O Brasil que o brasileiro não vê

O Brasil

O Brasil faz o mundo inteiro sonhar. Depois de anos morando no exterior, é incrível ver como o Brasil é uma das destinações que encabeçam a lista de viagens de muitos estrangeiros. E o que será que essas pessoam tanto vêem no nosso país? Qual é a primeira coisa que vêm à tona quando pensamos nas coisas boas que temos no nosso país?

Difícil, não é mesmo? É complicado enxergar os pontos positivos quando estamos vivendo dentro desse contexto. Mas quando estamos vendo as coisas de longe, é fácil notar certas coisas do dia-a-dia que fazem do Brasil um país mais do que especial. O melhor do Brasil é mesmo o brasileiro.

 

Prestar ajuda

Os brasileiros são muito curiosos e estão sempre de olho no que está acontecendo. O lado bom é que eles estão dispostos à ajudar, ou então indicar alguém que possa ajudar. É difícil ficar sem resposta para o seu problema. Isso é algo que não se vê com frequência no exterior. As pessoas vivem mais no estilo "cada um na sua". Se você precisar de ajuda, é melhor pedir do que ficar esperando que alguém venha oferecer.

Leia também: De que os brasileiros sentem falta quando moram no exterior

 

Compartilhar

No Brasil, nós temos uma cultura do compartilhamento. Em pouco mais de 3 semanas no Brasil, perdi as contas de quantas vezes eu ouvi um "não tem problema" ou "pode ficar pra você". Brasileiros não são mesquinhos, especialmente com comida. Parece bobo, mas a gente sente a diferença quando mora fora. É um sentimento bom, de carinho, atenção que deixa a gente se sentir especial.

 

Resolver problemas

Você já ouviu falar que "os brasileiros precisam ser estudados pela Nasa"? É incrível a capacidade de adaptação e a criatividade do povo brasileiro. E esse é um ponto forte reconhecido pelo mercado de trabalho no exterior.

No Brasil, quase tudo tem jeito ou existirão milhões de ideias diferentes para resolver um determinado problema. Quebrou? A gente cola. Acabou? A gente substitui. Choveu? A gente dá um jeito. Como diz o velho ditado, só não tem jeito pra morte.

Confira: O que os estrangeiro gostam e não gostam sobre o nosso país e os brasileiros

 

Gentileza

Reclamamos muito que o brasileiro é mal educado. E de fato, certos aspectos da nossa cultura são um tanto chatos quando comparamos com o compartamento no exterior. Mas existe um charme todo especial na forma que tratamos as pessoas, que não encontramos em nenhum outro lugar no mundo. É esse calor humano que tanto encanta os estrangeiros.

 

Curiosidade

O Brasil é um país de curiosos. Nós estamos sempre fazendo perguntas, não importa há quanto tempo faz que conhecemos tal pessoa. Os brasileiros tem essa necessidade de conhecer os outros mais a fundo. Claro que em alguns casos isso acaba sendo incômodo. Mas de uma maneira geral, é algo que sentimos a diferença quando moramos fora.

A maior parte dos estrangeiros é mais reservada e não sai dizendo ou perguntando sobre os outros por aí. E às vezes temos a sensação de conhecer certas pessoas há tanto tempo, mas ao mesmo tempo sem realmente conhecer em detalhes.

Leave a reply

%d blogueiros gostam disto: