Costumes franceses no ambiente de trabalho

Os costumes franceses no ambiente de trabalho são tão diferentes entre os próprios franceses que fica difícil estabelecer um padrão. Não tem como diz que os franceses se comportam de tal e tal forma.

Depois de alguns anos de experiência trocados com outras pessoas, juntei alguns costumes franceses no ambiente de trabalho que são bem interessantes para nós brasileiros.

costumes franceses

foto: jobboom

 A bise de todos os dias

Uma das coisas que você se acostuma rapidamente ao morar na França, são os dois beijinhos no rosto (la bise). Eu trabalho em uma empresa grande, com mais de 30 pessoas no mesmo open space, o que impossibilita fazer a bise em todo mundo. Além do fato de que cada pessoa chega em um horário diferente. Pensa só ter que levantar e dar dois beijinhos cada vez que alguém chega.

Particularmente, acho exagerado fazer a bise todos os dias. Mas em empresas menores, é algo simples como dar bom dia. É questão de educação.

Leia também: As palavras mais feias da língua francesa

Dar bom dia nos corredores

Acho que bonjour é a palavra que eu mais uso no meu dia-a-dia. Serve para praticamente tudo e funciona na maior parte das ocasiões, como um coringa. Se você não sabe o que dizer, não sabe usar outra palavra, use bonjour e todos ficarão satisfeitos.

Na França é costume dar bom dia ao cruzar com alguém pelos corredores da empresa. Isso mesmo que você não conheça a pessoa. Isso também serve para os vizinhos, ou quando você encontra alguém no elevador. Eu acho super agradável e não custa nada ser educado.

Pontualidade nas reuniões

Estar de olho no calendário e no relógio é bastante importante para ter uma boa imagem na empresa. Os franceses não gostam de gente atrasada. Mesmo que eles passem os primeiros 5 a 10 minutos da reunião conversando sobre assuntos que não tem nenhuma ligação com a reunião.

Isso dependendo da sua agenda pode ser um pouco inconveniente e geralmente faz com que as reuniões demorem mais tempo do que o necessário. Esse é um dos costumes franceses que é legal, mas que pode incomodar se for muito exagerado.

Confira: Perguntas que você fez ao chegar na França

Integração à cultura francesa

Uma das coisas que eu achei muito interessante foi o valor que os franceses dão às pessoas que se esforçam para falar francês. Você pode encontrar um ou outro mais chato que vai responder em inglês o e-mail que você escreveu em francês com tanta dedicação, mas a maioria vai responder de volta em francês.

E se você falar francês, eles vão falar com você em francês e em tom normal, como se o francês fosse a sua língua nativa.

Aliás, algumas vezes eles até esquecem que você não é francês e começam a falar sobre costumes típicos da França, coisas da infância, etc. Só depois de um tempo eles se lembram que você não é na verdade francês. Acontece sempre e eu acho muito engraçado.

Leave a reply

%d blogueiros gostam disto: