Conheça a basilique du Sacré-Cœur de Paris

Foto: Guia do Estrangeiro

Foto: Guia do Estrangeiro

A basilique du Sacré-Cœur (basílica do Sagrado Coração), está situada no topo do bairro Montmartre, o ponto mais alto da cidade de Paris, no 18° arrondissement. A ideia da basílica surgiu em 1970 após a guerra Franco-Prussianano, como promessa feita por Alexandre Legentil e Hubert Rohault de Fleury caso a França sobrevivesse às investidas do exército alemão.

Leia também: Musée d’Orsay de Paris

Foi projetada pelo arquiteto Paul Abadie depois de vencer um concurso concorrendo com mais de 77 arquitetos. Mas ele morreu em 1884 e não chegou a ver a basílica finalizada.

Muitos elementos da basílica são baseados em temas nacionais: o pórtico, com três arcos, é adornado por duas estátuas de Santa Joana D'Arc e do Rei São Luís IX e o sino de dezenove toneladas, refere-se à anexação de Saboia em 1860.

Foi construída em pedra de travertino do Château-Landon, que fica na região Seine-et-Marne. Essa pedra dispersa cálcio e garante que a basílica continue branca mesmo com chuvas e poluição. No ápice da catedral há um mosaico que se chama Cristo em majestade, e é um dos maiores do mundo. A Sacré-Cœur possui um jardim para meditação e uma fonte.

Confira também: 10 coisas para NÃO fazer em Paris

A basílica é aberta ao público e recebe mais de 10 milhões de visitantes por ano, sendo um dos monumentos mais visitados na França. A basílica tem o formato de cruz grega adornada por quatro cúpulas, incluindo a cúpula central de 80 metros de altura, e reserva uma vista espetacular de Paris.

Foto: Guia do estrangeiro

Foto: Guia do estrangeiro

É possível visitar a igreja sem pagar nada, mas é proibido o uso de câmera fotográfica e aparelho celular. Você pode se arriscar e subir as escadarias, que não são poucas, ou subir de elevador, pagando o valor de um ticket normal.

Endereço: 35 Rue du Chevalier de la Barre, 75018, Paris.
Metrô: Linha 2, estação Anvers.

Leave a reply

%d blogueiros gostam disto: