Como se preparar para a sua entrevista do mestrado/estágio

Uma parte complicada do processo de estudar no exterior é a famosa entrevista. Depois de ter uma entrevista de mestrado bem sucedida, mais uma entrevista aparece para lhe desafiar: a entrevista do estágio. E o que ambas tem em comum?

Mais do que bons resultados acadêmicos, os recrutadores estão procurando qualidades que vão distingui-lo dos seus adversários e mostrar que você é o candidato ideal para a vaga.

entrevista

 

Passe uma boa impressão

"A primeira impressão é a que fica". Apesar de clichê, é exatamente assim que funciona. Procure tentar ensaiar exatamente o que você quer mostrar ao avaliador. Não tenha preguiça de escrever. Escrevendo é mais fácil nos darmos conta do quão apropriado são os argumentos que estamos utilizando. Ao escrever, tenha certeza que o seus argumentos são:

  • Bem estruturados e seguem um ordem lógica
  • Tem embasamento
  • Estão livres de erros gramaticais e que as sentenças são construídas corretamente
  • Positivos, claros e maduros, que deixem transparecer a sua personalidade.

Leia também: A vida de um estudante de mestrado na França

Impressione o entrevistador

Ao aplicar para uma universidade estrangeira, uma das primeiras coisas que vão impressionar o entrevistador é a sua capacidade de se exprimir e argumentar usando uma língua estrangeira. Nessa hora, não importa o quão alto tenha sido a sua nota no teste de língua estrangeira, você deve mostrar que consegue segurar a onda e que sabe se impor.

  • Ouça cuidadosamente cada pergunta - pense no porquê desta pergunta estar sendo feita e o que o entrevistador espera como resposta antes de começar a responder;
  • Demonstre confiança - Se não entender a pergunta, não tenha medo de pedir para que o entrevistador repita ou mesmo explique o que ele está querendo dizer. Nada é mais inconveniente do que responder totalmente fora do contexto e o entrevistador ficar na dúvida se você não entendeu ou respondeu algo nada a ver porque você não sabia o que dizer.
  • Expresse corretamente - Esqueça as gírias e qualquer tipo de linguagem informal que você tem o costume de utilizar com os amigos. Seja carismático e positivo. Não esqueça de sorrir, um sorriso é sempre bem vindo 🙂

2 comments

Leave a reply

%d blogueiros gostam disto: