La chandeleur, a festa dos crepes

chandeleur

Foto: quintonic.fr

La chandeleur é uma festa comemorada todos os anos na França e outros países da Europa. A comemoração tem origem pagã e cristã. Chandeleur vem do latim candelarum (candelário em português). No paganismo, a chandeleur é conhecida como a "festa do fogo". Ela marca o fim dos dias escuros de inverno, trazendo esperança e prosperidade para a chegada na primavera, abençoando a terra para a futura plantação.

No cristianismo, ela corresponde à apresentação do menino Jesus ao templo e à purificação da virgem Maria. Ela ocorre exatamente 40 dias depois do natal, ou seja, dia 2 de fevereiro. A festa é considerada um marco para o fim das comemorações natalinas. Em certos países, as decorações de natal são retiradas nessa data.

Leia também: Fatos estranhos sobre a educação das crianças francesas

 

La chandeleur, a festa dos crepes

A tradição de comer crepes nesta data é bem antiga. O papa Gelásio I distribuía crepes aos peregrinos em Roma. O formato circular e amarelado do crepe faz referência à roda da vida e ao seu elemento principal, o sol. Ele representa o retorno da primavera e da luz depois dos dias sombrios de inverno.

A tradição desta data, é que todas as velas da casa devem ser acesas. Os cristãos também costumam trazer velas para serem abençoadas na igreja e serem usadas durante o ano.

A preparação dos crepes também tem um ritual importante. Uma tradição do século V, diz que ao virar o crepe com a mão direita, você deve ter algo de ouro na mão esquerda (pode ser uma moeda também). Ao girar o crepe, ele deve cair perfeitamente de volta na panela. Segundo a lenda, isto traz prosperidade para o ano.

O primeiro crepe também é importante. Ele deve ser guardado no armário para que a colheita seja abundante.

Confira: As palavras mais feias da língua francesa

 

A comemoração na França

Os franceses em geral, cristãos e não cristãos, costumam lembrar a tradição e comer ao menos um crepe doce no dia da chandeleur. Os recheios mais comuns são: nutella, chocolate, caramel au beurre salé (caramelo com manteiga salgada), beurre sucre (manteiga e açúcar), geleias e, para quem gosta, um pouquinho de chantilly.

Leave a reply

%d blogueiros gostam disto: