Como tirar o visto americano de turista (Parte 1)

O visto americano de turista (B2) é o visto mais comum de entrada nos EUA. É essencial informar-se corretamente para obter o visto com sucesso e evitar perda de tempo e dinheiro.

visto americano de turista

Visto americano

Para começar, saiba que obter o visto americano não é tão difícil mas também não é um direito seu, pois é um benefício concedido pelo governo dos Estados Unidos. O visto é uma permissão de entrar no país, mas a permissão definitiva é dada na imigração do aeroporto em que você chega.

Preço

O processo custa caro, principalmente se você não mora em uma das capitais com postos consulares como Brasília, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Pois além da taxa do visto de $160, também terá que arcar com despesas de transporte e acomodação no dia da entrevista.

Requisitos

Tenha em mente que o consulado recebe centenas de pedidos de vistos todos os dias. O visto pode ser negado pelo motivo que eles acharem certos e não tem como recorrer. As vezes pode não parecer justo, mas a única forma de evitar um visto negado é estar preparado. Há vários quesitos importantes a considerar antes de começar o processo, entre eles:

Passaporte: Possuir passaporte válido.

Estar trabalhando no Brasil: Se você for maior de 18 anos e não for estudante, é importante comprovar um emprego fixo. Isso demonstra que você possui uma vida estável e não está querendo ir trabalhar ilegalmente nos Estados Unidos.

Fundos suficientes: Ter dinheiro suficiente na sua conta (ou de quem você indicará como patrocinador) para arcar com as despesas da viagem (passagem aérea, hospedagem, etc).

Roteiro da viagem: Pesquise sobre as cidades que você pretende visitar e as atrações turísticas, além de reservar os hotéis.

Não dar informações falsas: Bom, eu aposto que os cônsuls são PHD em identificar/extrair mentiras. Nem tente.

Esses são requisitos básicos pois cada pessoa possui circunstâncias diferentes, o importante é ter bom senso. Entenda que o consulado defende os interesses do seu país e nesse sentido ele defende a lei de imigração. Para receber o benefício do visto você deve estar dentro dos conformes.

O próximo passo é completar o formulário de pedido de visto, o DS 160, em inglês. Confira nosso tutorial de Como tirar o visto de turista (Parte 2): DS 160 🙂

Leave a reply

Você também pode se interessar...

%d blogueiros gostam disto: