Cursos de ESL nos Estados Unidos

 

cursos de ESL

 

Os cursos de ESL (English as a second language) são os mais procurados pelos estrangeiros. Diretamente voltados para o aprendizado do inglês por não nativos, esses cursos buscam aprofundar os seus conhecimentos em inglês em diversos aspectos da língua. Os cursos de ESL são divididos em níveis e podem englobar: escrita, gramática, pronúncia e diálogo (o que geralmente é predominante nos níveis mais básicos), ou ser focado em uma área específica.

 

Onde encontrar cursos de ESL

As aulas são geralmente encontradas nos Community Colleges e Universities. A disponibilidade de cursos depende do número de alunos e da programação específica de cada escola. Algumas oferecem cursos no outono, inverno e primavera e outros apenas no outono e primavera.

A carga horária também varia de acordo com o curso. Existem alguns cursos ministrados em ritmo intensivo, para quem deseja avançar rapidamente. Mas é preciso ter tempo para assistir as aulas e fazer as lições de casa. Boa parte do aproveitamento vem da dedicação de cada aluno.

Leia também: 7 dicas para aprender um novo idioma rápido

 

Como são as aulas

Vou falar especificamente do curso de ESL que eu fiz em Massachussets, no Greenfield Community College. Como eu já tinha um nível bom de inglês, optei por uma classe de nível avançado com foco na gramática e na escrita. Como o College era pequeno, não existiam níveis diferentes (só fui descobrir isso depois, o "advanced" era para tentar atrair alunos com um bom nível, mas não impedia que alunos com um nível mais básico pudessem se inscrever).

Felizmente a professora era muito boa, e pouco-a-pouco foi conhecendo o nível de cada um. Éramos em torno de 15 pessoas na sala, a maior parte eram originários da Moldávia. As aulas eram ministradas 2 vezes por semana, com uma carga horária de 8 h semanais. Pode parecer pouco, mas a maior parte do trabalho era realizado em casa, através de lições de casa e muuuuuuuuuita produção de texto.

Confira: Expressões em inglês usadas no cotidiano

 

Conteúdo das aulas

O interessante dos cursos de ESL é o fato do conteúdo das aulas ser voltado para situações práticas e constantes do dia a dia. O intuito é realmente fazer com que o aluno consiga se integrar rapidamente à cultura, adquirindo um vocabulário e expressões que serão úteis nas situações do cotidiano.

No meu curso, o grau de dificuldade foi aumentando progressivamente de acordo com o aluno. Na parte escrita, comecei com a produção de textos curtos para crianças, no estilo conto de fadas e super-heróis, à produções de 6 à 10 páginas.

Outra coisa interessante que aprendi no meu curso de ESL foi como escrever o meu CV em inglês. Algo que parece tão simples, mas que na verdade pode ser bem diferente dependendo do país. Foi ótimo saber exatamente quais informações são relevantes em um currículo em inglês e poder estruturar corretamente o meu CV.

Leave a reply

%d blogueiros gostam disto: