Como ser Live in Caregiver no Canadá

O programa Caregiver no Canadá é uma das formas de conhecer o país trabalhando e morando com uma família anfitriã. Seja para melhorar o seu inglês ou francês, ser Caregiver no Canadá é uma experiência incrível que certamente vai trazer aquele algo a mais que você gostaria de ter no currículo e também como experiência de vida.

Preparado para esta aventura?

Caregiver no Canadá

Para ser Caregiver no Canadá, você vai precisar de:

  • Uma resposta positiva para o Labor Market Impact Assessment (LMIA) - documento enviado pela família ao governo explicando porque precisa de uma mão de obra estrangeira e provando que o perfil não pode ser encontrado no Canadá;
  • Contrato escrito com a futura família assinado por ambas as partes. O contrato deve incluir todos os requerimentos exigidos para o programa de live in Caregiver (ver abaixo);
  • Ter completado o ensino médio;
  • Ao menos 6 meses de treinamento (trabalho com crianças em sala de aula, por exemplo) ou 1 ano de trabalho com crianças, tendo trabalhado pelo menos 6 meses com o mesmo empregador. A experiência de trabalho deve ter no máximo 3 anos da data que você estiver enviando o dossiê;
  • Bom nível de inglês ou francês;
  • Uma permissão de trabalho (que você vai requerer quando encontrar a família).

Leia também: Como ser au pair na Bélgica

Deve conter no contrato:

  • Passagens do país de residência para o Canadá
  • Seguro saúde
  • Seguro contra acidentes de trabalho
  • Descrição das tarefas diárias
  • Horas de trabalho
  • Acomodações (room and board)
  • Salário
  • Feriados e dias de folga
  • Data de término e resignação do contrato

Pedindo a sua permissão de trabalho

Você pode pedir a sua permissão de trabalho online através do site do departamento de imigração canadense. Caso o seu dossiê não seja aprovado para o pedido online, você terá fazer o pedido pelo correio. Os seguintes documentos serão pedidos (todos os documentos que não estiverem em francês ou inglês devem ser traduzidos por um tradutor juramentado):

  • Cópia dos seus diplomas (incluindo a experiência com crianças)
  • Informação sobre o seu estado civil e quantos filhos você tem (cópia da certidão de nascimento ou casamento, certidão dos filhos se tiver)
  • Comprovante de pagamento da taxa ($155)
  • Cópia do passaporte
  • 2 fotos
  • Cópia do Labor Market Impact Assessment (LMIA)

Confira: As perguntas mais comuns em entrevistas para au pair/babysitter

Os seguintes formulários devem ser preenchidos e enviados juntamente com os documentos:

Este programa é uma opção para quem já foi au pair e gostaria de conhecer um novo país fazendo aquilo que você já tem experiência e viver um pouco da vida canadense. Um dos sites recomendados para começar a procurar famílias é o The Nanny Pages. Para maiores informações sobre o programa, consulte o site da imigração canadense.

38 comments

  1. Mariana 22 dezembro, 2016 at 17:25 Responder

    Olá Suelen,
    Sou formada em pedagogia e tenho um filho pequeno. Tenho pensado em imigrar com meu bebe para o Canadá, ficar um periodo e se der certo ir me fixando . Sei que Au Pair não pode ter filhos. Isso também é um requisito par acaregiver ? Agradeço desde já.

      • Elaine Cristina dos Santos 21 maio, 2017 at 00:23 Responder

        TENHO 43 ANOS, DIVORCIADA E MEU FILHO CAÇULA JÁ TEM 21 ANOS E É CASADO. GOSTARIA DE MORAR ESTUDAR INGLÊS E CUIDAR DE IDOSOS PARA O RESTO DA MINHA VIDA, SOU PROFESSORA A 18 ANOS, PACIÊNCIA É O QUE NÃO ME FALTA, COMPREENSÃO TAMBÉM NÃO. PRECISO E QUERO IR, COMO FAÇO?

        • Suellen Kyl 21 maio, 2017 at 21:32 Responder

          Olá Elaine,
          É preciso preencher os pré-requisitos em nível de escolaridade e ter um bom nível de inglês/francês. Você pode seguir o passo a passo indicado no post, se tiver alguma dúvida é só nos enviar.
          Um abraço

  2. Juliane Passos 1 janeiro, 2017 at 22:00 Responder

    Olá Suellen, tudo bem?
    Quais os cursus aceitos para ser caregiver ? Estou termjnando minha faculdade de psicologia (5 anos e estudo) o qual inclui vários estágios com crianças. Poderia ser considerado?
    Aguardo

    • Suellen Kyl 2 janeiro, 2017 at 16:31 Responder

      Olá Juliane,
      É preciso que o curso esteja ligado com o tipo de trabalho que você irá exercer. Os cursos devem ser na área de educação infantil, cuidados geriátricos/pediátricos ou primeiro socorros. O estágio só contaria se fosse em tempo integral e se você conseguisse provar que trabalhou para o mesmo empregador por no mínimo 6 meses.
      Um abraço.

    • Suellen Kyl 8 janeiro, 2017 at 20:24 Responder

      Olá Carol,
      O mínimo é ter concluído o ensino médio. Mas se você concluiu a faculdade, você deve enviar a cópia do diploma. É só um diferencial que aumentam as suas chances de conseguir uma família rapidamente.
      Um abraço.

    • Suellen Kyl 15 janeiro, 2017 at 21:48 Responder

      Ola Elton,
      É necessário ter no mínimo o ensino médio. O curso pode ser um adicional no seu currículo mas o importante é poder comprovar a experiência de no mínimo 6 meses com crianças ou idosos.
      Um abraço

    • Suellen Kyl 15 janeiro, 2017 at 21:49 Responder

      Olá Elton,
      O mínimo exigido é que você comprove 6 meses de experiência com o mesmo empregador. Se você se encaixa nos outros requisitos do programa, sim você pode aplicar.
      Um abraço

  3. Rayanne 13 janeiro, 2017 at 03:11 Responder

    Oii Suellen, adorei o post. Teria como me responder uma dúvida por favor? O curso de magistério, que no Brasil é considerado técnico e permite dar aula para crianças até o quarto ano do ensino fundamental também se classifica como treinamento? Estou para concluí-lo , só fiz estágio então sei que para a experiência de um ano com trabalho não me classifico ainda, mas gostaria de saber se o tempo de estudo, que já tem um ano e dois meses seria elegível como treinamento. Estou muito interessada em ir, e já tenho ótimo inglês, se for possível com minha formação já darei início a busca pela família pois sei que o processo é demorado. Desde já agradeço e um super abraço.

    • Suellen Kyl 15 janeiro, 2017 at 21:55 Responder

      Olá Rayanne,
      O curso em si não é considerado treinamento, mas sim o tempo de experiência em sala de aula trabalhando diretamente com crianças. O que valeria nesse caso seria mesmo o estágio por no mínimo 6 meses e em tempo integral. Espero ter ajudado.
      Um abraço

  4. Eliza 24 janeiro, 2017 at 00:24 Responder

    Tenho 50 anos e experiência como acompanhante de pessoas mais velhas. Gosteria de saber se posso me candidatar a ceregiver acompanhante de pessoas mais velhas?

  5. Mariana Silva 27 janeiro, 2017 at 04:54 Responder

    Olá, Suellen! Tudo bem?

    Eu estou conversando com uma família que mora em Vancouver, mas não tenho noção de custo de vida aí do Canadá, eles querem pagar $700cdn/month você acha que o valor é ok? Consigo viver aí e pagar um curso de Inglês tranquilo? Moradia, comida eles irão me fornecer.

    Obrigada, um abraço!

    Mariana.

    • Suellen Kyl 2 fevereiro, 2017 at 22:53 Responder

      Olá Mariana,
      Tudo ótimo e você?
      O custo de vida vai depender da província que você vai morar. Acho que esse salário deve ser por semana sem descontar os impostos?
      Um abraço

  6. Tatiane 4 fevereiro, 2017 at 20:39 Responder

    Oi Suellen . Para fazer o au paur no canada nao exite uma agrncia que possa me ajudar? Eu devo encontrar uma familia e depois aplicar parabo visto, é isso?
    Obrigada!

    • Suellen Kyl 8 fevereiro, 2017 at 23:11 Responder

      Olá Tatiane,
      O processo todo pode ser feito por você mesma já que a papelada é feita pela própria família. O mais difícil é achar uma família e para isso você não precisa de uma agência.
      Um abraço

  7. Zária 15 março, 2017 at 15:51 Responder

    Olá, Suellen! Tudo bem?
    Muito obrigada pela matéria abordada, achei o texto bem interessante e informativo. Contudo ainda tenho uma dúvida em relação à experiência com crianças e, se você souber me informar, gostaria de saber se a minha experiêcia seria considerada como válida.
    Sou formada em letras e dou aula de inglês em uma instituição de ensino público para crianças e pessoas com necessidades especiais, será que se eu aplicasse para o programa essa experiência de um ano com o mesmo empregador seria aceita ou será que é necessário que eu tenha especificamente formação em pedagogia para que eu possa comprovar experiência em sala de aula?
    Obrigada, desde já.

    • Suellen Kyl 16 março, 2017 at 10:15 Responder

      Olá Zária, tudo ótimo e você?
      A experiência em sala de aula é válida e como você disse estar há pelo menos 1 ano com o mesmo empregador, está tudo nos conformes 🙂
      Pessoalmente, eu diria que se a faixa etária que você trabalha não é a mesma da que você pretende trabalhar como Caregiver, seria bom ver uma forma de adquirir um pouco de experiência com outras faixas etárias. Mas isso vai depender de você.
      Boa sorte!

  8. Larissa 21 março, 2017 at 04:37 Responder

    Por favor me responde, eu preciso de uma luz!
    Eu só tenho ensino médio, mas eu trabalho como professora de inglês no CCAA ja fazem 3 anos e eu dou aulas apenas para crianças. Eu posso usar esses anos dando aulas de inglês a crianças (40h por semana) como experiencia?

  9. Julia 7 abril, 2017 at 06:38 Responder

    Olá, boa noite.
    Tenho o sonho desde os 8 anos de morar no Canadá, planos frustrados até hoje.
    No momento, trabalho com crianças, seis dias por semana, 6 horas por dia, como recreadora em um espaço infantil situado num shopping, onde meu trabalho é basicamente brincar, como o nome já diz. Auxilio também idas ao banheiro/fraldário, hora do lanche, etc. Esse emprego foi para criar uma experiência pessoal com crianças, visando caregiver . Você sabe me informar se seria aceito no Canadá como requisito/experiência formal se eu tiver seis meses de experiência no mesmo estabelecimento?
    Muito obrigada desde já.

    • Drieli Luz 14 abril, 2017 at 11:39 Responder

      Oi Julia,
      Sim, seis meses de experiência é o mínimo então você pode ser aceita sim. Depois disso, o mais importante é conseguir a família que te dê o emprego e te envie o contrato de trabalho para que você possa pedir seu visto. Outra coisa a observar é se você possui todos os outros requerimentos: ensino médio completo e conhecimento básico de francês ou inglês. Espero ter ajudado. Abraços e boa sorte! 🙂

  10. Tayane M. Acosta 17 abril, 2017 at 16:02 Responder

    Oláaa…bom dia!!
    Preciso de uma super ajuda!!
    Essa experiência de 6 meses com crianças pode ser comprovada de quais maneiras?
    Por exemplo…seria aceita uma declaração que trabalhei como cuidadora para uma família?
    Já fui babá por alguns períodos, mas nunca nada registrado :/
    Agradeço desde já pela ajuda!

  11. Camila 25 abril, 2017 at 21:59 Responder

    Oi , Boa tarde .
    sou enfermeira , vc acha que teria facilidade em conseguir algo no canada como cuidadora de idosos? queria saber se vc sabe alguns sites onde posso encontrar família.
    caregiver tem opção de não morar na casa de famíia? visto demora a sair?
    obrigada

  12. Fernanda Fernandes 5 maio, 2017 at 03:37 Responder

    Olá Suellen?
    Vc sabe me dizer se esse processo se aplica ao meu caso e se eu poderia usar a minha experiência de au pair enre 2008 e 2010 nos EUA.
    No momento sou professora de Inglês no Brasil, mas tenho certificados da Cultural care de alguns cursos com crianças que fiz em New York.
    Vc sabe de alguma agência que traalhe com o Live in Caregiver para achar famílias assim como há no au pair? Na minha época eu fiz tudo com a Cultural Care.

    Aguardo retorno,

  13. Catarina 16 maio, 2017 at 17:53 Responder

    Em relaçao a experiencia de no mínimo 6 meses com crianças. É aceito trabalho voluntário realizado durante 6 horas por dia 5 vezes na semana? e comprovar através de uma carta da instituição?

    • Suellen Kyl 21 maio, 2017 at 21:28 Responder

      Olá Catarina,
      É preciso que você seja assalariada para comprovar a experiência. O trabalho voluntário pode contar como um “plus”no seu dossiê, mas não serve para comprovar a experiência exigida.
      Um abraço

    • Drieli Luz 14 junho, 2017 at 09:56 Responder

      Oi Tatiane, na minha opinião é mais fácil ser Au pair nos EUA. Por que a maior parte do processo burocrático é feito pela agência. Eu, por exemplo, fui Au Pair nos EUA (com agência) e depois fui Au pair na França (sem agência) pq já conhecia como funciona o programa. Boa sorte!

  14. Tati 28 junho, 2017 at 02:28 Responder

    Olá, Tudo bem?

    É Preciso comprar com carteira registrada que trabalhei com crianças para ser Cargiver no Canadá?

    Estágio Sem registro é válido?

    Obrigada

  15. Tati 28 junho, 2017 at 02:57 Responder

    Ola Boa Noite

    Eu estava lendo um site sobre cargiver,e queria saber se essas informações é verídica.
    Texto logo abaixo

    Obrigada

    Dica Au Pair Canadá # 3: Remuneração

    Au pairs no Canadá são remunerados, no mínimo, pelo valor correspondente a 1/4 do salário mínimo da província em que você estiver hospedado. Desse valor serão descontados os custos de hospedagem e alimentação. O salário mínimo no Canadá é calculado em horas de trabalho, assim, depende de quantas horas semanais você trabalha para calcular quanto você vai ganhar. Separamos para você um exemplo de remuneração semanal na

Leave a reply

%d blogueiros gostam disto: