Como se candidatar para um mestrado na Alemanha

A Alemanha é um dos destinos bastante procurado pelos jovens para estudar. Antes de se candidatar para um mestrado na Alemanha, conheça todos os requerimentos e como funciona o sistema de educação alemão.

mestrado na Alemanha

Os tipos de mestrado na Alemanha

Os mestrados na Alemanha são divididos em dois tipos: específico e abrangente. O primeiro tipo é mais focado nos estudos acadêmicos, para o aperfeiçoamento do que foi aprendido no bacharelado e o segundo visa mais uma preparação para a vida profissional. Os mestrados em geral tem duração de 2 anos, mas a duração pode variar de acordo com o curso.

Confira: A vida de um estudante de mestrado na França

Preciso saber falar alemão?

A maior parte dos cursos é ministrada em alemão, então ter um bom nível de alemão é fundamental. Você precisará provar a sua proficiência na língua através de um dos tests: Deutsche Sprachprüfung für den Hochschulzugang ou DSH (teste de língua alemã para entrada em universidade) e o TestDaF (conhecido como Test Deutsch als Fremdsprache), que significa "teste de alemão para estrangeiros".

É importante ver qual teste é pedido na universidade que você deseja se candidatar. O ensino em inglês vem crescendo bastante nos últimos anos, então uma base na língua inglesa pode ser bem interessante.

Quais são os requerimentos

Os requerimentos variam de acordo com o curso e a universidade, mas em geral, para se candidatar para um mestrado na Alemanha, é preciso apresentar o hochschulzugangsberechtigung (HZB), uma espécie de certificado que você concluiu o ensino superior. Um diploma de conclusão de curso superior geralmente é aceito, mas pode depender do curso. Alguns pedem que o estudantes tenham realizado um certo número de créditos em uma área de estudos específica.

Leia também: O que fazer para se candidatar a um mestrado na França

Outros documentos que são pedidos no processo de candidatura são:

  • Cópia do passaporte
  • Cópia do teste de proficiência em alemão
  • Cópia do histórico acadêmico e diplomas
  • Foto
  • Pagamento da taxa de inscrição se for o caso

O dossiê de candidatura deve ser enviado à universidade diretamente ou através do site uni assist. Este site busca centralizar os dossiês enviados para as universidades. O problema é que nem todas as universidades estão conectadas ao sistema e mesmo aquelas que estão conectadas podem requerer o envio de um dossiê a parte. É bom ficar atento.

Quando devo mandar meu dossiê?

Na maioria das universidades alemãs, as inscrições podem ser feitas 2 vezes ao ano. Para começar a estudar no inverno, as inscrições devem ser enviadas no máximo até meados de julho. Para começar a estudar no verão, você deve mandar o seu dossiê até meados de janeiro. É bom ficar atento às datas da universidade que você quer se inscrever, pois as datas podem variar.

Leave a reply

%d blogueiros gostam disto: