Experiência: Voando com a easyjet

Depois de muitas idas e vindas, resolvi compartilhar a minha experiência voando com a easyJet. Para quem não conhece, a easyJet é uma empresa low cost que opera voos principalmente na Europa. Operando nos maiores aeroportos, uma das vantagens é a facilidade de locomoção até esses aeroportos.

easyjet

Preço das passagens

Para aproveitar realmente a vantagem de viajar pagando pouco, é preciso um pouco de planejamento. Nos finais de semana e feriados, os preços variam muito até mesmo de uma hora para outra. É preciso ser rápido no gatilho e já começar a procurar pelas suas passagens quando você tiver uma ideia clara dos horários e aeroportos que você irá embarcar e desembarcar. Comprando com antecedência, um bilhete de ida e volta de Paris para Barcelona pode sair em torno dos 100 euros.

Leia também: Companhias aéreas low cost na Europa

 

O que não está incluso no preço da passagem

Para garantir um preço baixo, as empresas low cost "cortam" alguns serviços que estamos acostumados a ter quando compramos nossas passagens: a marcação de assentos e o despacho de bagagem. Você pode escolher os seus assentos com antecedência, pagando uma taxa por isso. Se você não pagar pela marcação, os assentos são atribuídos aleatoriamente.

O despacho de bagagem também é um custo a mais. Você pode levar uma mala na cabine (tamanho carry-on) que não será pesada. A única exigência é que ela tenha o tamanho certo para caber no compartimento de bagagens. Atenção com a bolsa: apenas 1 item é permitido e se a sua bolsa for de tamanho normal, eles vão pedir para que você a coloque dentro da mala. Se não couber, você terá que despachar a mala e pagar o preço pelo despacho.

Outro item importante é o bilhete. Não se esqueça de imprimir o seu bilhete em casa. Se você precisar fazer o check in e imprimir o bilhete no guichê, você terá que pagar uma taxa extra. Se você possui um smartphone, uma boa dica é usar o app para fazer o seu check in online e ter o seu bilhete direto no telefone. Rápido e prático.

app-easyjet

A imagem acabou saindo em francês mas dá pra ter uma noção de como é o app

Confira: Passando pela imigração no Reino Unido

 

Voando com a easyJet: Conforto e serviço de bordo

Os assentos são relativamente confortáveis para uma viagem de curta distância. Se você tiver as pernas longas, um assento na saída de emergência é uma boa pedida. Sempre rola uma camaradagem para negociar os assentos. No meu último voo, o meu assento era no corredor e a mulher que tinha o assento na janela pediu para trocar porque ela era claustrofóbica. Troquei sem problemas, aliás, até prefiro uma janelinha.

O preço dos lanches e bebidas é relativamente o mesmo do aeroporto, então o melhor mesmo é comprar algo antes de chegar ao aeroporto. Eles aceitam o pagamento em dinheiro em diferentes moedas européias. Tem também a venda de produtos de beleza, perfumes e acessórios mas eu não tive a curiosidade de olhar o catálogo.

 

Para ter preferência no embarque, você deve pagar uma taxa adicional para ter acesso ao speed boarding. Uma dica para quem não quer ter que despachar a mala de mão (eles sempre pedem voluntários que queiram despachar a mala de mão, pois não há espaço suficiente para acomodar todas as malas) é não demorar muito para fazer a fila. Se você ficar por último e eles acharem que não haverá espaço para a sua mala, você será obrigado a despachá-la. Quando é assim, você não paga nenhuma taxa extra e você deverá recuperar a sua mala na esteira de bagagens.

 

Leave a reply

Você também pode se interessar...

%d blogueiros gostam disto: