Francês básico para viagem

Dicas práticas para ter um francês básico para viagem

Antes de viajar, é essencial ter pelo menos um conhecimento básico da língua do país para o qual estamos viajando. Pensando nisso, o Guia do Estrangeiro traz para você que vai viajar para a França ou para algum país francofone, um guia de francês básico para viagem para você chegar com tudo na terra do oh là là.

francês básico

Bonjour/Bonne journée (Bom dia/Tenha um bom dia)

francês básico

Essas duas palavras são essenciais ao começar e terminar uma conversa. Jamais pergunte algo a um francês sem antes dizer bonjour. Faz parte da educação e todo mundo leva muito a sério. Desde pequenas, as crianças são orientadas a dar bonjour ao chegar em algum lugar ou quando encontram algum adulto. E ao sair, deseje sempre uma bonne journée a quem você estava conversando.

Não se esqueça: Ao parar alguém na rua para pedir informação, falar com um vendedor/caixa/ começar uma conversa, diga sempre bonjour. Ao ir embora, se despeça com um bonne journée.

Leia também: 5 Dicas infalíveis que vão te ajudar a aprender francês rápido

 

S'il vous plaît/Merci/Pardon/Excusez-moi (Por favor/Obrigado(a)/Desculpa/Com licença)

francês básico

Essas palavrinhas mágicas abrem muitas portas em qualquer idioma e, no francês, a história não é diferente. Em alguns lugares ser bem educado além de demonstrar respeito e melhorar o atendimento, também pode fazer você pagar mais barato.

Não se esqueça: Sempre que pedir algo em uma loja/restaurante, coloque um s'il vous plaît no final da frase. Quando o garçom trouxer o seu prato ou retirar os pratos da mesa, diga merci.

Confira: Expressões francesas do cotidiano e seus significados

 

Par carte/En liquide/Par chèque (No Cartão/Em espécie/Com cheque)

francês básico

Ao fazer compras, no restaurante, você sempre vai ouvir da atendente "vous payez comment?"(qual a forma de pagamento?). Se for com o cartão do banco, responda "par carte". Se for em dinheiro, responda "en liquide". Se for com cheque, responda "par chèque". Lembrando que a maior parte dos estabelecimentos não aceita o pagamento em cheque. As notas de 500 euros também não são aceitas em muitos estabelecimentos.

E depois?

Ela vai te passar a maquininha para que você insira o seu cartão e a senha. No visor da maquininha, insira sua senha quando a palavra "code" (senha) aparecer e aperte o botão verde. Pode ser que a atendente pergunte logo de cara "par carte?" caso veja que você está com o cartão na mão, ou simplesmente porque é o modo de pagamento mais comum.

Veja também: Os principais erros de pronúncia em francês pelos brasileiros

 

En métro/en voiture/en train/en RER/en tramway/en bus/en vélo/à pied (de metrô/de carro/de trem/de RER/de trem de superfície/de ônibus/de bicicleta)

francês básico

Se você estiver numa grande cidade como Paris, é importante saber o nome dos meios de transporte. Quando você perguntar "como faço para chegar no Louvre" por exemplo, vai receber instruções como "pegue o trem da Ligne U direção La défense, desça em La Défense, pegue o metrô 1 direção Château de Vincennes e desça na estação Palais Royal/Musée du Louvre"

Fique atento: O metrô é um trem, mas os "trains" são as linhas que ligam as cidades da região Île-de-France à Paris. São grandes trens que passam numa frequência menor que os metrôs.

 

Enquanto isso...

E se você está pensando que chegar em outro país é difícil apenas para os brasileiros, nosso amigo Alexis Radoux (francês) conta um pouco da sua experiência no Brasil:

Leave a reply

%d blogueiros gostam disto: