Dicas para alugar um apartamento em Paris

alugar_paris

Paris é conhecida pelos preços exorbitantes do aluguel de seus minúsculos apartamentos. Se você é estudante, ou tem um orçamento bem limitado, conseguir um lugar para morar pode ser a maior dor de cabeça. E por ser estrangeiro, tudo que já era complicado, se torna ainda mais difícil. Confira nossas dicas para aumentar as chances de sucesso na sua procura por um apartamento para alugar.

 

Use a sua rede de amigos

No mundo atual, nada mais eficaz do que ter uma boa rede de amigos. Como diz o ditado "O importante não é saber, mas conhecer quem saiba". Use e abuse das redes sociais, nas quais você pode encontrar grupos de pessoas na mesma situação que você, que conhecem alguém ou que estão procurando alguém para dividir um apartamento. Tome cuidado com possíveis fraudes, não envie dinheiro nenhum antes de assinar contrato.

Pesquise bastante e fique atento!

Uma boa dica é prestar bastante atenção se o imóvel que você está alugando é TCC(toutes charger comprises), o que significa que o preço final já inclui todas as taxas. Em alguns casos, as charges podem custar até 1/3 do valor total do imóvel. E é bom perguntar também, o que está incluso nas charges. Dependendo do tipo de moradia que você está procurando, diversos sites estão disponíveis para facilitar as suas buscas.

- Se você procura um studio ou um apartamento sem passar por uma agência:

As agências costumam ser bem exigentes e os honoraries(taxas cobradas pelo imobiliária) + caução costumam ser elevados. O site PAP disponibiliza imóveis que podem ser alugados diretamente com o proprietário. Você contacta o dono, agenda uma visita, e leva o seu dossiê diretamente no dia da visita. As visitas geralmente são realizadas com outras pessoas que também estão interessadas no imóvel. O dono do imóvel analisará os dossiês e decidirá para quem ele irá alugar. Geralmente, a concorrência é bem grande. Sites: Chambre a louer, Craiglist

- Se você procura um quarto:

Aqui existem duas opções - Os chamados chambres de bonne, que são quartos em torno de 10m² situados no último andar dos edifícios parisienses. Esses quartos costumam ter uma ducha, uma pequena cozinha e a cama acomodados na mesma peça. O vaso sanitário é dividido com os outros moradores dos outros quartos. É bem pequeno e o fato do banheiro ser fora do quarto é um pouco chato, mas o preço compensa(em torno de 350-500 euros dependendo da região).

A segunda opção é a colocation - Pessoas que alugam um quarto dentro de um apartamento. Você tem o seu quarto privativo e divide as outras áreas comuns com os outros moradores. É interessante porque você tem mais espaço, suas roupas não vão ficar cheirando a comida como no chambre de bonne, mas morar com outras pessoas nem sempre dá certo. Aqui o preço é mais caro dependendo do imóvel, variando entre 600 e 800 euros . Um site interessante é o Appartager

- Se você não tem certeza e quer dar uma olhada em todas as opções disponíveis antes de decidir:

Se você quer ter uma ideia geral dos preços e diferentes tipos de moradias, confira o site Se Loger(a maior parte é por imobiliária) ou Le bon coin, onde você pode encontrar os mais varidos tipos de anúncios. Você pode comprar móveis e muitas outras coisas pelo le bon coin por um precinho bem camarada(mas tome cuidado com as fraudes!). Se você tem um orçamento um pouco mais flexível, o Paris Attitude oferece studios e apartamentos mobiliados. Outros anúncios de particulares(fora da imobiliária) podem ser encontrados na página do Faceboon do Plan Coloc(para dividir apartamento) ou Plan Appart para apartamentos.

- E quais são os documentos exigidos para compor o dossiê?

Na maior parte dos casos, os documentos que compõem o dossiê são:

- Cópia e original dos 3 últimos bulletin de paie
- Cópia e original do último avis d'imposition
- Cópia e original da carte d'identité, passaporte ou titre de séjour
- Cópia e original do contrat de travail
- Um rélevé d'identité bancaire(RIB)
- As últimas quittance de loyer do imóvel ocupado anteriormente, se for o caso
- Se você precisar de um garant - Cópias e original dos 3 últimos bulletin de paie e carte d'identité, passeport ou titre de séjour.

O Guia do Estrangeiro lhe deseja boa sorte na procura!

Leave a reply

%d blogueiros gostam disto: