Mudança do titre de séjour étudiant para salarié

étudiant para salarié

Você fez o seu estágio e a empresa lhe propôs um contrato? É hora de fazer a troca do seu titre de séjour étudiant para salarié. Para deixar tudo bem simples, o Guia do Estrangeiro traz o passo a passo de todo o processo de mudança. Vamos lá.

Logo que você receber e aceitar a proposta de emprego, você deve juntar todos os documentos necessários o mais rápido possível, pois a resposta da DIRECCTE (organismo que regula o trabalho e emprego) pode demorar até 3 meses.

Leia também: Detalhes de como fazer o Pacs na França

Documentos pessoais necessários

  • Cópia do passaporte
  • Cópia da certidão de nascimento original (em português) e traduzida em francês (tradução juramentada). Se casado, apresentar a cópia do livret de famille.
  • 8 fotos de identidade
  • Cópia do titre de séjour
  • Comprovante de residência de menos de 3 meses (edf, telefone fixo). Se você morar com alguém, você deve apresentar o comprovante de residência no nome da pessoa, uma attestation d'herbergement assinada pelo "hebergeur" e uma cópia de um documento de identidade.
  • CV detalhado em francês
  • Carte d'étudiant e cópias dos diplomas obtidos. Para os diplomas obtidos fora da França, apresentar cópia da tradução juramentada
  • Formulário "demande d'autorisation de travail pour conclure un contrat de travail avec un salarié étranger résidant en France" completo e assinado pelo empregador e por você.

 

Documentos que devem ser fornecidos pelo empregador e que devem ser enviados por você junto com os documentos citados acima

  • Extrait K.bis de menos de 3 meses
  • Status de la personne morale
  • Cópia das duas últimas páginas do registre unique du personnel (se menos de 50 empregados)  ou cópia da déclaration des mouvements de la main d’œuvre des trois derniers mois (se mais de 50 empregados)
  • Cópia dos dois últimos bordereaux déclaratifs mensuels ou trimestriels adressés à l’URSSAF
  • Cópia das duas últimas  déclarations mensuelles ou trimestrielles de T.V.A adressées aux services fiscaux.
  • Cópia dos dois últimos bordereaux de versement des cotisations à la caisse des congés payés.
  • Carta escrita pela empresa explicando os motivos pelos quais eles querem lhe empregar, detalhando as suas competências e a relação com a vaga que você irá ocupar;
  • Justificativas provando que a vaga foi oferecida publicamente (pole emploi ou outros meios) e que nenhum candidato apresentou um perfil adequado à vaga. Cópia de descritivo da vaga e o código ROME do Pole Emploi e também dos CVs recebidos e que não foram selecionados.

Confira: Como renovar o visto de estudante na França

Esta segunda parte você não precisa se preocupar, pois a empresa vai normalmente fornecer todos estes documentos prontos para que você possa adicionar aos documentos pessoais e enviar o dossiê. Outros documentos não citados nesta lista podem ser pedidos, dependendo do caso.

Certifique-se de NÃO enviar cópias frente-verso, use uma página por documento. Não envie nenhum documento original, apenas cópias. Não envie nenhum cheque, nem RIB e nem timbre. O pagamento da taxa é realizada quando você for chamado pra retirar o seu titre de séjour. Ao enviar seu dossiê, peça por um courrier recommendé avec accusé de reception, se o requerimento na préfecture de onde você mora é feito pelo correio. O requerimento deve ser feito na prefeitura da área em que você mora.

 

Recebimento da resposta da DIRECCTE e a troca de titre étudiant para salarié

Após analisarem o seu dossiê, você e sua empresa receberão a resposta por correio. Se a resposta for positiva, você será convocado pela préfecture para completar o requerimento para receber seu titre de séjour e receberá um récépissé até que o cartão seja fabricado. Dentro de algumas semanas, você receberá também uma convocação para uma visita médica, necessária para a validação final do seu dossiê.

Após a visita médica, você receberá um carimbo no formulário Cerfa (o formulário rosa de 3 páginas). Uma das cópias ficará com você. Ao retirar seu titre, você deve pagar uma taxa variável de até 241 euros em timbres fiscais. O titre de séjour recebido é válido por 1 ano, podendo ser renovado quantas vezes precisar.

1 comment

Leave a reply

%d blogueiros gostam disto: