O que fazer para se candidatar a um mestrado na França

master ou mestrado na França

A França é um dos países mais procurados pelos estudantes para continuar os estudos iniciados no país de origem. As universidades francesas oferecem uma infinidades de cursos e com valor bem acessíveis. Por exemplo, o custo de uma pós-graduação (Master 1) em Paris custa em torno de 400 euros ao ano em uma das 13 universidades públicas. Se você já está no país tudo fica mais fácil.

Estudar na França

O Sistema de Ensino Superior francês é diferente do Brasileiro. Na França, a graduação (L1+L2+L3), tem duração de 3 anos e depois tem o Master 1 e o Master 2. Se você concluiu uma graduação no Brasil (4 anos), na França seu diploma é considerado como o Bac (vestibular) + 4. Isso quer dizer que você fez uma graduação e um master 1 de acordo com o sistema de ensino superior francês. Se você não concluiu seu curso no Brasil e fez 3 anos de um total de 4, você pode se candidatar para o master 1.

Conheça o passo a passo de como se candidatar no master para quem já está na França!

Cursos de mestrado na França

Em Paris possui 13 universidades públicas e as inscrições para envio das candidaturas variam de universidade para universidade. Você precisa entrar no site de cada uma delas e pesquisar se tem o curso que você quer fazer. Preste bastante atenção as datas e principalmente ao dia que começa e termina o envio e recebimento do dossiê de candidatura. Algumas universidades começam em fevereiro, março e vai até maio ou junho, outras começam um pouco mais tarde, em abril ou maio! Por isso é importante estar atento as datas. A mesma coisa serve para as universidades de outras cidades da França, como em Lyon, Nantes, Toulouse e todas as outras.

Montando o dossiê

Depois de escolher o curso, entre no site da universidade e crie seu espaço do candidato. Preencha todas as informações e se candidate aos cursos escolhidos. Depois, faça o download do dossiê que a universidade disponibiliza. No dossiê consta todos os documentos necessários para a sua candidatura. Organize todos os documento e envie o dossiê para as universidades. Algumas pode-se fazer online (é só escanear os documentos em PDF e anexar no seu espaço).

Documentos necessários para o mestrado na França

Cada universidade tem sua organização, e o dossiê varia um pouco, é necessário verificar todas as informações no site da universidade. A maioria pede:

  • Carta de motivação
  • CV
  • Teste de francês para os estrangeiros que pode ser o TCF, DALF, DELF
  • Traduções juramentadas do seu diploma e do seu histórico. Ou caso você tenha feito 3 anos de curso no Brasil você traduz o histórico escolar.
  • Algumas universidades também pedem o histórico do ensino médio

Quantos cursos se candidatar?

Você pode se candidatar a vários cursos ao mesmo tempo. Algumas universidades são no máximo 3, em outras pode ser 4, isso varia. Você também pode se inscrever em várias universidades diferentes.

Resultado

As universidades sempre informam o dia que começarão a enviar a resposta das candidaturas. Você receberá um e-mail e em seguida uma carta informando se foi aceito ou não. Algumas podem convocar o candidato para uma entrevista antes de dar a resposta final. Isso acontece mais para quem se candidata ao master 2.

Se o resultado for positivo

Se você receber o resultado positivo, é só esperar o dia que começa as inscrições do seu curso e ir na universidade finalizar a inscrição. O ano letivo na França começa em setembro. Se você estiver no Brasil é necessário entrar em contato com o Campus France e fazer todo o processo com eles.

Não se desespere, pode parecer um pouco complicado, mas não é um bicho de sete cabeças. Boa sorte!! 🙂

Leave a reply

%d blogueiros gostam disto: