 3-4: 19,00
Navigo semanal zonas 4-5: 18,45

Carte Imagine R todas as zonas: 333,90€ - Tarifa única

*Tarifas 2015

Leave a reply

%d blogueiros gostam disto: