Como se preparar para o inverno no hemisfério norte

É preciso se preparar para o inverno no hemisfério norte. Ao sairmos do nosso agradável clima tropical, uma das questões mais preocupantes é o inverno. Se você mora no centro-sul do Brasil, vai começar a se questionar como é possível sobreviver a meses a fio sob temperaturas tão baixas, já que suportar as poucas semanas de inverno no Brasil já é um verdadeiro martírio.

O frio é chatinho mas não é tão difícil de lidar como no Brasil, onde as casas não são preparadas para aguentar as baixas temperaturas. Com um pouco de paciência e seguindo as nossas dicas, você vai tirar de letra tudo isso. Lembrando que as dicas abaixo são úteis para homens e mulheres.

inverno no hemisfério norte

Temperatura no interior das casas, centros comerciais, lojas, etc

O mais complicado no Brasil é o fato de as casas não estarem preparadas para suportar as baixas temperaturas. O que acaba fazendo com que o interior das casas seja tão frio quanto a temperatura externa, uma verdadeira geladeira. No hemisfério norte, as casas são muito bem preparadas para o inverno. Todos os cômodos contam com aquecedores ou com um sistema de aquecimento interno que libera ar quente na casa toda (mais comum nos Estados Unidos).

A temperatura nas casas e nas lojas gira em torno dos 20ºC, que é uma temperatura bem tolerável. Quem sai de carro está sempre com o aquecedor ligado e é comum nos Estados Unidos, por exemplo, ligar o carro antes de sair de casa pra ajudar a derreter o gelo no pára-brisa e também para estar quentinho quando for sair.

Quem pega transporte público também não precisa se preocupar, pois a grande maioria dele também é aquecida.

Leia também: A maquiagem ideal para usar no inverno

 

Cuidando da saúde no inverno

Apesar do conforto que os aquecedores trazem, junto com eles vem um pequeno problema: o ar fica insuportavelmente seco. Nariz e garganta secos e sangramento nasal são sintomas bem comuns, mas que podem ser aliviados com umidificadores, colocando vasilhas de água nos cômodos ou comprando um pequeno aparelho que se acopla ao aquecedor. Uma dica que não custa quase nada é colocar a roupa pra secar no cômodo que você estiver.

Durante o inverno no hemisfério norte, os dias de sol são muito escassos, então é bom ficar de olho no nível de vitamina D, especialmente se você não se alimenta muito bem. Nessa época é bom tomar uns suplementos de vitamina D, que desempenha um papel importante para o metabolismo. As crises de depressão e o índice de suicídios costumam aumentar nessa época do ano.

Pele e cabelos exigem também um cuidado especial: por conta do aquecedor e dos banhos quentes, a pele se torna extremamente ressecada, principalmente as mãos. Lembre-se de manter um vidrinho de hidratante perto da pia do banheiro e use sempre que lavar as mãos. Quando estiver muito frio, saia sempre com luvas e hidrate sempre as mãos. A vaselina é um ótimo hidratante caso a pele já esteja rachando e quase sangrando.

Para os cabelos, é um pouco mais complicado de lidar. O bom é lavar os cabelos com água não tão quente e menos vezes por semana. Nos países em que a água é bastante calcária, use um shampoo que tenha limão na fórmula ou dê um banho com vinagre para retirar o excesso de calcário, que faz pesar os fios e dá uma aparência suja.

Confira: Dicas de como se vestir em Paris no inverno

 

Como se vestir para o inverno no hemisfério norte

A chave para estar bem aquecida no inverno são três acessórios: um bom casaco, uma boa bota e um bom cachecol. Um dos maiores erros é ficar se enchendo de blusas de frio uma por cima da outra e virando um robocop. Pode até ser quentinho, mas toda vez que você entrar em algum lugar, vai ter que ficar tirando tudo pra não morrer de calor. Por isso, um bom casaco é indispensável.

Junto com o frio costuma vir aquele ventinho gelado e o cachecol é o complemento ideal para o seu casaco. Ele vai cobrir os espaços que o casaco deixou, deixando você bem quentinho e protegido.

O terceiro aliado é a bota. Escolha uma bota bem quentinha e impermeável, que seja capaz de lhe manter segura na neve e na chuva.

1 comment

Leave a reply

%d blogueiros gostam disto: