Como funciona o jeitinho francês

Você já ouviu falar no jeitinho francês? Os brasileiros estão acostumados a recorrer ao jeitinho brasileiro para resolver aquela situação complicada ou para fugir um pouco da burocracia. E será que em outros países o jeitinho também funciona? Na França, o jeitinho francês também existe e é bem conhecido, a diferença é que nem sempre funciona.

jeitinho francês

O jeitinho francês

O serviço público francês é um pouco bagunçado, com muita burocracia, muitos papéis, tudo é feito pelo correio ou pessoalmente e sempre exigindo cópias e mais cópias de documentos que você já deve ter apresentado diversas vezes. Cada préfecture funciona de um jeito e tem a liberdade de exigir diferentes documentos para um mesmo tipo de requerimento.

Leia também : Vantagens e desvantagens de morar sozinho em Paris

E o que acaba acontecendo? Dependendo da pessoa que for lhe atender, a informação passada pode ser diferente. E se você precisar de algo e a pessoa estiver com boa vontade, ela pode fazer na hora... Ou você vai ter que voltar outras vezes para fazer o mesmo pedido e alguém mais gentil resolver fazer o que você precisa.

Confira : De que os brasileiros sentem falta quando moram no exterior

E o jeitinho francês, como funciona? Se você tiver sorte de ser atendido por alguém disposto a fazer o necessário, tudo certo. Se não, você precisa usar o jeitinho francês de argumentar gentilmente para tentar fazer a pessoa do outro lado do guichê mudar de opinião. E nessa hora é preciso juntar os seus melhores argumentos, fazer uma leitura rápida corporal para saber se você deve ter um tom mais sério ou mais calmo e usar os argumentos certos. E insistir, insistir bastante até ser ouvido.

Nessas horas, vale tudo, só não pode perder a paciência. Insultar não entra no mode d'emploi do jeitinho francês.

Leave a reply

%d blogueiros gostam disto: